Hyundai Grand i10 decepciona em testes de segurança e tira nota zero

Foi a pior nota da avaliação recente do Latin NCAP; Toyota New Hilux, por sua vez, obteve nota máxima

Os testes recentes de colisão do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e Caribe (Latin NCAP) foram um verdadeiro pesadelo para a Hyundai. A marca sul-coreana viu o compacto Grand i10 (foto acima) obter o pior resultado possível na avaliação. Já a Toyota, com a New Hilux, conquistou a nota máxima no mesmo teste.

Fabricado na Índia e adquirido no Chile, o i10 não conquistou sequer uma estrela no programa em relação à proteção do ocupante adulto. Na segurança para crianças, no entanto, recebeu duas (entre cinco possíveis). O que chamou a atenção na avaliação foi a discrepância desse modelo com o testado pelo Euro NCAP. A versão europeia contava com ancoragens ISOFIX, airbags frontais e laterais, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e estrutura estável. Mais equipada, lá ela conquistou quatro estrelas.

“É decepcionante que ainda encontremos um dos primeiros fabricantes mundiais oferecendo modelos que parecem iguais em várias regiões, mas têm estrutura e desempenho, a respeito da segurança, totalmente diferentes”, criticou Alejandro Furas, secretário geral da Latin NCAP.

Picape da Toyota obteve bons resultados no Latin NCAP | Foto: Divulgação

No caso da picape Hilux, ela conseguiu cinco estrelas na proteção para ocupantes adultos, mas bateu na trave e obteve apenas quatro quando foram avaliados os sistemas de segurança para crianças. Com estrutura robusta, o carro conta com três airbags, cintos de segurança que protegem corretamente os ocupantes, freios ABS em quatro canais e lembrete de cinto de segurança. A versão testada foi fabricada na Tailândia, mas o instituto já planeja avaliar, também, o modelo construído na Argentina.

Na opinião de Maria Fernanda Rodríguez, presidente da Latin NCAP, os resultados são ambíguos. “De um lado, é muito gratificante e alentador conhecer os resultados obtidos pela Toyota Hilux. De outro, é preocupante e triste saber que o Hyundai Grand i10, oferecido na América Latina, é diferente do comercializado na Europa”, explica.

Os próximos resultados, com outros carros, serão divulgados nos próximos meses pela organização.

Escrito por

Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

wpDiscuz
Sair da versão mobile