Honda CRF 1100 Africa Twin 2023 estreia no Brasil; veja preços

A Honda CRF 1100 Africa Twin 2023 chega ao mercado brasileiro com novas opções de cores e grafismos; saiba quanto custa a moto

A nova Honda CRF 1100 Africa Twin 2023 chega à rede de concessionárias da marca até o fim de janeiro, com preço inicial de R$ 81.100. Os principais destaques da linha ficam por conta das novas cores e grafismos, bem como do novo set-up do câmbio; veja os detalhes a seguir.

Honda CRF 1100L Africa Twin 2023 chega com preço inicial de R$ 81.100 (Foto: Divulgação/Honda)

Confira os detalhes na nova Honda CRF 1100 Africa Twin 2023

A Honda acaba de lançar a linha 2023 da CRF 1100 Africa Twin. A big trail chegou ao mercado brasileiro em 2017. Já em 2022, a Africa Twin recebeu uma profunda renovação técnica, ficou mais potente, além de ter peso reduzido.

Em paralelo, o modelo também recebeu a introdução das versões dotadas do câmbio DCT, de dupla embreagem, pelo qual as mudanças de marcha podem ocorrer automaticamente ou por meio de comando situado no punho esquerdo, sem necessidade do uso de alavanca de embreagem.

Agora, para a linha 2023, a CRF 1100 Africa Twin será oferecida em quatro versões, que se diferenciam pela capacidade do reservatório de combustível e pelo tipo de câmbio, que pode ser convencional ou DCT – tecnologia que passa a ser produzida em Manaus (AM).

Versões e preços da Honda CRF 1100 Africa Twin

  • Honda CRF 1100 Africa Twin (preto fosco ou branco) – R$ 81.100
  • Honda CRF 1100 Africa Twin DCT (preto fosco ou branco) – R$ 88.100
  • Honda CRF 1100 Africa Twin Adventure Sports ES (branco) – R$ 102.130
  • Honda CRF 1100 Africa Twin Adventure Sports ES DCT (branco) – R$ 109.130

O que muda nas versões da big trail

Em sua versão de entrada, a motocicleta é caracterizada pelo tanque de 18,8 litros. Para 2023, será oferecida tanto com câmbio convencional como DCT. O modelo traz novas cores e grafismos, deixam o visual mais esportivo, além de ter como equipamento de série um bagageiro traseiro em alumínio, predisposto para receber baú como opcional.

No âmbito técnico, a única mudança diz respeito ao novo ajuste da transmissão DCT, otimizada na 1ª e 2ª marchas para proporcionar uma progressão mais suave em saídas à partir da imobilidade e em baixas velocidades.

Ao todo, são quatro versões disponíveis da CRF 1100 (Foto: Divulgação/Honda)

A Honda CRF 1100 Africa Twin Adventure Sports ES (Eletronic Suspension), cujo tanque é de 24,8 litros, também traz novas cores e grafismos em sua versão 2023, assim como o novo ajuste no sistema DCT.

Além disso, o para-brisa regulável em cinco posições foi redesenhado, está 110 mm menor na altura, porém oferecendo a mesma proteção contra o vento e intempéries. Novas também são as proteções das carenagens laterais, em alumínio anodizado em preto, assim como o bagageiro.

Todas as versões contam com farol duplo em LED e luzes diurnas de condução (DRL) com ajuste da intensidade de iluminação automática. O painel MID (Multi Information Display) colorido, sensível ao toque, tem tela TFT de 6,5 polegadas, por meio do qual é possível controlar os modos de pilotagem.

Apple CarPlay e Android Auto fazem parte do equipamento das Africa Twin, permitindo conectividade através do uso de capacetes com fones e microfone por Bluetooth.

Outro dispositivo presente é o sistema ESS (Emergency Stop Signal), que aciona luzes de direção dianteiras e traseiras na eventualidade de uma frenagem de emergência em velocidade superior a 50 km/h. Equipamento comum à todas as versões da CRF 1100 é o cruise control.

As rodas são raiadas, com aros de alumínio, sendo que a dianteira tem 21 polegadas e a traseira, 18 polegadas. O peso em ordem de marcha da Honda CRF 1100L Africa Twin 2023 é de 215 kg seco, enquanto a versão Adventure Sports pesa 221 kg seco. As versões equipadas com câmbio DCT têm 10 kg suplementares.

Sem alterações no motor

Quanto ao motor, o bicilíndrico paralelo SOHC de 8 válvulas e arrefecido a líquido permanece inalterado: tem 1.084 cm3 de capacidade, 99,3 cv de potência e 10,5 kgfm de torque máximo.

Na parte ciclística, a Africa Twin se vale de um chassi de aço com arquitetura de berço semi-duplo e sub-chassi de alumínio, mesmo material usado na balança de suspensão traseira.

A suspensão dianteira showa invertida tem curso de 230 mm e tubos de 45 mm, é regulável na pré-carga da mola, extensão e compressão.

Não houve alterações no conjunto motriz (Foto: Divulgação/Honda)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile