Honda Civic 2017: nova geração chega este mês ao Brasil
Vice-líder do segmento de sedãs médios, a Honda não quer mais perder terreno e traz artilharia nova contra o líder Toyota Corolla. A aposta é na décima geração do Civic. Totalmente reformulado e mirando concorrentes maiores, o modelo cresceu em dimensões, tecnologia e preço.
Com visual arrojado, o modelo possui traços que se assemelham aos cupês, com quebra brusca do desenho do teto e tampa do porta-malas curta. Mas isso não comprometeu a sua capacidade de bagagem. Pelo contrário, ela aumentou para 525 litros. O conforto dos passageiros e do motorista também passou por alterações. Quem viaja no banco de trás agora tem mais 27 mm de espaço para as pernas. Já o painel dianteiro foi reformulado para ter mais espaço para os joelhos de quem anda na frente.
Na parte mecânica, o motor 1.8 foi aposentado. Já o 2.0 FlexOne, que rende 155 cv com etanol, segue na linha e ganha a companhia do 1.5 turbo de 173 cv, mas que queima somente gasolina. Para acompanhar os propulores, o sedã tem duas opções de câmbio: manual de seis velocidades e automático CVT.
Ao todo são quatro versões na linha do novo Civic: Sport, EX, EXL e Touring. Para entender melhor o conteúdo de cada uma, confira abaixo todos os detalhes.
Sport: R$ 87.990 (manual) e R$ 94.900 (CVT)
Versão de entrada, é a única com a possibilidade de câmbio manual. De série, vem equipada com ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com função Brake-Hold, controle de cruzeiro, botão ECON de modo de condução econômico, vidros elétricos com função “um toque”, sistema de som com quatro alto-falantes, conexão Bluetooth e USB, além de comandos no volante. Câmera de ré e aletas no volante para troca de marchas na versão com CVT completam o pacote.
Em termos de segurança, a configuração Sport já sai de fábrica com airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade, além de freios ABS com distribuição eletrônica (EBD). Sistemas de partida em aclive (HSA), de vetorização de torque Agile Handling Assist (AHA) e ISOFIX para cadeirinhas no banco traseiro também equipam a versão.
Na parte visual, o Civic Sport se diferencia pela grade em Black Piano, rodas de 17 polegadas escurecidas, forração exclusiva dos bancos e sistema de áudio com tela de cinco polegadas.
EX: R$ 98.400 (CVT)
Além dos itens oferecidos na Sport, a versão EX acrescenta rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado, grade frontal cromada, retrovisores com rebatimento elétrico e repetidores laterais em LED. Há ainda faróis com acendimento automático, bancos revestidos em couro e velocímetro digital.
EXL: R$ 105.900 (CVT)
Versão mais completa com o motor 2.0, a EXL soma aos seus equipamentos ar-condicionado automático de duas zonas, tela multimídia de sete polegadas com navegador e interface para smartphone, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. A central também possui entrada HDMI, duas portas USB, quatro tweeters (dois dianteiros e dois traseiros) e tela TFT de alta definição no painel de instrumentos.
Touring: R$ 124.900 (1.5 turbo e câmbio CVT)
Com o inédito motor 1.5 turbo, essa configuração acrescenta ao Civic sistema LaneWatch, que minimiza os pontos cegos por meio de uma câmera no retrovisor direito; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; bancos dianteiros com ajuste elétrico; sensor de chuva; retrovisor interno fotocrômico; teto solar elétrico e sistema de partida no painel ou pelo controle remoto.
Faróis totalmente em LED, incluindo os de neblina, painel e guarnição das portas com acabamento em alumínio escovado, junto das maçanetas externas cromadas, completam o visual da versão topo de linha do sedã.
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Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.