Motos históricas: conheça a Honda CB Four, grande sucesso dos anos 1970

A Honda CB 400 Four foi lançada em 1974 e logo se transformou em sucesso mundial. A moto cativou principalmente pelo design e esportividade.

O sucesso das primeiras motos CB Four, a 750 (1969) e a 500 (1971), estimulou a Honda a dar sequência a essa linhagem de motocicletas, caracterizadas pelos motores de quatro cilindros em linha que, àquela época, não tinham concorrentes. Conheça e relembre dessas motos Honda históricas.

Honda CB 400 Four (Foto: Divulgação)

Honda CB 400 Four foi lançada no final de 1974; saiba mais sobre sua história

A Honda CB 400 Four foi lançada no final de 1974, para suceder a CB 350 Four – moto que chegou ao mercado mundial dois anos e meio antes, em função da necessidade, sentida pela montadora, de oferecer um modelo de tamanho mais adequado ao consumidor japonês.

A vida curta da versão 350, que jamais chegou a ser vendida no Brasil, deveu-se a diversos fatores. O principal deles era a estética, considerada conservadora, pois não acompanhava o aclamado design das CB 750 Four e CB 500 Four. Outro aspecto que não favoreceu a CB 350 Four foi a posição de pilotagem – o guidão elevado a tornava imprecisa em alta velocidade.

Honda CB Four

Esses defeitos foram corrigidos em 1974, dando origem a uma nova moto. Assim, diferentemente da 350, a 400 Four virou um sucesso mundial, e também brasileiro, seguindo a carreira vitoriosa de suas irmãs de 500cc e 750cc.

A Honda CB 400 Four tinha motor maior, com 408,6 centímetros cúbicos, e design completamente diverso ao de sua antecessora. Isso era ressaltado pela inscrição Supersport, aplicada em local visível logo abaixo do logotipo Honda no tanque de formas angulosas.

Moto cativou principalmente pelo design

A moto cativou principalmente pelo design, que tinha nas elegantes curvas do 4×1 – foi a primeira Honda a ser equipada com este tipo de escape – outro elemento de forte atração. A esportividade era reforçada pelo guidão baixo e pelo desenho do banco.

Ainda mais ágil que a CB 500 Four e acessível a muitos não apenas pelo preço mais baixo, mas também pela facilidade de pilotagem oferecida pelo peso limitado a 170 kg e pela bem distribuída potência de 37 cv, a Honda CB 400 Four virou rapidamente objeto de desejo dos brasileiros.

Sua produção se encerrou em 1978, mas a receita de sucesso foi repetida logo depois: elementos de seu design foram aplicados na Honda Turuna 125, lançada no ano seguinte e registrada na história como a primeira moto esportiva fabricada no Brasil. A Turuna herdou da 400 Four o formato de tanque, o guidão reto e a inscrição Supersport no tanque.

Honda Turuna 125 (Foto: Divulgação)

Hoje cobiçada por colecionadores e com um design clássico e atemporal, a Honda CB 400 Four demonstrou que a receita do motor de quatro cilindros em linha era democrática: servia tanto para as equipar motos de grande cilindrada como funcionava também nas médias, encerrando a desconfiança sobre uma eventual complexidade e fragilidade desse tipo de motor.

Honda Motos

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile