Hyundai já teve comercial envolvendo morte proibido de passar na TV

Na busca pelo destaque, alguns caminhos incomuns foram utilizados em comerciais de veículos, como essa campanha da Hyundai.

Conforme a tecnologia avançou na sociedade, as propagandas de veículos acompanharam a evolução e apresentaram as mais variadas estratégias em comerciais de TV.  

Desta forma, na busca pelo destaque entre a concorrência, alguns caminhos incomuns foram utilizados por fabricantes, inclusive envolvendo morte, como essa campanha da Hyundai.

Hyundai já teve comercial envolvendo morte proibido de passar na TV

Propagandas de veículos geralmente abordam experiências felizes e subverter esse sentido pode ser arriscado para as empresas (Foto: pvproductions/Freepik)

Comercial da Hyundai envolvendo morte chocou o mundo 

Obviamente toda publicidade de veículo (assim como qualquer outro produto) procura causar impacto no público. 

Porém, na busca por chamar a atenção e consequentemente atrair o cliente, as empresas podem pecar, como aconteceu nesse caso há 11 anos. 

A montadora envolvida na ocasião foi a Hyundai Motors, fabricante chinesa de veículos com alcance global. 

Em 2012, a Hyundai teve a ousada ideia de envolver diretamente a morte ao destacar um sistema de segurança do modelo Veloster. 

O resultado não foi nada agradável, já que a montadora não imaginou que envolver o momento mais desafiador da existência humana seria um tema extremamente sensível e capaz de chocar o mundo. 

Hyundai já teve comercial envolvendo morte proibido de passar na TV

Hyundai Veloster 2013 foi o carro em destaque na propaganda que ficou famosa pela repercussão negativa que teve (Foto: Divulgação)

Bastidores e repercussão imediata 

Como dito acima, o comercial produzido há mais de dez anos para o Hyundai Veloster tinha como principal objetivo destacar uma função de segurança do veículo. 

Por este motivo, a montadora decidiu colocar literalmente a morte como um personagem da propaganda. 

O vídeo buscava dar visibilidade ao modo de abertura de portas traseiras, diferente do que convencionalmente era praticado na época.

Assim, a propaganda trazia de forma aterrorizante a possível consequência fatal de sair pela porta traseira ao lado de uma via, inclusive destacando essa tecnologia como presente em um modelo de uma montadora rival.

Desta forma, o comercial ressaltava as três portas do Hyundai Veloster (apenas uma porta traseira do lado direito), função que permitia a saída do passageiro traseiro apenas pelo lado distinto da via, frustrando os ”planos da morte”, disposta a ceifar a vida do viajante.

Hyundai já teve comercial envolvendo morte proibido de passar na TV

Modelo Veloster de três portas retratado na polêmica propaganda de 2012 (Foto: Divulgação)

Apesar da importante conscientização por trás da propaganda, a forma explícita como a passageira do vídeo poderia perder a vida, chocou o público.

A repercussão extremamente negativa por parte também da imprensa fez com que o comercial fosse banido.

Veja abaixo o comercial banido na Holanda. Atenção, o vídeo a seguir contém imagens fortes. 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA