Hyundai Creta Comfort 1.0 TGDI: atributos da versão de entrada do sul-coreano
O Hyundai Creta Comfort 1.0 é uma das versões trazem o motor 1.0 Turbo (TGDI). E ele já vem com um bom pacote de equipamentos de série. Conheça
Um dos lançamentos mais esperados do ano. Depois de tantas especulações (quanto ao visual e equipamentos), o novo Hyundai Creta brasileiro foi mostrado ao público no último mês. Uma novidade deste modelo é que algumas versões trazem o motor 1.0 Turbo (TGDI). A versão de entrada, chamada Comfort, é uma delas. E este carro já vem bem completo.
Hyundai Creta Comfort 1.0 TGDI (Foto: Divulgação/Hyundai)
Hyundai Creta Comfort 1.0 TGDI: conheça versão de entrada do sul-coreano
Este carro carro está chegando a sua segunda geração. Fabricado em Piracicaba-SP desde o lançamento, o carro mudou completamente seu visual para tentar continuar competitivo. Atualmente, ele é um dos SUVs compactos mais requisitados do mercado brasileiro. E essa nova geração chega com novas tecnologias e itens de segurança interessantes.
Sua gama de versões é composta por quatro opções de acabamento. Hoje iremos ver um pouco mais sobre a Comfort – versão de entrada. Ela está custando a partir de R$ 108.190 e mostra que está alinhado com outros de seus concorrentes. Dentre eles, destaque para o Jeep Renegade Sport (R$ 106.490) e Nissan Kicks 1.6 Sense CVT (R$ 105.990).
Mas este veículo aqui traz alguns atributos que podem fazer a diferença. O Hyundai Creta Comfort 1.0 TGDI possui um desenho bastante robusto. Sem falar que mesmo sendo um SUV compacto, o carro tem um porte bastante imponente. Ele mede 4.300 mm de comprimento, 1.790 mm de largura e 1.620 mm de altura.
O visual do novo Creta chama bastante atenção. Sua grade dianteira traz um formato hexagonal (exclusivo no Brasil). Ao contrário da versão mais cara, o modelo de entrada possui barras horizontais ao invés daquele efeito cascata. O conjunto óptico também é um pouco mais simples. Apesar de já oferecer luzes de condução diurna, o carro não tem faróis de neblina e faróis com luzes de LED.
Nas laterais, é possível ver que ele tem maçanetas e retrovisores na cor da carroceria. Já as molduras das portas possuem acabamento e preto fosco. Na traseira, lanternas um pouco mais simples. Ele está equipado com rodas de liga leve de 16 polegadas (pneus 205/65 R16);
Hyundai Creta Comfort 1.0: Interior
O lado interno do Creta Comfort 1.0 TGDI é um pouco mais modesto que as outras versões. Entretanto, ainda é um dos grandes atributos do modelo. Isso porque ele pode oferecer uma ótima experiência para todos os seus ocupantes. Quem garante isso sãos os 2,61 m de entre-eixos. Já o porta-malas tem capacidade de 422 litros.
Ele oferece bons itens tecnológicos também. O principal destaque está no centro do painel. Na a central multimídia touchscreem de 8 polegadas, você pode emparelhar o seu smartphone por meio do Android Auto e do Apple CarPlay.
Conjunto mecânico
Aqui encontramos mais um dos atributos do carro. Aliás, também é uma das novidades da linha 2022. O novo Hyundai Creta Comfort é uma das versões que estão equipadas com o motor Kappa 1.0 TGDI 12V DOHC D-CVVT Flex (injeção direta). Ele pode gerar uma potência de 120 cv a 6.000 rpm e torque de 17,5 kgfm a 1.500 rpm.
Acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades, o carro consegue um bom desempenho. A marca diz que ele pode atingir a velocidade máxima de 180 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos.
Equipamentos de série
E chegamos ao último atributo do Hyundai Creta Comfort 1.0 TGDI. O pacote de equipamentos de série deste carro é bastante farto. Ele mistura itens de segurança, conforto e tecnologia. O modelo vem equipado de fábrica com:
- Ar-condicionado
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Volante com regulagem de altura
- Direção elétrica-progressiva
- Câmera de ré
- Computador de bordo
- Vidros (com função one-touch) e travas elétricas
- Funções welcome e escort
- Controle de velocidade de cruzeiro
- Sistema Stop&Go
- Chave tipo canivete
- Freios ABS com EBD
- Controle de tração
- Seis airbags
- Controle de estabilidade
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
- Bluetooth, entre outros
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.