Honda confirma novo CR-V movido a hidrogênio para 2024

A Honda confirma o lançamento do CR-V movido a hidrogênio para 2024; modelo será produzido nos EUA e terá zero emissão de poluentes

Enquanto a Honda prepara a chegada da nova geração do CR-V no mercado brasileiro com motorização híbrida, a marca já anunciou que o SUV terá uma inédita configuração movida a hidrogênio a partir do próximo ano; veja mais informações.

No Brasil, nova geração do CR-V estreia este ano, com motorização híbrida (Foto: Divulgação/Honda)

Honda CR-V movido a hidrogênio será realidade a partir do próximo ano

A Honda é uma das fabricantes automotivas que defende a ideia de que um futuro mais sustentável não depende exclusivamente dos carros híbridos e elétricos. A marca japonesa é uma das que investem no desenvolvimento de novas tecnologias, como propulsores movidos a hidrogênio, por exemplo.

Para comprovar sua afirmação, a marca acaba de anunciar o SUV CR-V movido a hidrogênio, com lançamento global no próximo ano. De acordo com o divulgado pela marca, o veículo será baseado na atual geração do CR-V, apresentada no ano passado na América do Norte.

O modelo será equipado com o sistema de célula de combustível de próxima geração e também terá uma função plug-in, que oferece a conveniência dos elétricos que podem ser recarregados em casa.

Em novembro do ano passado, a Honda já havia revelado alguns detalhes sobre os futuros automóveis a hidrogênio, que, ao invés de um tanque de gasolina, carrega um tanque de alta pressão que gera eletricidade dentro de células de combustível para acionar o motor elétrico, movendo o veículo sem liberar CO2 ou qualquer outro poluente.

O novo automóvel será produzido na fábrica de Marysville, Ohio, nos EUA. De acordo com a Honda, este novo veículo de emissão zero contribuirá para a meta anunciada anteriormente pela marca de fazer veículos elétricos a bateria (BEVs) e automóveis movidos por hidrogênio (FCEVs), representarem 100% de suas vendas globais de automóveis até 2040.

Uma das vantagens no comparativo com os carros totalmente elétricos é que os modelos movidos por célula de hidrogênio podem ser abastecidos em poucos minutos, assim como acontece com os combustíveis tradicionais, como gasolina e etanol, por exemplo.

Marca defende que o futuro não será apenas dos elétricos movidos a bateria (Foto: Divulgação/Honda)

Sistema desenvolvido em parceria com a GM

Também é válido destacar que esse novo propulsor movido a hidrogênio está sendo co-desenvolvido em parceria com a General Motors (GM). Ambas empresas firmaram uma parceria em 2017 para o desenvolvimento de sistemas de células de combustível compactos, de baixo custo e alto desempenho.

A meta para o novo propulsor que será usado no CR-V movido a hidrogênio é mais que dobrar a durabilidade em comparação com o sistema de célula de combustível instalado no Honda Clarity Fuel Cell, de2019, e reduzir o custo para um terço.

Além de equipar os automóveis da Honda e da GM, a marca também pretende vender a tecnologia para outras empresas interessadas em usufruir do sistema. A estimativa é de 60 mil unidades vendidas em 2030.

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile