Hyundai HB20 Evolution 2022: preços, consumo e equipamentos da versão
O Hyundai HB20 Evolution 2022 pode ser encontrada tanto com o motor 1.0 aspirado, quanto com o novo motor 1.0 turbo.
Primeiro veículo fabricado pela Hyundai em Piracicaba-SP, o Hyundai HB20 Evolution 2022 é um dos hatches mais queridos do Brasil desde seu lançamento, em 2012. Os números de vendas mostram muito bem isso. Na linha 2022, o carro está sendo vendido em três opções de configuração. Sua versão intermediária é a Evolution e ela pode ser encontrada tanto com o motor 1.0 aspirado, quanto com o motor 1.0 turbo.
Hyundai HB20 Evolution 2022
Dentre os hatches compactos, o veículo sul-coreano é o segundo colocado no ranking de vendas. De acordo com o ranking divulgado no começo deste mês, ele só ficou atrás do Fiat Argo. Dentro da montadora, ele vence o confronto contra o SUV compacto Creta.
O Hyundai HB20 Evolution 2022 é realmente uma evolução da versão Vision. Custando a partir de R$ 66.290, o veículo já oferece alguns itens diferentes da versão mais barata. O que significa que se juntarmos o baixo consumo de combustível, podemos dizer que ele possui um bom custo-benefício. Isso também vale para o modelo com motor turbo (R$ 81.890).
Lançada em 2019, a nova geração trouxe muitas mudanças para o HB20. Uma das principais foi no visual. A grade ganhou os traços da atual identidade global da marca. Desde a versão aspirada, o carro tem faróis de máscara negra. No modelo 1.0 turbo, você encontrará na dianteira faróis de neblina. Outra mudança bastante considerável na troca de geração foram as lanternas traseiras.
Enquanto isso, por dentro, a principal novidade da versão intermediária é o ar-condicionado digital. Outro ponto bastante modificado na mudança foi o painel. Destaque para a central multimídia com tela touchscreem de sete polegadas blueMedia. Ela possui os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Em geral, o espaço interno leva cinco passageiros com uma certa folga. Já seu porta-malas tem capacidade para 300 litros.
Motorização
O Hyundai HB20 Evolution 2022 pode ser encontrado em dois conjuntos diferentes. Um deles é o Kappa 1.0 12v Flex, que pode pode gerar 80 cv a 6.000 rpm. De acordo com a marca, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h 14,5 segundos e sua velocidade máxima é de 161 km/h (etanol). Sua transmissão é a manual de cinco marchas.
Já o outro é uma das novidades desta geração: o motor 1.0 Turbo GDI Flex. Sua potência máxima é de 120 cv a 6.000 giros, além do torque de 17,5 kgfm a 1.500 rpm. Ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 190 km/h. O câmbio é o automático de seis marchas.
Consumo
Ambos os motores podem proporcionar bons números de consumo. Segundo dados do Inmetro, o carro pode fazer:
- 1.0 Kappa: 12,8 km/l (gasolina) e 9,1 km/l (etanol) na cidade; 14,6 km/l (gasolina) e 10,1 km/l (etanol)
- 1.0 TGDI: 11,8 km/l (gasolina) e 8,2 km/l (etanol) na cidade; 14,2 km/l (gasolina) e 10,2 km/l (etanol) na estrada
Equipamentos de série
Já vimos que o Hyundai HB20 Evolution 2022 é bastante econômico e possui preços competitivos. Porém, ele ainda oferece um bom pacote de equipamentos de série.
Ao contrário da versão Vision, ele oferece mais itens que ajudam o motorista na hora de estacionar. O carro oferece, por exemplo, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré. Do mesmo modo, o carro ainda oferece vidros elétricos one-touch, chaves tipo canivete, volante com ajuste de altura, ar-condicionado digital e painel de instrumentos digital.
O caro ainda oferece direção elétrica progressiva, airbag duplo, freios ABS com EBD, controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa, vidros e travas elétricas, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, USB, bancos em tecido Kinit preto e entre outros.
Agora, o HB20 turbo oferece algumas exclusividades. Por exemplo: faróis de neblina; alerta de colisão e rodas de liga-leve diamantadas de 15 polegadas.
Por fim, linha 2022 do veículo passou a oferecer o serviço Bluelink (R$ 1.400 adicionais) como opcional em todas as versões.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.