Hyundai Grand i10 decepciona em testes de segurança e tira nota zero
Foi a pior nota da avaliação recente do Latin NCAP; Toyota New Hilux, por sua vez, obteve nota máxima
Os testes recentes de colisão do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e Caribe (Latin NCAP) foram um verdadeiro pesadelo para a Hyundai. A marca sul-coreana viu o compacto Grand i10 (foto acima) obter o pior resultado possível na avaliação. Já a Toyota, com a New Hilux, conquistou a nota máxima no mesmo teste.
Fabricado na Índia e adquirido no Chile, o i10 não conquistou sequer uma estrela no programa em relação à proteção do ocupante adulto. Na segurança para crianças, no entanto, recebeu duas (entre cinco possíveis). O que chamou a atenção na avaliação foi a discrepância desse modelo com o testado pelo Euro NCAP. A versão europeia contava com ancoragens ISOFIX, airbags frontais e laterais, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e estrutura estável. Mais equipada, lá ela conquistou quatro estrelas.
“É decepcionante que ainda encontremos um dos primeiros fabricantes mundiais oferecendo modelos que parecem iguais em várias regiões, mas têm estrutura e desempenho, a respeito da segurança, totalmente diferentes”, criticou Alejandro Furas, secretário geral da Latin NCAP.
No caso da picape Hilux, ela conseguiu cinco estrelas na proteção para ocupantes adultos, mas bateu na trave e obteve apenas quatro quando foram avaliados os sistemas de segurança para crianças. Com estrutura robusta, o carro conta com três airbags, cintos de segurança que protegem corretamente os ocupantes, freios ABS em quatro canais e lembrete de cinto de segurança. A versão testada foi fabricada na Tailândia, mas o instituto já planeja avaliar, também, o modelo construído na Argentina.
Na opinião de Maria Fernanda Rodríguez, presidente da Latin NCAP, os resultados são ambíguos. “De um lado, é muito gratificante e alentador conhecer os resultados obtidos pela Toyota Hilux. De outro, é preocupante e triste saber que o Hyundai Grand i10, oferecido na América Latina, é diferente do comercializado na Europa”, explica.
Os próximos resultados, com outros carros, serão divulgados nos próximos meses pela organização.
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.