Hyundai HB20 é mais valorizado para revenda; saiba mais

Na manhã desta quinta-feira (28/10), foi realizada a oitava edição do Selo Maior Valor de Revenda Autos. Este certificado, entregue pela Agência Autoinforme, mostra quanto os principais modelos vendidos por aqui valorizaram e desvalorizaram depois de um ano de uso. E um dos automóveis de passeio mais vendidos do mercado foi o grande vencedor deste ano. Estamos falando do Hyundai HB20, que valorizou mais de 17% em um ano.

Este estudo, que mostra a valorização e/ou a depreciação dos veículos, é realizado desde o ano de 2001. De acordo com a agência, a fase final contou com a participação de 126 modelos, de 20 marcas . Uma boa notícia que 101 deles tiveram seu valor de revenda valorizado. Sendo que 43 deles apresentaram índices acima de 10%. Ou seja, aquela coisa de carro 0km desvalorizar está ficando para trás.

Aproveite e veja ranking completo!

Hyundai HB20S (Foto: Divulgação/Hyundai)

Hyundai HB20 teve uma valorização de 17,2% em um ano; saiba mais

No ano passado, a carro com menor desvalorização foi o Chevrolet Onix Plus. Neste ano, o veículo que levou este prêmio foi o Hyundai HB20. Porém, ao contrário dos outros vencedores, os números foram positivos. O carro da montadora sul-coreana valorizou 17,2% entre os meses de setembro de 2020 e agosto de 2021. Além de ser o grande vencedor, o carro também conquistou o prêmio na categoria “Hatch Compacto”.

Ao receber o prêmio, o vice-presidente comercial da Hyunda, Angel Martinez, disse que ele é uma grande honra para a marca. “Este prêmio, para nós, serve para mostrar o que estamos fazendo está dando certo e é um importante balizador”, comentou Martinez. 

Nesta última categoria, ele desbancou o Chevrolet Onix (+10,9%)  e o Renault Sandero (+9,9%).Hoje, o HB20 é o mais vendido entre os automóveis de passeio de acordo com a Fenabrave, ele teve 67.146 unidades emplacadas desde o começo do ano. E a fabricante com certeza ficou feliz com a premiação. Outro veículo da marca que teve uma boa valorização foi o HB20S. Aparecendo na 1ª posição dentre os sedãs compactos, sua valorização foi de 15,7% no período.

Hyundai HB20
Hyundai HB20S (Foto: Divulgação/Hyundai)

Outro modelo bastante importante para o mercado também levou o certificado. A Fiat Strada é a líder geral do mercado de carros 0km e conquistou o Selo Maior Valor de Revenda Autos na categoria “Picape Compacta”. Ela teve 14,3% de valorização. A montadora italiana, aliás, foi uma das três marcas que levou mais troféus para casa.

Além da Strada, a Toro (+12,3%) e o Grand Siena (+12%). Outra marca que merece o destaque foi a Honda. Os veículos premiados foram: Fit (+13,3%), Civic (+12,9%) e Accord (+4,6%). Vale lembrar que estes são os pre

Elétricos e híbridos em destaque

Nissan Leaf (Foto: Divulgação/Nissan)

Os carros elétricos e híbridos ganharam destaque mais uma vez no Selo Maior Valor de Revenda Autos, entregue pela Autoinforme. Hoje, conhecemos quais destes veículos são os que mais valorizaram. Dentre os veículos elétricos, o grande vencedor foi o Nissan Leaf (valorização de 11,8%). Ele ficou na frente do Chevrolet Bolt e o JAC iEV20.

Enquanto isso, ente os veículos híbridos, o Volvo XC40 terminou na primeira posição (valorização de 13,2%). Nesta categoria, apenas carros com mais de 40 unidades vendidas foram avaliadas.

Pesquisa de percepção do consumidor

Hyundai HB20
Foto: Pixabay.com

No mesmo evento, foi apresentada uma pesquisa feita pela DATAinforme. Ela tem como objetivo mostrar a percepção de donos de automóveis com relação ao valor de revenda de carros e marcas.  De acordo com esta pesquisa, 62% de todos os entrevistados levaram em consideração o quanto seu veículo iria desvalorizar no momento da revenda.

Sendo que 53% dos que não levaram em consideração podiam até trocar de marca caso tivesse mais informação. Também foi perguntado quais são as marcas que eles achavam que menos desvalorizam. A mais citada entre todas as 2000 pessoas questionadas foi a Toyota (37%). Na segunda posição vem a Honda (35%) e a VW na terceira (35%).

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

O contrário também foi perguntado. Ao serem questionadas quais são as montadora que os entrevistados achavam que mais desvalorizavam, a Peugeot foi a mais lembrada (30%). Na sequência, mais duas marcas do grupo Stellantis: Fiat (24%) e Citroën (19%).

As coisas irão mudar? 

Hyundai HB20
Foto: Dieny/Portinanni/Unsplash.com

O mercado automotivo enfrentou diversos problemas durante o ano. A pandemia e a crise de semicondutores fizeram com que a venda de veículos 0km caísse. E isso fez com que a procura e os preços dos carros seminovos e usados crescerem de forma demasiada.  Mas quando será que os preços dos carros usados irão voltar ao normal?

De acordo com o consultor automotivo Valdner Papa, isso irá acabar quando três vetores importantes forem resolvidos:

  • A falta de carros novos no mercado (a normalização que pode levar pelo menos seis meses)
  • O aumento excessivos dos preços dos carros novos
  • A volta da operação normal de mercado

“Eu acredito que é muito relevante que todos acompanhem com muita atenção essa evolução que ocorrerá durante os próximos seis meses”, comenta Papa

Hyundai HB20 foi o líder – Veja abaixo todos os vencedores do Selo Maior Valor de Revenda Autos 2021 (por categoria)

  • Entrada = Renault Kwid (+14,5%)
  • Elétrico = Nissan Leaf (+11,8%)
  • Hatch Premium = BMW Série 1 (+12%)
  • Híbrido = Volvo XC40 (+13,2%)
  • Monovolume/Minivan = Honda Fit (+13,3%)
  • Picape pequena = Fiat Strada (+14,3%)
  • Picape compacta = Fiat Toro (+12,3%)
  • Picape média = Ford Ranger (+9%)
  • Sedã de entrada= Fiat Grand Siena (+12%)
  • Sedã compacto = Hyundai HB20S (15,7%)
  • Sedã médio = Honda Civic (+12,9%)
  • Sedã grande = Honda Accord (+4,6%)
  • SUV de entrada = VW Nivus (+10,5%)
  • SUV compacto = Chevrolet Tracker (+15,9%)
  • SUV médio = VW Tiguan (+11,5%)
  • SUV grande = Toyota SW4 (+16,1%)
  • Hatch compacto/Vencedor do Selo = Hyundai HB20 (17,2%)

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar