Hyundai é acusada de mentir dados de vendas de carros elétricos: vendem tudo isso mesmo?

Hyundai é acusada de mentir dados de vendas de carros elétricos. Saiba mais sobre o caso que aconteceu nos Estados Unidos.

Um processo legal recém aberto nos Estados Unidos levanta sérias acusações contra a Hyundai Motor America Corp (HMA). Segundo a Reuters, um grupo de revendedores  entrou com um processo contra a Hyundai por mentir dados de vendas de carros elétricos. 

A marca sul-coreana ainda ameaçou punir os revendedores que se recusaram a participar do esquema. Entenda o caso!

Hyundai acusada de mentir os dados de vendas de carros elétricos – Foto: Reprodução

Hyundai mentiu os dados de vendas de carros elétricos?

O processo foi movido pela Napleton Aurora Imports em Illinois. Na ação, a concessionária afirma que a Hyundai pressionou as demais concessionárias a usarem de forma indevida códigos de estoque destinados a veículos “emprestados” ou alugados para aumentar o número de vendas dos carros elétricos. 

As concessionárias que concordaram com o esquema, foram recompensadas com descontos, incentivos e acesso a um estoque extra de modelos de venda mais rápida. 

Já aquelas que não aceitassem participar sofreram retaliações, como a perda desses e outros incentivos.  

“Em vez de crescimento orgânico alimentado pelos modelos mais populares e demanda natural do consumidor, a HMA criou um esquema multinível para fazer com que seus revendedores relatassem números falsos de vendas”..

“O esquema colocou estoque desejável nas mãos de menos revendedores, privando os clientes de escolha, enquanto ajudava a Hyundai a divulgar números de vendas otimistas para o público e investidores”, diz a ação.

O processo ainda cita declarações em telefonemas de um gerente de vendas distrital da Hyundai, no qual teria dito: “precisamos atingir um número para a imprensa e para os coreanos”.

A queixa sugere que a Hyundai inflou os números de vendas para atender às expectativas de crescimento do mercado e dos investidores, mesmo que isso significasse recorrer a métodos antiéticos. 

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) também vai investigar as práticas da marca, pois acredita que houve violação da Lei Robinson-Patman, que proíbe vendedores de discriminarem os veículos com base no preço.

Enquanto isso, o processo movido pelos revendedores segue em andamento no Tribunal Federal de Chicago, com potenciais consequências para a Hyundai, como multas e indenizações aos revendedores lesados. 

Estes, por sua vez, pediram ao tribunal que concedesse uma indenização com valores não informados para cobrir danos de vendas, receitas e lucros perdidos.

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O que diz a Hyundai?

Em comunicado, a Hyundai afirmou não tolerar qualquer tipo de falsificação de dados de vendas e que abriu uma investigação interna após ser alertada sobre as alegações.

A montadora ainda mencionou que entrou com uma ação para extinguir duas franquias afiliadas à Napleton uma acusação de agressão sexual. A Napleton não quis se pronunciar sobre o caso.

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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