Hyundai Bluelink estreia no Brasil e pode até ajudar em acidentes

O Hyundai Bluelink foi anunciado pela marca coreana nesta semana. Trata-se de mais um sistema de conectividade, similar aos utilizados pela Chevrolet e pelos modelos da Jeep e Fiat – sendo que no caso dessas duas fabricantes as soluções também foram anunciadas há poucos dias.

Hyundai Bluelink: o que é

Inicialmente, o sistema será adicionado ao modelos 2022 da família HB20. No hatch, o equipamento estará presente nas versões Sport, Diamond e no HB20x Diamond 1.6 AT e HB20x Diamond Plus 1.6 AT. Já o sedã HB20S terá o Hyundai Bluelink na versão Diamond.

Entretanto, o equipamento será oferecido como opcional em algumas versões. No caso do HB20 e do HB20S, o item estará disponível a partir da Evolution 1.0 MT. O HB20X, por sua vez, oferece o equipamento como opcional na versão Evolution 1.6 AT.

O modo de funcionamento do Bluelink é simples. Ele fica integrado ao retrovisor interno do carro e também está presente na central multimídia. E há também um aplicativo para smartphones que faz a integração do celular do proprietário ao sistema.

Dessa forma, é possível até mesmo controlar algumas funções do carro. Por meio do app, o motorista pode dar a partida remota do motor para climatizar a cabine do veículo, travar e destravar as portas, abrir e fechar as janelas e até acionar o alarme. Outra possibilidade é saber a localização do veículo por meio da função Find My Car, que mostra a localização exata do carro.

Segurança

Além dessas comodidades, o Hyundai Bluelink pode colaborar para a segurança do veículo. O sistema de notificação automática de colisão envia um sinal automático à central de emergências do Bluelink caso note que os airbags foram acionados. Dessa forma, o atendente já sabe que houve uma colisão grave e tem os dados de localização do veículo, para auxiliar no resgate das vítimas.

O proprietário do veículo também pode solicitar o serviço de um guincho. Para isso, basta apertar a tecla SOS no retrovisor para a central de atendimento enviar o socorro. O Bluelink pode realizar o bloqueio do carro em caso de roubo ou furto, além de enviar para as autoridades a localização exata do veículo para o resgate.