Hyundai HB20 é mais valorizado para revenda; saiba mais

Hyundai HB20
Hyundai HB20 teve uma valorização de 17,2% em um ano (Foto: Divulgação/Hyundai)

Na manhã desta quinta-feira (28/10), foi realizada a oitava edição do Selo Maior Valor de Revenda Autos. Este certificado, entregue pela Agência Autoinforme, mostra quanto os principais modelos vendidos por aqui valorizaram e desvalorizaram depois de um ano de uso. E um dos automóveis de passeio mais vendidos do mercado foi o grande vencedor deste ano. Estamos falando do Hyundai HB20, que valorizou mais de 17% em um ano.

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Este estudo, que mostra a valorização e/ou a depreciação dos veículos, é realizado desde o ano de 2001. De acordo com a agência, a fase final contou com a participação de 126 modelos, de 20 marcas . Uma boa notícia que 101 deles tiveram seu valor de revenda valorizado. Sendo que 43 deles apresentaram índices acima de 10%. Ou seja, aquela coisa de carro 0km desvalorizar está ficando para trás.

Aproveite e veja ranking completo!

Hyundai HB20S (Foto: Divulgação/Hyundai)

Hyundai HB20 teve uma valorização de 17,2% em um ano; saiba mais

No ano passado, a carro com menor desvalorização foi o Chevrolet Onix Plus. Neste ano, o veículo que levou este prêmio foi o Hyundai HB20. Porém, ao contrário dos outros vencedores, os números foram positivos. O carro da montadora sul-coreana valorizou 17,2% entre os meses de setembro de 2020 e agosto de 2021. Além de ser o grande vencedor, o carro também conquistou o prêmio na categoria “Hatch Compacto”.

Ao receber o prêmio, o vice-presidente comercial da Hyunda, Angel Martinez, disse que ele é uma grande honra para a marca. “Este prêmio, para nós, serve para mostrar o que estamos fazendo está dando certo e é um importante balizador”, comentou Martinez. 

Nesta última categoria, ele desbancou o Chevrolet Onix (+10,9%)  e o Renault Sandero (+9,9%).Hoje, o HB20 é o mais vendido entre os automóveis de passeio de acordo com a Fenabrave, ele teve 67.146 unidades emplacadas desde o começo do ano. E a fabricante com certeza ficou feliz com a premiação. Outro veículo da marca que teve uma boa valorização foi o HB20S. Aparecendo na 1ª posição dentre os sedãs compactos, sua valorização foi de 15,7% no período.

Hyundai HB20
Hyundai HB20S (Foto: Divulgação/Hyundai)

Outro modelo bastante importante para o mercado também levou o certificado. A Fiat Strada é a líder geral do mercado de carros 0km e conquistou o Selo Maior Valor de Revenda Autos na categoria “Picape Compacta”. Ela teve 14,3% de valorização. A montadora italiana, aliás, foi uma das três marcas que levou mais troféus para casa.

Além da Strada, a Toro (+12,3%) e o Grand Siena (+12%). Outra marca que merece o destaque foi a Honda. Os veículos premiados foram: Fit (+13,3%), Civic (+12,9%) e Accord (+4,6%). Vale lembrar que estes são os pre

Elétricos e híbridos em destaque

Nissan Leaf (Foto: Divulgação/Nissan)

Os carros elétricos e híbridos ganharam destaque mais uma vez no Selo Maior Valor de Revenda Autos, entregue pela Autoinforme. Hoje, conhecemos quais destes veículos são os que mais valorizaram. Dentre os veículos elétricos, o grande vencedor foi o Nissan Leaf (valorização de 11,8%). Ele ficou na frente do Chevrolet Bolt e o JAC iEV20.

Enquanto isso, ente os veículos híbridos, o Volvo XC40 terminou na primeira posição (valorização de 13,2%). Nesta categoria, apenas carros com mais de 40 unidades vendidas foram avaliadas.

Pesquisa de percepção do consumidor

Hyundai HB20
Foto: Pixabay.com

No mesmo evento, foi apresentada uma pesquisa feita pela DATAinforme. Ela tem como objetivo mostrar a percepção de donos de automóveis com relação ao valor de revenda de carros e marcas.  De acordo com esta pesquisa, 62% de todos os entrevistados levaram em consideração o quanto seu veículo iria desvalorizar no momento da revenda.

Sendo que 53% dos que não levaram em consideração podiam até trocar de marca caso tivesse mais informação. Também foi perguntado quais são as marcas que eles achavam que menos desvalorizam. A mais citada entre todas as 2000 pessoas questionadas foi a Toyota (37%). Na segunda posição vem a Honda (35%) e a VW na terceira (35%).

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

O contrário também foi perguntado. Ao serem questionadas quais são as montadora que os entrevistados achavam que mais desvalorizavam, a Peugeot foi a mais lembrada (30%). Na sequência, mais duas marcas do grupo Stellantis: Fiat (24%) e Citroën (19%).

As coisas irão mudar? 

Hyundai HB20
Foto: Dieny/Portinanni/Unsplash.com

O mercado automotivo enfrentou diversos problemas durante o ano. A pandemia e a crise de semicondutores fizeram com que a venda de veículos 0km caísse. E isso fez com que a procura e os preços dos carros seminovos e usados crescerem de forma demasiada.  Mas quando será que os preços dos carros usados irão voltar ao normal?

De acordo com o consultor automotivo Valdner Papa, isso irá acabar quando três vetores importantes forem resolvidos:

  • A falta de carros novos no mercado (a normalização que pode levar pelo menos seis meses)
  • O aumento excessivos dos preços dos carros novos
  • A volta da operação normal de mercado

“Eu acredito que é muito relevante que todos acompanhem com muita atenção essa evolução que ocorrerá durante os próximos seis meses”, comenta Papa

Hyundai HB20 foi o líder – Veja abaixo todos os vencedores do Selo Maior Valor de Revenda Autos 2021 (por categoria)

  • Entrada = Renault Kwid (+14,5%)
  • Elétrico = Nissan Leaf (+11,8%)
  • Hatch Premium = BMW Série 1 (+12%)
  • Híbrido = Volvo XC40 (+13,2%)
  • Monovolume/Minivan = Honda Fit (+13,3%)
  • Picape pequena = Fiat Strada (+14,3%)
  • Picape compacta = Fiat Toro (+12,3%)
  • Picape média = Ford Ranger (+9%)
  • Sedã de entrada= Fiat Grand Siena (+12%)
  • Sedã compacto = Hyundai HB20S (15,7%)
  • Sedã médio = Honda Civic (+12,9%)
  • Sedã grande = Honda Accord (+4,6%)
  • SUV de entrada = VW Nivus (+10,5%)
  • SUV compacto = Chevrolet Tracker (+15,9%)
  • SUV médio = VW Tiguan (+11,5%)
  • SUV grande = Toyota SW4 (+16,1%)
  • Hatch compacto/Vencedor do Selo = Hyundai HB20 (17,2%)

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar