Honda Civic Cross: o SUV que pode brigar com o Toyota Corolla Cross
E parece que a rivalidade entre Civic e Corolla pode se estender para mundo dos SUVs. Isso porque existe a possibilidade de um Honda Civic Cross em breve
O confronto entre Honda Civic e Toyota Corolla existe há muito tempo. Não é loucura comparar este “clássico” do mundo automotivo com Brasil x Argentina. E parece que a rivalidade pode se estender para mundo dos SUVs. Isso porque existe a possibilidade de um Honda Civic Cross surgir nos próximos anos. Ele teria como base a geração mais recente do sedã médio. E quem seria seu concorrente? O Toyota Corolla Cross.
Honda Civic Cross chegará em breve para ficar entre o HR-V e o CR-V; saiba mais
A informação é do site chinês Yiche. De acordo com ele, a montadora japonesa está estudando a possibilidade de lançar um SUV médio no próximo ano. Sendo mais específico, no segundo semestre de 2022. Este novo carro seria construído sobre a plataforma da atual geração do Honda Civic. O nome também não seria o mesmo, visto que a Honda costuma chamar seus SUVs usando códigos (por exemplo: WR-V).
O objetivo seria justamente concorrer com o utilitário esportivo de sua ríval. Ou seja, ficaria posicionado entre o novo HR-V e o CR-V. Mas seria bem interessante saber como este veículo ficaria, já que o novo HR-V já está em um nível acima do modelo vendido por aqui . A categoria dos SUVs médios ganhou bastante relevância neste ano. O Toyota Corolla Cross chegou em março para ser o grande concorrente do Jeep Compass.
Mais recentemente, o carro chegou aos EUA e ao Japão. E o Corolla Cross já possui um bom volume de vendas. De acordo com dados da Fenabrave, ele teve 23.216 unidades comercializadas entre o mês que chegou às lojas e setembro passado. Um pouco menos que o Honda HR-V, que por sua vez é o que o carro mais vendido da marca (28.463 unidades). Ou seja, este novo carro da Honda chegaria para brigar em uma categoria bastante competitiva.
Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!
Pensando no visual, o Honda Civic Cross pode ser bastante parecido com a 11ª geração do Civic. Este modelo foi lançado neste ano e trouxe um design mais conservador, se compararmos ao modelo que ainda está a venda no Brasil. Ele traz uma dianteira que lembra muito a do novo Honda City. Tanto a grade quanto os faróis possuem um formato mais reduzido. A traseira também foi bastante modificada.
Interior
Considerando que este Honda Civic Cross poderá ser feito sobre a mesma plataforma do novo Civic, é de se esperar que ele chegue com um bom espaço interno. Vale lembrar que o três volumes possui uma distância entre-eixos de 2.735 mm. Enquanto isso, no seu principal alvo, esta distância é de 2.640 mm. O site chinês também fala que este novo carro pode compartilhar o design interior.
Neste caso, um dos destaques seria a central multimídia de sete polegadas. Ela vem com conectividade por meio do Android Auto ou do Apple CarPlay sem a necessidade de fios. O painel de instrumentos digital também é digital. Não há de duvidar que o utilitário esportivo também venha equipado com o pacote de assisstentes de condução Honda Sensing.
Conjunto mecânico
Outro ponto que deve ser compartilhado entre o Honda Civic Cross e o Honda Civic sedã é a motorização. Espera-se que o carro esteja equipado com o motor 1.5 Turbo. Este pode gerar uma potência máxima de 182 cv e torque de 19 kgfm. A possibilidade dele ser lançado com uma motorização híbrida também não deve ser descartada. Hoje, o Accord e o HR-V fazem o uso deste sistema.
Mas ainda é tudo questão de especulação. Não há informações oficiais de que de este novo Honda Civic Cross será lançado. Lembrando que aqui no Brasil, o novo Honda Civic sedã chegará no próximo ano.
(Com informações do site Yiche)
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.