Honda CG alcança marca de 14 milhões de unidades produzidas no Brasil 

A CG foi a primeira motocicleta fabricada pela Honda no Brasil.  Desde 1976, quando as primeiras Honda CG 125 saíram da linha de produção da montadora japonesa no Polo Industrial de Manaus, no Amazonas, o modelo acumula 14 milhões de unidades produzidas no País.

Ao longo desse quase meio século de história, a Honda CG evoluiu em diversos aspectos – tecnologia, segurança, motorização – e continua sendo um sucesso, seja qual for a versão, da Start à admirada Titan, passando pela prática Fan e pela profissional Cargo. 

Honda CG: nove gerações de absoluto sucesso

Honda CG 160 Titan modelo 2023, é a versão mais atual da moto (Foto: Divulgação/Honda Motos)

No total, a Honda CG teve nove gerações, que compartilham um aspecto: a liderança absoluta de mercado, sendo a preferida entre todas as motocicletas já produzidas e vendidas no Brasil – performance que a coloca no topo do ranking de vendas geral de veículos, à frente até mesmo dos automóveis populares mais consagrados.

“A CG é um ícone absoluto, não apenas para a Honda, mas também para o mercado de duas rodas, e completar os 14 milhões de unidades produzidas reforça esse destaque”, aponta Marcelo Langrafe, diretor Comercial da Moto Honda e diretor de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) da Honda South America. 

“É um sinônimo de motocicleta para os brasileiros. Não é exagero dizer que muitos aprenderam a pilotar em uma CG, por isso ela ganhou a garagem e o coração de milhões de motociclistas, que guardam histórias com o modelo”, afirma o executivo.

O sucesso da CG é pautado em versatilidade, economia e qualidade

Honda CG 160 Cargo modelo 2023 (Foto: Divulgação/Honda Motos)

Uma série de fatores pode explicar o sucesso do modelo e um dos destaques é sua versatilidade, sendo usada para a mobilidade diária, trabalho ou lazer – estando presente tanto nas pequenas cidades quanto nas metrópoles brasileiras. Com forte vocação urbana, a CG ganhou ainda mais relevância com o aquecimento do mercado de entregas durante a pandemia de Covid-19.

A CG também é uma das motocicletas mais econômicas do mercado, com consumo de combustível reduzido e baixo custo de manutenção, “fatores que são destaques em momentos de instabilidade econômica e atraem muitas pessoas que estão entrando no mundo das duas rodas”, diz o representante da marca.

O motor das versões atuais, de 160 cm3, oferece à Honda CG um ótimo desempenho preservando características de resistência e durabilidade que também são marca registrada do modelo desde seu lançamento. 

Outros importantes fatores são a facilidade de acesso a peças originais, assistência técnica disponível em todo o território nacional, três anos de garantia sem limite de quilometragem e o valor de revenda – a moto tem um dos menores índices de depreciação do mercado.

Veja como a Honda CG evoluiu ao longo dos anos 

Honda CG 125 Álcool modelo 1981 (Foto: Divulgação/Honda Motos)

Nos mais de 45 anos de presença no mercado brasileiro, a Honda CG nunca deixou de evoluir.

Colocar lado a lado a primeira CG com a versão atual impressiona, pois a evolução tecnológica fica evidente. Ainda assim, em sua essência, a fórmula original continua a mesma: uma motocicleta robusta, ao mesmo tempo atraente e com tecnologia atualizada.

A CG foi protagonista de importantes momentos na história das motocicletas no País. Ela começou com uma motorização de 125 cm³, sendo a primeira motocicleta a ser produzida na fábrica da Honda em Manaus (AM). 

Foi também a pioneira em ter uma versão alimentada a álcool (em 1981). E lançou, em 1998, uma versão para uso profissional com banco individual mais largo e bagageiro para transporte de cargas – a CG 125 Cargo. 

Em 2004, o motor evoluiu para 150 cm³, com o modelo ganhando um design mais moderno.

Em 2009, foi apresentada a CG 150 Titan Mix, a primeira motocicleta no mundo produzida em série que utiliza tanto álcool como gasolina. A tecnologia FlexOne permitiu a vantagem de poder escolher o combustível, além de contribuir para um menor impacto ao meio ambiente, se utilizado o etanol.

Honda CG 150 Titan Mix modelo 2010 (Foto: Divulgação/Honda Motos)

A segurança também foi um aspecto que evoluiu muito ao longo dos anos. Em todas as versões, a Honda CG conta com o sistema de freios CBS (Combined Brake System) que distribui a frenagem entre as rodas. Nas versões Start, Fan e Titan, a suspensão dianteira telescópica é capaz de absorver melhor as irregularidades do piso, trazendo mais leveza, agilidade e conforto na pilotagem.

A mais recente versão da CG, dotada de motor 160 cm3 (lançado em 2016), é resultado desse longo processo evolutivo.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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