Honda Motos dá dicas de como evitar tombos durante a pilotagem

Ser prudente é a regra número um para uma pilotagem segura. Conheça cinco dicas da Honda Motos para evitar o que não é inevitável: os tombos de moto.

Existe uma piada que diz: motos e tombos são palavras iguais escritas com letras diferentes. É, evidentemente, uma brincadeira, pois há muitas maneiras de se evitar um tombo de moto. A primeira regra é óbvia: ser prudente. Abolir riscos desnecessários é apenas uma parte da estratégia, outra é aprender a identificar e evitar riscos. E a Honda Motos nos dá dicas super importantes para a sua segurança!

(Foto: Divulgação)

Evite tombos durante a pilotagem: Honda Motos nos orienta!

Motociclistas experientes sabem que ao guidão de uma moto não dá para vacilar. É preciso ter 100% de concentração por 100% do tempo. Ao mesmo tempo, é necessário ter consciência das limitações – suas pessoais e as da moto.

Habilidade é importante para evitar acidentes, mas o mais importante é nunca exagerar. É também fundamental ter na mente que sua segurança depende não apenas de você mesmo, e que boa parcela também cabe aos outros, sejam eles pedestres, outros motociclistas ou motoristas de veículos de maior porte.

A Honda Motos preparou uma lista com dicas para você passar longe dos acidentes. Veja:

5 dicas contra tombos de moto

  1. Fique atento ao piso – Boa parte dos tombos acontecem em baixa velocidade. Por estar devagarinho, deixamos de prestar atenção no piso e aí acontecem as derrapadas imprevistas no pedrisco, areia ou naquele chão molhado do posto de combustíveis ou mesmo da garagem. Buracos e lombadas devem sempre ser encarados em baixa velocidade.

Também é importante resistir ao impulso de driblar a lombada passando na frestinha entre ela e o meio-fio. Esse espaço, quase sempre, acumula sujeira, o que muitas vezes leva ao desequilíbrio e, consequentemente, ao tombo.

  1. Evite excessos – O  excesso de velocidade é o primeiro, mas também evite excesso de peso no bagageiro, o que pode tornar a moto muito instável. Outro excesso a evitar é o de malabarismos, manobras radicais.
  2. Use o calçado adequado – Nem pensar pilotar de chinelo, pois isso atrapalha o uso do controle do câmbio e do freio traseiro. Preste atenção também no comprimento do cadarço de seu calçado, pois é muito comum ele enroscar na pedaleira ou nos comandos de câmbio e freio, prendendo seu pé justo na hora em que você precisará apoiá-lo no chão.
  3. Pratique uma pilotagem defensiva – ao andar no trânsito, você deve ter uma atitude cuidadosa não só para você como também em relação aos outros.  Viu um pedestre na beira da calçada? Reduza a velocidade, pois ele pode estar prestes a atravessar a rua. Está andando atrás de um carro ou caminhão? Busque um posicionamento no qual o motorista veja você pelo retrovisor. Viu um carro ou uma moto chegando rápido pelo retrovisor? Dê passagem!
  4. Tenha calma e antecipe-se – quanto mais calmamente você pilotar, menos chance você terá de tomar um tombo. Evite ziguezaguear, frear e acelerar bruscamente. Aprenda a identificar riscos, antecipando reações – por exemplo, desenvolva o hábito de sempre reduzir a velocidade ao passar em cruzamentos, mesmo que o sinal esteja aberto para você ou a preferencial seja sua.

(Foto: Honda Motos)

Manutenção e tecnologia

Além das cinco dicas acima,  fique em dia com a manutenção da moto. Também não se esqueça de usar equipamentos de segurança de qualidade, pois eles diminuem os danos quando o tombo é inevitável.

Ficar atento às regras de pilotagem, como por exemplo priorizar o freio dianteiro em frenagens em pistas pavimentadas, também vai ajudá-lo a passar longe dos tombos. Outra recomendação é confiar na tecnologia, dando prioridade para adquirir modelos equipados com Sistema Combinado de Frenagem (CBS, na sigla em inglês) e  Sistema Autoblocante (ABS).

(Foto: Divulgação)

 

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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