Honda lança Accord Híbrido, primeiro modelo com tecnologia e:HEV no Brasil
A Honda anunciou nesta quinta-feira (12) a sua chegada ao mercado brasileiro de carros híbridos. Estamos falando do novo Accord Híbrido.
Com visual mais moderno e novas tecnologias, a Honda anunciou na última quinta-feira (12/08) a sua chegada ao mercado brasileiro de carros híbridos. Estamos falando do novo Accord Híbrido.
O sedã de luxo está posicionado acima do Civic e começa a ser vendido neste mês. Ele chega para ser o primeiro modelo da marca com tecnologia e:HEV. Além disso recebeu atualizações importantes no interior e novos itens de segurança.
Honda lança Accord Híbrido
E este novo três volumes abre a temporada de lançamentos sustentáveis da marca. De acordo com a montadora japonesa, outros dois veículos híbridos irão chegar até 2023. A marca ainda mostra ambição ao falar sobre o assunto. A neutralidade de carbono em produtos é uma das principais de suas metas, por exemplo.
Esta é a 10 ª geração deste veículo. O novo Honda Accord Híbrido chega para concorrer em um mercado que não para de crescer. E até que o preço ficou bastante competitivo. Custando R$ 299.900, ele está um pouco abaixo de outros modelos premium. Este é o caso do BMW Série 3 Plug-In Hybrid e do Lexus ES 330h.
E as novidades já podem se conferidas em seu design. A grade e o para-choque foram remodeladas, por exemplo. Aqui podemos notar que e o logotipo ao centro da grade ganhou tons de azul.
Outros detalhes que mostram seu nível de sofisticação são os faróis Full-LED e os faróis de neblina em LED. Assim, ele ainda é um sedã de grandes dimensões, mas ficou menos discreto.
Enquanto isso, a parte traseira não sofreu muitas alterações. Só a parte inferior do para-choque que recebeu um novo acabamento. As lanternas continuam as mesmas do modelo anterior. Além disso, é possível perceber o logotipo da versão eHEV e a logomarca em azul.
Três motores
Talvez o grande atributo do novo Honda Accord Híbrido esteja no coração. O conjunto híbrido oferece um bom desempenho na hora de pegar a estrada ou até mesmo nas cidades. Ele conta com três motores. Além dos dois elétricos, ele possui o propulsor de ciclo Atkinson 2,0 l. Ele é capaz de gerar uma potência de 145 cv e torque de 17,8 kgfm de torque.
O sistema vai trocando entre os três modos de operação disponíveis. Segundo a fabricante, o sistema “é simples e busca maximizar a eficiência nas diferentes condições de rodagem”.
Quando o veículo tiver em baixas rotações, por exemplo, entrará em cena o motor EV Drive. Nele e no Hybrid Drive, a tração será feita pelo motor de tração elétrica (que tem uma potência de 184 cv e 32,1 kgfm de torque). Enquanto isso, o segundo motor eletrificado trabalhará junto com o motor de ciclo Atkinson. Porém, ele só estará gerando energia.
Existe também um modo que é mais utilizado em velocidades mais altas de cruzeiro. Estamos falando do Engine Drive. Neste caso, o sistema de embreagem ajuda a fazer uma conexão do motor a combustão com as rodas. Ele só está disponível em veículos da Honda.
A experiência ao volante ainda pode ser completa com os modos de condução Sport e ECON. O novo Honda Accord ainda se destaca pelo consumo. Os dados do Inmetro mostram que ele pode fazer 17, 6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada.
Honda Accord Híbrido: equipamentos tecnológicos e de segurança
Outro ponto positivo do carro é o interior luxuoso. Ele mantém a tradição das outras gerações e oferece o máximo de conforto para os ocupantes. Sem falar que os sistemas de informação/entretenimento foram devidamente atualizados.
Sua central multimídia é um dos principais destaques. Todos os ocupantes da cabine podem espelhar seus smartphones por meio do Android Auto ou do Apple CarPlay sem usar fios. O novo Honda Accord Híbrido ainda oferece um carregador por indução e portas USB. O painel de instrumentos também pode ser útil. Sobretudo na hora de conferir as informações do sistema e-HEV.
Do mesmo modo, o carro traz um ótimo pacote de itens de segurança. Ao todo, o veículo conta com dez airbags e traz o pacote Honda SENSING. Ele é formado pelas seguintes tecnologias:
- Controle de cruzeiro adaptativo com Low Speed Follow
- Sistema de frenagem para mitigação de colisão
- Lane Keeping Assist System (sistema de assistência de faixa)
- Sistema para mitigação de evasão involuntária da pista
Sem falar do assistente de estabilidade (com controle de tração) e do monitoramento de pressão dos pneus. Algumas novidades foram adicionadas também. Caso o novo sistema Low Speed Breaking Control entender que existe uma possibilidade de colisão, ele ativa o freio de manobras.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.