Honda inicia a pré-venda do New HR-V; conheça o novo SUV

A Honda anunciou nesta terça-feira (2) o início da pré-venda das versões EX Honda Sensing e EXL Honda Sensing do New HR-V. Os clientes já podem reservar o modelo junto às concessionárias da marca em todo o Brasil. As vendas das versões superiores, Advance e Touring, terão início em outubro.

Os 1.000 compradores aprovados na pré-venda receberão um benefício exclusivo: um kit de acessórios genuínos da Honda. O cliente poderá escolher a opção que mais lhe agrada entre três kits preparados exclusivamente para o lançamento.

A montadora japonesa também revelou os preços das quatro versões do New HR-V:

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  • EX Honda Sensing – R$ 142.500
  • EXL Honda Sensing – R$ 149.900
  • Advance – R$ 176.800
  • Touring – R$ 184.500

Conheça o Honda New HR-V

New HR-V ELX Honda Sensing (Foto: Caio Mattos/Divulgação)

O New HR-V sucede o Honda HR-V original, que foi lançado em 2015 e se consagrou como o modelo mais vendido da Honda no Brasil.

“Os engenheiros da Honda estabeleceram um tripé de características básicas para o New HR-V: prazer, estilo e confiabilidade se combinam para potencializar o lifestyle de seus clientes, tornando este SUV o parceiro ideal para suas vidas”, afirma a Honda em comunicado à imprensa.

O Honda Sensing, pacote de equipamentos de segurança e assistência ao condutor, é item de série em todas as versões do New HR-V. Outra importante novidade do modelo é a introdução do myHonda Connect, inédita plataforma de conectividade da Honda, disponível nas versões Touring e Advance.

Estilo, conforto e versatilidade

Grade frontal é elemento de diferenciação das versões Advance e Touring (Foto: Caio Mattos/Divulgação)

A dianteira é fator de diferenciação entre as versões do New HR-V. Nos modelos Advance e Touring, a grade é composta por múltiplos elementos que parecem flutuar, ressaltando um caráter mais esportivo e robusto. Já as versões EX Honda Sensing e EXL Honda Sensing têm grade com filetes horizontais.

Outro elemento de diferenciação está nos faróis full LED (de série em todas as versões), que na versão Touring possui acabamento cromado na moldura interna do bloco do facho alto, sendo preta nas demais versões.

Na traseira, as lanternas fumês são de LED nas luzes de posição e freio. Elas são unidas por uma barra horizontal de LED que também cumpre a função de luz de posição. Abaixo do detalhe estão a maçaneta da tampa do porta-malas, luzes de placa e câmera de ré.

A tampa traseira oferece uma abertura alta e ampla, com linha inferior baixa para facilitar a colocação e retirada de objetos no compartimento de bagagem.

Outro detalhe do projeto do New HR-V é o capô plano, que favorece a visibilidade à frente. O deslocamento dos retrovisores externos para as portas – antes eram fixados junto à base das colunas A – também contribuiu para a melhora da visibilidade.

Cabine

Interior do New HR-V ELX Honda Sensing (Foto: Caio Mattos/Divulgação)

O projeto do interior do New HR-V exibe o mesmo conceito aplicado ao design externo. A visibilidade foi aprimorada, com a elevação do ponto de visão do motorista em 10 mm, na comparação com a geração anterior.

O painel de instrumentos e a tela da central multimídia sensível ao toque de 8” foram posicionados de maneira a exigir um desvio mínimo do olhar, permitindo ao motorista concentrar seu foco na via. 

O posicionamento da alavanca do câmbio e demais controles relativos à condução também foram pensados para evitar que o motorista altere sua postura ao volante ou tenha que desviar o olhar para acionar qualquer dispositivo.

Na cabine, foram utilizados materiais de alta qualidade, com acabamento e montagem precisos, e revestimentos agradáveis ao tato. Os bancos são dotados do Sistema de Estabilização Corporal, uma tecnologia antifadiga que garante viagens com máximo conforto – uma vez que melhora o suporte do corpo, evitando o esforço constante para a retomada do posicionamento ideal.

O New HR-V oferece maior conforto para seus passageiros. O espaço longitudinal para as pernas dos ocupantes do banco traseiro cresceu 35 mm, mesmo ganho notado no espaço para os pés. Adicionalmente, o encosto ganhou dois graus adicionais de reclinação. 

O Magic Seat, sistema exclusivo de modularidade dos bancos, está presente no New HR-V com três modos de utilização (Utility, Long e Tall), que permite a acomodação de objetos das mais amplas dimensões e volumes.

O sistema de ar-condicionado digital traz um novo tipo de difusores, que permitem aos ocupantes escolher entre o fluxo normal de ar e um fluxo disperso, que cria uma cortina de ar fresco entre vidros laterais e teto sem atingir diretamente o corpo, além de minimizar o calor transferido ao interior do veículo pelas superfícies envidraçadas. 

Outra evolução na climatização do New HR-V é a presença do difusor duplo no console central que atende os passageiros do banco traseiro.

O New HR-V tem a abertura do porta-malas sem o uso das mãos, disponível na versão Touring. Basta simular um chute sob um dos sensores de movimento abaixo do para-choque traseiro para que a tampa abra automaticamente. 

Além disso, o porta-malas também tem a função Walk Away Close, inédita na Honda, que permite a operação sem o uso das mãos também na hora de retirar objetos grandes ou pesados. Antes de pegar a carga, o usuário aperta um botão na moldura inferior da tampa. Após ele retirar o objeto e se afastar do veículo, a tampa do porta-malas se fecha automaticamente. Ambas as funções só funcionam se o usuário estiver levando a chave consigo.

Porta-malas do New HR-V na versão Touring (Foto: Caio Mattos/Divulgação)

Novos motores

Nas versões de entrada o New HR-V vem com um motor quatro-cilindros em linha aspirado, todo de alumínio, de 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC – sistema que varia a amplitude e duração da abertura das válvulas de admissão.

O motor 1.5 DI i-VTEC Flex tem potência máxima de 126 cv a 6.200 rpm, com etanol ou gasolina. O torque máximo é de 15,8 kgf.m a 4.600 rpm (etanol) e 15,5 kgf.m a 4.600 rpm (gasolina). 

De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), os New HR-V com o motor 1.5 aspirado têm consumo na cidade de 8,8/12,7 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada, de 9,8/13,9 km/l.

Nas versões Advance e Touring, o New HR-V traz um motor inédito: o quatro-cilindros em linha 1.5 DI VTEC Turbo Flex. Assim como o motor 1.5 DI i-VTEC Flex, ele é totalmente de alumínio e conta com injeção direta de combustível.

Ele desenvolve potência máxima de 177 cv a 6.600 rpm, tanto com etanol como gasolina, e o torque máximo de 24,5 kgf.m de 1.750 a 4.500 rpm (etanol ou gasolina). 

De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o New HR-V Advance e Touring têm consumo na cidade de 7,9/11,3 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada, de 8,8/12,6 km/l.

O câmbio CVT oferece simulação de sete marchas por meio dos paddle shifts no volante (equipamento não disponível na versão mais barata).

Segurança

Segurança é provavelmente o grande destaque do New HR-V. O modelo traz o Honda Sensing de série em todas as versões. O pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular (cerca de 100º) e de um microprocessador de imagem de alta capacidade. Ele oferece as seguintes funções no New HR-V:

  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC) – Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. Ele conta com o Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância do veículo à frente mesmo em baixas velocidades;
  • Sistema de frenagem para mitigação de colisão (CMBS) – Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto. Bicicletas e motocicletas também podem ser detectadas 
  • Sistema de assistência de permanência em faixa (LKAS) – Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
  • Sistema para mitigação de evasão de pista (RDM) – Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
  • Ajuste automático de farol (AHB) – Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.

Além do Honda Sensing, todas as versões do New HR-V possuem outros dispositivos de segurança, como:

  • Seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina): 
  • Assistente de estabilidade e tração (VSA), 
  • LaneWatch – assistente para redução de ponto cego por câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro;
  • Assistente de partida em rampa (HSA); 
  • Sistema de acionamento de luzes de emergência em frenagens severas (ESS);
  • Sistema Isofix para fixação de assentos infantis; 
  • Alerta de baixa pressão dos pneus (TPMS); 
  • Câmera de ré multivisão e sensores de estacionamento.

Outra novidade no New HR-V é o controle de descidas em rampas (HDC), que atua em superfícies de baixa aderência e mantém automaticamente a velocidade, permitindo ao motorista se concentrar exclusivamente no controle da direção, sendo desnecessário atuar nos pedais de freio ou acelerador. O HDC funciona entre 3 e 20 km/h e também é item de série em todas as versões.

Conectividade

Com o New HR-V, a montadora japonesa introduz o myHonda Connect. Disponível nas versões Advance e Touring, a plataforma de conectividade da marca reúne informação, segurança e controle do veículo de um jeito prático e fácil, conectando o motorista ao seu carro, via aplicativo no smartphone.

O myHonda Connect oferece serviços como: consultar status do veículo, acionar controles remotos – como dar a partida no motor, ligar o ar-condicionado para climatização da cabine à distância, travar e destravar as portas –, saber a localização do carro, verificar o status de pressão dos pneus, delimitar uma cerca geográfica virtual dentro da qual o seu New HR-V pode circular, bem como receber alertas e fazer agendamentos de revisões.

Estarão disponíveis dois pacotes do myHonda Connect. O primeiro é totalmente gratuito, bastando baixar o aplicativo e se cadastrar para ter acesso a maior parte dos serviços. Já o pacote Plus será pago e dará acesso a todas as funcionalidades. Mas, inicialmente, os clientes terão um ano de degustação do pacote Plus.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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