Hyundai HB20 passa por teste de segurança e resultado surpreende

O Hyundai HB20, um dos modelos mais populares do Brasil entre os hatches, passou por teste global de segurança. Veja o resultado!   

O Hyundai HB20 é um dos modelos mais populares do Brasil atualmente. Destaque principalmente entre os hatches, o modelo compacto passou por teste global de segurança. Veja o resultado!   

Teste de colisão apontou mudança na capacidade de segurança do modelo (Foto: Divulgação)

HB20 passa por novo teste de segurança

Periodicamente, o Latin NCAP, um dos programas de avaliações de segurança de veículos em todo o mundo, analisa como se saem os veículos com maior apelo. 

Desta vez, quem passou por nova bateria de testes foi o Hyundai HB20

Durante a nova edição de avaliações do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o hatch da Hyundai foi colocado à prova após a atualização do equipamento básico de segurança para seis airbags de série em toda a região.  

Na avaliação anterior, o Hyundai HB20 tinha sido classificado com estrutura instável, proteção fraca para o peito do motorista no teste de impacto frontal e desempenho ruim na proteção de pedestres. 

A versão anterior do Hyundai HB20 com apenas dois airbags de série foi avaliada pelo Latin NCAP em 2020 com uma classificação de zero estrela.

A fabricante atualizou o modelo adicionando seis airbags de série, adicionando tecnologias ADAS, entre outras atualizações.

Resultado da nova avaliação

Agora, durante a nova bateria de testes, o novo Hyundai HB20 produzido no Brasil, obteve três estrelas. 

Teste de colisão apontou mudança na capacidade de segurança do modelo (Foto: Divulgação)

O modelo,  que oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento de série, obteve as seguintes notas: 

  • 68,30% em Ocupante Adulto
  • 74,85% em Ocupante Infantil
  • 34,32% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada
  • 65,12% em Assistência à Segurança

Nesse sentido, o novo HB20 foi avaliado em testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, além de ESC/Moose.

O teste foi realizado com a versão mais básica do modelo, já que outras versões incluem equipamentos como, por exemplo: 

Sistemas opcionais de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Detecção de Ponto Cego (BSD) e Sistemas de Assistência de Faixa (LSS).

Teste com HB20: seis airbags

Antes de tudo, o impacto frontal mostrou uma proteção fraca para o peito do motorista e uma proteção adequada para o peito do passageiro dianteiro. 

Os joelhos apresentaram proteção marginal. A estrutura e a área dos pés foram consideradas instáveis.

O impacto lateral, por sua vez, mostrou boa proteção para a cabeça, o abdômen e a pélvis, enquanto a proteção para o peito foi marginal. 

Já o impacto lateral do poste apresentou boa proteção para a cabeça e a pélvis, proteção marginal para o tórax e proteção adequada para o abdômen. 

Por fim, a chicotada cervical (whiplash) mostrou proteção marginal para o pescoço do adulto.

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

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