A Honda NC 750X, que estreia no Brasil sua versão dotada do câmbio DCT, já está em fase de pré-venda, ao preço sugerido de R$ 55.700. A chegada das primeiras unidades às revendas da marca está prevista para o final de abril. A marca japonesa também divulgou os preços para os itens do Travel Pack, que incrementam a moto para as viagens.
A Nova Honda NC 750X 2022
Lançada no Brasil em 2012, a NC (sigla para New Concept, ou Novo Conceito) sofreu modificações importantes ao longo dos anos. A versão 2022 traz pela primeira vez para o País o câmbio do tipo Dual Clutch Transmission (DCT), que permite a escolha entre pilotagem com trocas automáticas ou mecânicas. O DCT responde por 60% das vendas da NC na Europa.
O câmbio DCT usa duas embreagens, uma serve à 1ª, à 3ª e à 5ª marchas; a outra, à 2ª, à 4ª e à 6ª. Cada grupo de marchas, pares e ímpares, tem eixo-piloto e embreagem exclusiva.
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A posição de pilotagem confortável oferecida pelo guidão largo, banco amplo e suspensões adequadas a um grande espectro de utilizações, se aliaram à segurança dos freios ABS, tornando a NC 750X uma campeã em versatilidade; A moto se sente à vontade em uso urbano, rodoviário e até mesmo em escapadas por vias sem pavimentação.
A Honda NC 750X 2022 foi alvo de uma profunda e importante atualização, que todavia não alterou o caráter original, mas sim exalta as reconhecidas qualidades desta genuína crossover.
Aceleração e controle do torque
O sistema de acelerador eletrônico Throttle By Wire (TBW), traz três modos de condução que alteram o caráter do motor: são eles RAIN, STANDARD, e SPORT, assim como o modo USER, que permite personalização dos parâmetros. Importante também foi a redução de 6 kg no peso total da motocicleta, obtida graças a um novo quadro e melhorias no motor e na parte ciclística.
O sistema HSTC (sigla para Honda Selectable Torque Control) é outra novidade, destinado a limitar perdas de aderência do pneu traseiro, podendo ser ajustado em três níveis ou ser desligado. A NC 750X DCT permite optar entre trocas de marchas plenamente automáticas ou atuar na seleção das marchas com os dedos por meio de comandos instalados no punho esquerdo.
A motorização Honda NC 750X DCT 2022
O motor bicilíndrico em paralelo da NC 750X DCT é dotado de arrefecimento líquido e cabeçote SOHC de 8 válvulas, projeto que privilegia baixas e médias rotações, com curso dos pistões relativamente longo, câmaras de combustão de formato especial e virabrequim de elevada massa de inércia, o que permite torque elevado desde as mais baixas rotações.
A característica de ter os cilindros inclinados 62º a frente favorece um centro de gravidade baixo e, por consequência, melhor estabilidade, no que também ajudou a redução de 1,2 kg no peso do motor.
Com a introdução do acelerador eletrônico TBW, ajustes no comando de válvulas a melhorias no escape, a potência máxima do motor subiu para 58,6 cv a 6.750 rpm. O torque máximo de 7,03 kgf.m surge a 4.750 rpm.
O câmbio tem as três primeiras marchas encurtadas visando a um maior poder de aceleração, enquanto as três últimas marchas foram alongadas para melhoria do consumo. Dois eixos de equilíbrio se encarregam de mitigar vibrações do motor, que oferece pulsação característica graças ao virabrequim de 270º e intervalos de ignição irregulares.
A embreagem deslizante da Honda NC 750X DCT 2022 atua para diminuir a tendência ao bloqueio da roda traseira em reduções de marcha mais rápidas. A carga para acionamento do manete ficou 20% menor em relação a versão anterior.
Novo design
No design, a moto recebeu novo conjunto ótico dianteiro e uma rabeta reestilizada com nova lanterna e indicadores de direção. O compartimento situado entre guidão e banco foi redesenhado internamente e ganhou ainda mais espaço. A distância do banco em relação ao solo foi reduzida em 30 mm enquanto o para-brisa reprojetado oferece mais proteção. O novo painel LCD possibilita melhor visualização e controle dos dados.
O visual da Honda NC750X DCT 2022 evoluiu graças às carenagens inferiores e superiores redesenhadas e de menor dimensão. O novo farol de LED e as luzes DRL conferem à parte frontal da moto uma forte personalidade.
O para-brisas também é novo e oferece mais proteção. As tampas e os painéis laterais são agora mais finos, o banco tem nova conformação, assim como o escape com novo desenho, resultando em uma evidente modernização do conjunto face à NC 750X anterior. A lanterna traseira redesenhada se harmoniza com o design do conjunto ótico frontal e dos piscas em LED.
Travel Pack tem preços revelados
Os proprietários da nova Honda NC 750X DCT contarão com um exclusivo pacote de acessórios dedicados, denominado Travel Pack, para trazer maior comodidade e conforto nas estradas. Os itens do pacote seguem um padrão construtivo que preserva integralmente a originalidade do modelo. Sua instalação dispensa adaptação ou modificação na estrutura da moto.
Protetor tubular de carenagem – R$ 2.423
- Faróis de neblina – R$ 3.408
- Suporte traseiro – R$ 2.689
- Top Box de 38 litros – R$ 2.274
- Malas laterais – R$ 7.586
- Para-brisa elevado (+70mm) – R$ 998
- Cavalete central – R$ 691
- Porta USB no compartimento de carga – R$ 389