Honda e Sony agora são parceiras na produção de novos carros elétricos

Honda
Honda e (Foto: Divulgação/Honda)

Duas grandes empresas japonesas irão se unir para desenvolver novos carros elétricos: a Honda e a Sony. As companhias  anunciaram a criação de uma joint venture. Chamada de Sony Honda Mobility, a empresa entrará em um mercado que vem crescendo nos últimos anos. O primeiro fruto desta parceria deve ser apresentado daqui há três anos.

Honda
Honda e Sony se uniram para a criação da Sony Honda Mobility Inc. (Foto: Divulgação/Sony)

Um novo carro elétrico, fruto da parceria entre Honda e Sony, surgirá em 2025

O anúncio da criação da companhia foi feito por ambas as partes na última quinta-feira (16/06). De acordo com o comunicado oficial, a expectativa é que a nova empresa seja estabelecida ainda neste ano. Enquanto isso, o início da venda de veículos elétricos de alto valor agregado (VEs) está planejada para começar em 2025.

Honda
Sony Vision-S 01 (Foto: Divulgação/Sony)

A Sony Honda Mobility Inc. ainda deverá trabalhar no fornecimento de serviços de mobilidade. Também foram revelados outros detalhes do negócio, como um capital de 10 bilhões de ienes. Tanto a Honda quanto a Sony irão investir 50%. Além disso, a empresa terá como sede a cidade de Tóquio. Já o CEO será Yasuhide Mizuno.

VEJA TAMBÉM

“Estamos muito satisfeitos por assinar este acordo de joint venture, que representa a linha de partida a partir da qual embarcamos no grande desafio de revolucionar a mobilidade e criar um novo valor.

Planejamos alavancar totalmente os ativos tecnológicos que as duas empresas possuem em diferentes campos, como a tecnologia de detecção da Sony e os recursos originais de desenvolvimento de mobilidade da Honda, para obter mobilidade e serviços que inspiram e entusiasmam nossos clientes.

Ao reunir a experiência de ambas as empresas, pretendemos liderar o caminho em uma nova era”, disse Yasuhide Mizuno em comunicado.

Honda
Honda Prologue (Foto: Divulgação/Honda)

Esta nova joint venture juntará duas empresas bastante conhecidas do público. As experiências adquiridas por elas ao longo dos anos devem ser usadas neste projeto. Uma delas é a Honda. A montadora japonesa já está envolvida em outros projetos e parcerias para o desenvolvimento de veículos 100% elétricos. Uma delas é com a Chevrolet.

Há também planos para o mercado chinês. Lembrando ainda que a marca pretende lançar 30 carros elétricos até o ano de 2030. Na Sony Honda Mobility, deve ser aproveitada a experiência na fabricação de carros e no gerenciamento de serviços pós-venda.

Sony irá fabricar novos carros elétricos

Foto: Divulgação/Sony

Também será aproveitada o conhecimento da Sony no “desenvolvimento e aplicação de tecnologias de imagem, sensoriamento, telecomunicações, rede e entretenimento, para realizar uma nova geração de mobilidade e serviços que estão intimamente alinhados aos usuários e ao ambiente e que continuarão a evoluir no futuro”.

Esta será mais uma empresa de tecnologia a se aventurar na indústria automotiva. Anteriormente, vimos outras que empresas, como a Apple, estão interessadas em entrar neste ramo. No começo deste ano, durante a CES 2022, a Sony anunciou a criação da divisão Mobility.

Além disso, apresentou o Vision-S 02, um SUV elétrico de sete lugares equipado com dois motores elétricos de 272 cv (cada). O conceito ainda conta com diversas telas e conexão 5G. O modelo é praticamente uma versão SUV do sedã Vision-S 01, mostrado anteriormente.

Resta saber se a nova empresa irá produzir estes modelos. Lembrando que as empresas afirmam que “o estabelecimento da nova empresa e o início dos negócios estão sujeitos a aprovações regulatórias relevantes”.

Com informações de Honda e Sony

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar