Honda traça estratégia para vender apenas carros eletrificados até 2040 na América do Norte

Em uma estratégia ousada para se comprometer com um futuro sustentável, a Honda anunciou um plano abrangente para desenvolver uma cadeia completa de veículos eletrificados até 2040 na América do Norte. 

O primeiro passo será a construção de um ecossistema de produção de EVs de última geração em Ontário, Canadá com o investimento inicial de aproximadamente 15 bilhões de dólares canadenses, algo aproximado a 56,14 bilhões de reais. 

Honda vai vender apenas carros eletrificados até 2040 na América do Norte - Foto: Divulgação
Honda vai vender apenas carros eletrificados até 2040 na América do Norte – Foto: Divulgação

 

Honda vai vender somente carros eletrificados?

Sim, pelo menos na América do Norte a partir de 2040. Trata-se de uma iniciativa histórica para a marca japonesa que quer se tornar uma empresa com emissão zero. Entre os planos estão zerar a emissão de carbobo de todos os seus produtos e atividades até 2050. 

A futura fábrica no Canadá é um dos primeiros estágios para essa meta. O complexo é voltado para a produção de veículos elétricos de forma inovadora e ecologicamente correta. O intuito é desenvolver um modelo de manufatura sustentável, a partir de tecnologias de ponto e práticas ambientais responsáveis. 

De acordo com o comunicado enviado à imprensa pela montadora, a capacidade de produção anual deve girar em torno de 240 mil EVs. 

O início está previsto para 2028 e terá como base o HUB da montadora em Ohio, nos Estados Unidos. Na unidade serão investidos mais de US$ 700 milhões, assim como a construção de uma joint venture de fábrica de baterias EV com a LG Energy Solution, com um investimento esperado de US$ 4,4 bilhões.

Honda Prologue EV - Foto: Divulgação
Honda Prologue EV – Foto: Divulgação

Leia também:

Novo Honda Prologue 2024 elétrico chega aos EUA – Veja detalhes.

“A Honda está progredindo nas iniciativas globais rumo à concretização do nosso objetivo de neutralidade de carbono para 2050. 

Na América do Norte, seguindo a iniciativa de estabelecer a capacidade do nosso sistema de produção de EV nos EUA, iniciaremos agora discussões formais para o estabelecimento de uma abrangente cadeia de valor de EV aqui no Canadá, com o apoio dos governos locais. Iremos fortalecer nosso sistema e capacidade de fornecimento de veículos elétricos visando um futuro aumento na demanda de veículos elétricos na América do Norte”, ressalta Toshihiro Mibe, CEO Global da Honda. 

Preocupação extra com as baterias

O complexo ainda vai contar com uma fábrica de baterias dedicada, capaz de fornecer 36 GWh de energia por ano, garantindo assim o fornecimento estável de baterias de alta performance para os carros elétricos Honda. 

O destaque é a planta de processamento de materiais ativos e precursores de cátodo por meio da joint venture com a POSCO Future M Co. A parceria vai permitir o fornecimento responsável de materiais essenciais para a fabricação das baterias. 

Além dela, uma outra planta separadora em parceria com a Asahi Kansei Corporation vai garantir a produção de componentes críticos para as baterias dos EVs da Honda. 

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar