Honda CR-V 2021: veja o SUV médio que tenta brigar com Compass e Tiguan
Na linha 2021, o Honda CR-V está sendo oferecido com apenas na versão Touring 4x4. Seu preço sugerido é de R$ 248.800.
A vida do Honda CR-V 2021 não parece tão fácil assim. Apesar de ser vendido por aqui desde meados dos anos 90, o carro está situado em uma categoria bastante disputada e com rivais de peso. De um lado, está um dos veículos da Volkswagen mais comercializados em todo o mundo (Volkswagen Tiguan). Do outro, o 12º automóvel mais vendido do Brasil (Jeep Compass).
Honda CR-V 2021
Atualmente, o carro japonês está na quinta geração. Lançada em 2018, ele trouxe mudanças estéticas na dianteira e na traseira. Porém, o estilo imponente e todo o seu luxo interno foi mantido.
Na linha 2021, o Honda CR-V está sendo oferecido com apenas na versão Touring 4×4. Seu preço sugerido é de R$ 248.800. Um pouco mais caro que o alemão (R$ 229.150) e que a versão top de linha do norte-americano (R$ 236.016).
Comparado a seus concorrentes, o modelo é o mais alto e possui um bom espaço interno. O modelo tem 4591 mm de comprimento, 1855 mm de largura e 1667 mm de altura. Sua distância entre-eixos é de 2660 mm. Já o seu porta-malas de 522 litros só perde para o bagageiro do VW Tiguan Allspace (versão para cinco passageiros).
O motor 1.5l turbo 16v DOHC Duplo VTC com injeção direta tem potência máxima de 190 cv 5.600 rpm e 24.5 kgfm a 2.000 rpm de torque. Com ele, a velocidade máxima do CR-V é de 201 km/h e acelera de 0-100 em 10,1 segundos.
A transmissão CVT de sete velocidades é a mesma utilizada em outros veículos da montadora. Aqueles que gostam de usar o modo manual podem usar as borboletas (paddle-shifts) para fazer as trocas de marcha.
Equipamentos de série
Uma das vantagens dos carros japoneses em geral é que eles apresentam bastante itens de segurança. O Honda CR-V conta com seis airbags, luzes de rodagem diurna, freios ABS com EBD, assistente de tração e estabilidade, assistente de partidas em aclive, Head-up Display, drive-by-wire e sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro).
Por dentro, o comprador poderá encontrar diversos equipamentos que podem tornar a viagem mais interessante. Dentre eles, podemos destacar a central multimídia com tela touchscreem sete polegadas, com navegador GPS e câmera de ré.
Sem falar que é por meio dela que o condutor tem acesso ao LaneWatch. Com uma câmera localizada no retrovisor, seu principal objetivo é reduzir os pontos cegos.
Além disso, o carro traz chave inteligente com sensor de presença, ar-condicionado digital DualZone, Bluetooth, bancos com ajustes elétricos para motorista, bancos de couro e botão Start&Stop, apoio para braço com porta objetos, teto solar, volante multifuncional e entre outros.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.