Honda relança CRF1000L Africa Twin 2016 na Europa

Notícias 29 de julho de 2015 Da Redação, com assessoria 0

Motocicleta chegará ao mercado europeu ainda este ano por € 12.100 (cerca de R$ 45,2 mil)

Foto: Divulgação
CRF1000L Africa Twin 2016 será lançada na Europa até o final do ano

A Honda anunciou a volta de um de seus modelos mais icônicos do passado: a CRF1000L Africa Twin 2016. A moto estará disponível no mercado europeu até o final de 2015, norteada pelos mesmos conceitos off-road e aventureiros de sua versão antecessora, que fez sucesso na década de 1980.

O primeiro indício de seu possível retorno surgiu em 2014, com a exposição de um protótipo no Salão de Milão, na Itália. Em maio deste ano, foram divulgadas novas imagens, ainda que ligeiramente disfarçadas, sem a exploração de detalhes visuais e técnicos. Agora, o produto chega à sua versão final.

Apesar de manter a tradição off-road, a a CRF1000L Africa Twin é uma motocicleta totalmente nova. Do passado, foram resgatados apenas o nome e detalhes visuais que marcaram a primeira versão. Segundo a Honda, este é um projeto inédito, idealizado com tecnologia atual.

Todo o conjunto está mais esguio e possui linhas altas. O bloco ótico com farol duplo e carenagem frontal elevada  se estende em peça única até as laterais do tanque de combustível, com capacidade para 18,8 litros. Outra característica marcante da versão anterior – e novamente aplicada – são as carenagens de bengala. O painel de instrumentos agora é digital e conta com dois visores exclusivos para conferir as principais informações de funcionamento do motor e sistema elétrico, além de dados de medição do computador de bordo para o consumo e a quilometragem.

Foto: Divulgação
Motocicleta conta com assento com altura ajustável 

O assento tem altura ajustável em 20 mm, com 850 mm em seu ponto mais baixo; e altura em relação ao solo (vão livre) de 250 mm. Há espaço para o garupa, alças e apoios para instalar bauletos e malas e como pontos de fixação para bagagens.

Desempenho 

Baseada no conceito “Go Anywhere”, premissa na qual a motocicleta pode superar qualquer desafio e levar o piloto e o garupa para todo lugar, o novo veículo da Honda é equipado com motor de dois cilindros paralelos e 998cm³ de capacidade volumétrica, com comando Unicam, quatro válvulas e virabrequim de 270º. A potência é de 94 cv a 7.500 rpm e o torque de 9,99 kgfm a 6.000 rpm.

A CRF1000L Africa Twin 2016 oferece opcionalmente um sistema automatizado de embreagem dupla (DCT) de seis velocidades e três estilos de pilotagem. A opção manual é a padrão, que permite ao motociclista realizar mudanças de marchas através de teclas localizadas ao lado esquerdo do guidão. O modo “D” assegura equilíbrio entre economia de combustível e conforto de velocidade cruzeiro. A opção “S” possibilita uma condução mais esportiva e conta com três sub-níveis: “S1”, “S2” e “S3”.

Foto: Divulgação
Modelo tem quatro opções de cores e custará € 12.100 (cerca de R$ 45,2 mil)

Outra inovação é o sistema HSTC (Honda Selectable Torque Control), que oferece três tipos de controle de tração e possibilita ainda que o piloto desabilite o sistema de freios ABS nas versões com esta opção.

Na ciclística, a CRF1000L está equipada com chassi de aço com berço semi-duplo e subframe traseiro também do mesmo material, com boas respostas a torções e rigidez estrutural. Todos os componentes foram desenvolvidos visando a centralização de massas e baixo centro de gravidade.

As rodas raiadas com aros de alumínio utilizam pneus nas medidas 90/90-21 (dianteiro) 150/70-18 (traseiro). Na frente, a suspensão possui garfo invertido e possibilidade de ajustes de acordo com o tipo de uso. A traseira é do tipo monoamortecida, com opção de ajuste de pré-carga da mola. Os freios têm disco duplo com pinças radiais de quatro pistões (dianteira) e disco simples (traseira), com 310mm e 256mm, respectivamente, além do sistema opcional ABS (anti-travamento), em versão específica.

Disponível até o final de 2015 na Europa, a CRF1000L Africa Twin será oferecida em três versões: Standard, ABS e DCT (com dupla embreagem); em quatro opções de cores CRF Rally, Tricolor, prata ou preta. Seu preço público sugerido a partir de € 12.100 (cerca de R$ 45,2 mil).