Hyundai Alcazar é um Creta de 7 lugares que cairia bem no Brasil

O Hyundai Alcazar foi revelado há alguns dias para o mercado indiano. E apesar do nome, ele é mais familiar ao mercado brasileiro...

O Hyundai Alcazar foi revelado há alguns dias para o mercado indiano. E apesar do nome, ele é mais familiar ao mercado brasileiro do que parece. Isso porque o SUV nada mais é que uma versão de sete lugares do Creta. Por mais que não haja nenhum boato que esta configuração será vendida no Brasil, eu fiz uma pequena análise e concluí que ele poderia, sim, ser uma boa pedida para o País.

Hyundai Alcazar: o Creta de 7 lugares

Até a porta traseira, o Alcazar é praticamente idêntico ao novo Creta. Isso inclui a dianteira com desenho polêmico – e que estará presente na linha 2022 do Creta brasileiro. A partir da coluna C, o carro passa a ser diferente, já que ganha um outro vidro e a coluna D.

O entre-eixos também é maior no Alcazar, tendo 15 cm a mais para o espaço dos bancos extras para os dois ocupantes a mais. No mercado indiano, o SUV de sete lugares terá duas opções de motor: o 2.0 a gasolina de 160 cv de potência e 19,5 kgfm de torque, e o 1.5 diesel de 115 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.

Bom para o Brasil?

É importante ressaltar que não há nenhuma confirmação que o Alcazar ou um Creta de sete lugares será vendido no mercado brasileiro. Entretanto, ao analisar o cenário atual, até que poderia ser uma boa ideia.

Veja: há poucos carros com sete lugares vendidos no Brasil. O mais barato deles é a Chevrolet Spin, cujo lançamento foi em 2012 e o último retoque visual foi em 2018. Uma outra opção “acessível” é o Fiat Doblò, que estreou há quase 20 anos e está mais obsoleto que a Spin.

Além deles, há modelos mais caros, como o Caoa Chery Tiggo 8, Jac T80, Mitsubishi Outlander e Peugeot 5008, todos com preços acima dos R$ 150 mil, e até mesmo acima dos R$ 200 mil.

Dessa forma, se houvesse uma versão do Hyundai Alcazar no Brasil, até que faria sentido. Por ser derivado de um SUV compacto, ele não teria tanto espaço quanto os modelos citados no parágrafo anterior. Em compensação, poderia custar um pouco menos que os utilitários esportivos médios.

Resta saber o que planeja a Hyundai do Brasil. Mas, ao menos na opinião deste jornalista, um Creta de 7 lugares poderia ser uma boa opção para o mercado nacional.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile