Honda Civic pode sair de linha no Brasil já em novembro

O Honda Civic nacional irá sair de linha no próximo mês de novembro. Hoje, ele está em sua 10ª geração, que será substituída no próximo ano

A hora do adeus. Um dos sedãs mais conhecidos do Brasil deixará de ser fabricado por aqui. O Honda Civic nacional irá sair de linha no próximo mês de novembro. Hoje, ele está em sua 10ª geração, que será substituída no próximo ano. A expectativa é que este novo Civic seja importado do México. Outros modelos também deixarão a fábrica de Sumaré-SP.

Foto: Divulgação/Honda

Honda Civic deixará de ser fabricado no Brasil; entenda!

A informação é do site especializado “Autos Segredos”. De acordo com ele, os fornecedores já receberam um aviso da montadora japonesa de que o carro não será mais feito em terras brasileiras a partir de dezembro. Ou seja, ao fim do próximo mês. Ela foi procurada pelo repórter Marlos Ney Vidal, mas disse que não faz comentários sobre planos futuros. 

Foto: Divulgação/Honda

Este é o fim de um ciclo. O Honda Civic está sendo produzido na fábrica de Sumaré-SP desde 1997. Na época, ele estava em sua sexta geração. Três anos depois, chegou a sétima geração. Antes da mudança para a oitava geração, que aconteceu em 2006, o três volumes passou por uma reestilização – em 2004. A oitava geração durou cinco anos. Por fim, o modelo atual foi lançado em 2016.

Ele é um dos raros sedãs médios disponíveis no mercado. De acordo com a Fenabrave, 14.007 unidades ganharam novos donos desde o começo deste ano. A diferença no ranking de vendas dele para o HR-V é até considerável. Na linha 2021, o carro está sendo oferecido em cinco versões diferentes. Ele está custando entre R$ 116.700 (LX) e R$ 159 mil (Touring).

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Foto: Divulgação/Honda

Dois tipos de motorizações estão sendo ofertados. Os modelos LX, Sport, EX e EXL estão equipados com o motor 2.0 16V SOHC i-VTEC FlexOne, que gera uma potência máxima de 155 cv e torque máximo de 19,5 kgfm). Já o modelo top de linha (Touring) traz debaixo do capô o 1.5l Turbo 16V DOHC Duplo VTC com Injeção Direta (gasolina), que pode produzir uma potência de 173 cv e torque de 22,4 kgfm.

Honda Civic 2022

Foto: Divulgação/Honda

Em 2022, será lançado um novo Honda Civic. A 11ª geração do modelo foi apresentada ao mundo no último mês de abril. Mudanças bastante importantes foram feitas no modelo. Tanto a dianteira quanto a traseira foram revistados. Dependendo da versão, o carro pode trazer faróis de LED, central multimídia de nove polegadas, rodas de 18 polegadas, pacote Honda Sensing e entre outros.

Segundo o “Auto Segredos”, o carro não será vendido apenas na versão Touring. Este modelo está equipada com um motor 1.5 Turbo. O modelo deve vir importado do México.

Mudanças na Honda

Foto: Divulgação/Honda

Esta não será a única mudança realizada pela Honda. A marca irá transferir todas as linhas de montagem da fábrica de Sumaré-SP para uma nova planta, localizada na cidade de Itirapina-SP. Esta foi inaugurada no ano de 2019. Hoje, ela é responsável pela fabricação do WR-V, do HR-V e de parte do Fit – este tem seu futuro incerto.

Mas sua importância poderá aumentar. Isso porque a nova geração do Honda City e o inédito Honda City hatch serão feitos por lá. Sem falar do novo HR-V. Já a fábrica de Sumaré-SP ficará responsável pela produção de motores, treinamento de funcionários e entre outras funções. Três importados completarão a linha: Accord, Civic e CR-V.

(Com informações de Autos Segredos e Quatro Rodas)

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile