Hyundai já teve comercial envolvendo morte proibido de passar na TV

Conforme a tecnologia avançou na sociedade, as propagandas de veículos acompanharam a evolução e apresentaram as mais variadas estratégias em comerciais de TV.  

Desta forma, na busca pelo destaque entre a concorrência, alguns caminhos incomuns foram utilizados por fabricantes, inclusive envolvendo morte, como essa campanha da Hyundai.

Propagandas de veículos geralmente abordam experiências felizes e subverter esse sentido pode ser arriscado para as empresas (Foto: pvproductions/Freepik)

Comercial da Hyundai envolvendo morte chocou o mundo 

Obviamente toda publicidade de veículo (assim como qualquer outro produto) procura causar impacto no público. 

VEJA TAMBÉM

Porém, na busca por chamar a atenção e consequentemente atrair o cliente, as empresas podem pecar, como aconteceu nesse caso há 11 anos. 

A montadora envolvida na ocasião foi a Hyundai Motors, fabricante chinesa de veículos com alcance global. 

Em 2012, a Hyundai teve a ousada ideia de envolver diretamente a morte ao destacar um sistema de segurança do modelo Veloster. 

O resultado não foi nada agradável, já que a montadora não imaginou que envolver o momento mais desafiador da existência humana seria um tema extremamente sensível e capaz de chocar o mundo. 

Hyundai Veloster 2013 foi o carro em destaque na propaganda que ficou famosa pela repercussão negativa que teve (Foto: Divulgação)

Bastidores e repercussão imediata 

Como dito acima, o comercial produzido há mais de dez anos para o Hyundai Veloster tinha como principal objetivo destacar uma função de segurança do veículo. 

Por este motivo, a montadora decidiu colocar literalmente a morte como um personagem da propaganda. 

O vídeo buscava dar visibilidade ao modo de abertura de portas traseiras, diferente do que convencionalmente era praticado na época.

Assim, a propaganda trazia de forma aterrorizante a possível consequência fatal de sair pela porta traseira ao lado de uma via, inclusive destacando essa tecnologia como presente em um modelo de uma montadora rival.

Desta forma, o comercial ressaltava as três portas do Hyundai Veloster (apenas uma porta traseira do lado direito), função que permitia a saída do passageiro traseiro apenas pelo lado distinto da via, frustrando os ”planos da morte”, disposta a ceifar a vida do viajante.

Modelo Veloster de três portas retratado na polêmica propaganda de 2012 (Foto: Divulgação)

Apesar da importante conscientização por trás da propaganda, a forma explícita como a passageira do vídeo poderia perder a vida, chocou o público.

A repercussão extremamente negativa por parte também da imprensa fez com que o comercial fosse banido.

Veja abaixo o comercial banido na Holanda. Atenção, o vídeo a seguir contém imagens fortes. 

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
Fechar
Sair da versão mobile