Hyundai Creta da geração anterior: ainda vale o investimento no modelo?
Constantemente a Hyundai anuncia novidades na atual geração do Creta. No entanto, não é só de geração nova que o modelo vive por aqui.
Constantemente a Hyundai anuncia novidades a respeito da atual geração do Creta. No entanto, o modelo também ainda dá as caras de forma bem intensa pelas ruas do país em sua geração anterior.
Creta para todos os gostos
Desta forma, o principal SUV da marca coreana satisfaz mais de um público dentro do mesmo segmento.
Trouxemos a seguir a relação entre antigo e novo para analisar quando o investimento em cada um deles é a melhor opção.
A primeira geração do Hyundai Creta passou a ser feita no Brasil a partir de 2016. Seis anos depois, a montadora atualizou o SUV que logo caiu nas graças do público ao trazer a segunda geração do modelo para o mercado nacional.
A principal diferença de uma versão para outra foi a implementação do motor turbo, além de mais tecnologia embarcada, o que era de se esperar pelo período superior a meia década que separa uma geração da outra.
Mesmo com a chegada da segunda geração do Hyundai Creta, a primeira versão do modelo ainda está bastante presente nas ruas do país. Desta maneira, é inevitável analisar o porquê desse cenário.
A resposta mais simples para a reflexão que se apresenta é a de que as diferenças dos modelos conquistam diferentes públicos, mesmo que dentro de segmento, o de SUVs.
Novo x Antigo: ainda vale o investimento na geração anterior?
A versão mais antiga do Hyundai Creta é comercializada por aqui com motor 1.6 flex de 130 cv de potência e 16,5 kgfm de torque, e virou uma espécie de versão de entrada do SUV.
Por sua vez, a nova geração conta com opções de motorização 1.0 turbo capaz de produzir 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque, e 2.0 de até 167 cv de potência e 20,6 kgfm de torque, além de câmbio automático de seis marchas.
A nova geração do Creta é mais robusta do que a antiga. Mesmo que a diferença seja bem pequena, o SUV cresceu em seis anos.
Enquanto o novo modelo possui 4,30 metros de comprimento, 1,79 m de largura e 1,62 m de altura, a geração mais antiga conta com 4,29 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,63 m de altura. O entre-eixos do modelo também ficou maior: 0,02 m.
Em termos de design, a nova geração possui mais agressividade e acompanha as inovações da época com detalhes voltados para a esportividade e tecnologia, inclusive quanto aos itens de série.
A nova geração do Hyundai Creta possui, por exemplo: sistema multimídia com tela de 10,25” com câmera 360º, sistema de ponto cego e de permanência em faixa, faróis full LED com luzes DRL, teto solar, controlador de velocidade adaptativo efrenagem automática de emergência.
O novo Hyundai Creta custa a partir de R$ 128.290 na opção mais acessível (preto onix).
Por sua vez, o Creta da geração anterior custa a partir de R$ 79.998 na versão mais básica.
A diferença é de R$ 48.292 e com certeza será o fator decisivo para a compra de um ou outro.
Fato é que o fã de SUV tem grandes chances de ser ”conquistado” pela Hyundai, seja pela tradição ou inovação.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.