Honda e GM se aliam em projeto para desenvolver modelos com nova tecnologia

Um novo motor a hidrogênio da Honda e GM sairá dessa parceria lendária. Já pronto para ser instalado em veículos e colocado à testes, esta nova tecnologia vem como mais um ponto na revolução que a mobilidade urbana está vivendo no mundo todo!

Carro Chevrolet Bolt
Os motores a hidrogênio são um próximo passo na revolução elétrica da mobilidade urbana (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

Motor a hidrogênio da Honda e GM já está avançando para fase de testes

Usar hidrogênio como combustível para carros em larga escala já é algo discutido há um bom tempo. No entanto, nos últimos anos esta parece ser uma possibilidade cada vez mais real para o futuro da mobilidade urbana global.

Agora, a Honda e a General Motors (GM) fecharam acordo para desenvolver uma próxima geração de sistemas de células de combustível, usado nos carros movidos à hidrogênio.

Alguns veículos de uma fábrica perto de Detroit, nos Estados Unidos, serão os primeiros a receber o novo sistema para testes. As primeiras unidades já foram entregues, e em breve devemos receber novidades sobre seus resultados.

Novo motor terá aplicação em todo tipo de veículo

  • Segundo as empresas, a produção inicial deve ser de cerca de 2 mil trens de força com essas novas células de combustível por ano até 2025. Estes devem ser instalados em veículos leves e pesados para fins de testes de sua eficiência e aplicabilidade.

  • A GM, por exemplo, planeja usar os sistemas também em caminhões da marca Autocar. Já a Honda estuda a possibilidade de uma versão a hidrogênio do Honda CR-V, com um protótipo desse SUV previsto para ser apresentado oficialmente nos próximos meses.

  • Além disso, Honda e GM já têm planejadas outras parcerias para lançar carros elétricos mais baratos até 2027. Ou seja, essa união está bem forte nessa frente para tornar mais sustentável a indústria e fortalecer novas tecnologias verdes.

Veja também:BYD faz parceria com gigante da tecnologia para aprimorar a experiência do usuário nos carros

Construindo o futuro da mobilidade

Carro Honda CR-V
O Honda CR-V deve ser um dos modelos a receber o novo motor à hidrogênio para estes (Imagem: Divulgação/Honda)
  • Com a aliança entre essas duas gigantes o desenvolvimento de motores a hidrogênio dará passos largos em direção a uma realidade sustentável mais tangível. Isto porque estes motores são uma alternativa promissora aos combustíveis fósseis e aos elétricos alimentados por baterias convencionais.

  • No entanto, apesar dos avanços significativos, ainda há desafios a serem superados. Um dos principais é o desenvolvimento da infraestrutura necessária para a produção, distribuição e abastecimento de hidrogênio, assim como carregador para carros elétricos.

  • De toda forma, são justamente parcerias assim que constroem tais sistemas e permitem a popularização destas tecnologias. Assim, com certeza a Honda e GM estão no caminho certo, e teremos cada vez mais empresas se juntando nesta empreitada.

Quantos km faz um carro movido a hidrogênio?

  • Assim como os elétricos, os carros a hidrogênio possuem autonomia variada. O modelo Toyota Mirai, por exemplo, alcança cerca de 600 km em média, com recorde de 1.360 km, atual recorde mundial para a categoria.

O que esse motor a hidrogênio da Honda e GM pode realmente fazer ainda não sabemos. No entanto, dada a experiência e força dessas duas empresas, só podemos esperar coisa boa vinda de uma parceria entre as duas.

Adson Leonardo
Adson LeonardoOlá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar