Hyundai lança novo Elantra no Brasil a partir de R$ 84.990
Após ficar um pouco esquecido no mercado, o Elantra ganhou novo visual e foi anunciado oficialmente para o Brasil. As mudanças deixaram o visual do sedã mais sóbrio e são uma tentativa em aumentar as vendas do modelo, que teve somente 730 emplacamentos entre janeiro e setembro, segundo a Fenabrave. Disponível em três versões, a novidade chega a partir de R$ 84.990.
Em termos visuais, o Elantra ganhou nova dianteira, com grade maior, faróis em novo formato e para-choque redesenhado, além do novo capô. Na traseira, o modelo mantém a lanterna horizontal que invade o porta-malas, mas com desenho mais retilíneo. Já os vincos profundos, que marcavam presença em toda a carroceria, ou foram eliminados, ou ficaram mais suaves.
O interior também mudou e, seguindo o visual exterior, também ficou mais sóbrio. Os elementos ficaram mais retos, em comparação com o desenho anterior.
Sob o capô, o sedã mantém o propulsor 2.0 flex de aspiração natural. Porém, nesta nova versão, o motor perdeu potência. Antes ele rendia 178/169 cv com etanol e gasolina, respectivamente. Agora os números são de 167/157 cv (etanol/gasolina). A explicação, segundo a Hyundai, é para emitir menos gases poluentes.
Preços e versões
O New Elantra, como é chamado pela marca sul-coreana, chega em três configurações. A primeira, que não tem nenhuma nomenclatura, parte de R$ 84.990. De série, ela vem com ar-condicionado, retrovisores externos elétricos e com aquecimento, airbag duplo, piloto automático, volante multifuncional e sistema ISOFIX para cadeirinhas no banco traseiro.
Já a intermediária, batizada de Special Edition, parte de R$ 103.990. Além dos itens da primeira versão, ela acrescenta abertura do porta-malas por aproximação, chave presencial e com partida do motor por botão, câmera de ré, sensores de estacionamento e de chuva, bancos em couro e com ajustes elétricos, central multimídia com GPS e seis airbags.
A versão mais cara da linha também não tem um nome específico. Partindo de R$ 114.990, ela acrescenta faróis altos inteligentes e de xenônio, assistente para pontos cegos, quadro de instrumentos com tela de 4,2 polegadas, airbag de joelho (além dos seis da versão intermediária), controle de estabilidade, teto solar elétrico e espelhos com abatimento elétrico.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.