Honda CG alcança marca de 14 milhões de unidades produzidas no Brasil
A CG foi a primeira moto Honda no Brasil. A trajetória teve início em 1976, quando as primeiras Honda CG 125 saíram da linha de produção.
A CG foi a primeira motocicleta fabricada pela Honda no Brasil. Desde 1976, quando as primeiras Honda CG 125 saíram da linha de produção da montadora japonesa no Polo Industrial de Manaus, no Amazonas, o modelo acumula 14 milhões de unidades produzidas no País.
Ao longo desse quase meio século de história, a Honda CG evoluiu em diversos aspectos – tecnologia, segurança, motorização – e continua sendo um sucesso, seja qual for a versão, da Start à admirada Titan, passando pela prática Fan e pela profissional Cargo.
Honda CG: nove gerações de absoluto sucesso
No total, a Honda CG teve nove gerações, que compartilham um aspecto: a liderança absoluta de mercado, sendo a preferida entre todas as motocicletas já produzidas e vendidas no Brasil – performance que a coloca no topo do ranking de vendas geral de veículos, à frente até mesmo dos automóveis populares mais consagrados.
“A CG é um ícone absoluto, não apenas para a Honda, mas também para o mercado de duas rodas, e completar os 14 milhões de unidades produzidas reforça esse destaque”, aponta Marcelo Langrafe, diretor Comercial da Moto Honda e diretor de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) da Honda South America.
“É um sinônimo de motocicleta para os brasileiros. Não é exagero dizer que muitos aprenderam a pilotar em uma CG, por isso ela ganhou a garagem e o coração de milhões de motociclistas, que guardam histórias com o modelo”, afirma o executivo.
O sucesso da CG é pautado em versatilidade, economia e qualidade
Uma série de fatores pode explicar o sucesso do modelo e um dos destaques é sua versatilidade, sendo usada para a mobilidade diária, trabalho ou lazer – estando presente tanto nas pequenas cidades quanto nas metrópoles brasileiras. Com forte vocação urbana, a CG ganhou ainda mais relevância com o aquecimento do mercado de entregas durante a pandemia de Covid-19.
A CG também é uma das motocicletas mais econômicas do mercado, com consumo de combustível reduzido e baixo custo de manutenção, “fatores que são destaques em momentos de instabilidade econômica e atraem muitas pessoas que estão entrando no mundo das duas rodas”, diz o representante da marca.
O motor das versões atuais, de 160 cm3, oferece à Honda CG um ótimo desempenho preservando características de resistência e durabilidade que também são marca registrada do modelo desde seu lançamento.
Outros importantes fatores são a facilidade de acesso a peças originais, assistência técnica disponível em todo o território nacional, três anos de garantia sem limite de quilometragem e o valor de revenda – a moto tem um dos menores índices de depreciação do mercado.
Veja como a Honda CG evoluiu ao longo dos anos
Nos mais de 45 anos de presença no mercado brasileiro, a Honda CG nunca deixou de evoluir.
Colocar lado a lado a primeira CG com a versão atual impressiona, pois a evolução tecnológica fica evidente. Ainda assim, em sua essência, a fórmula original continua a mesma: uma motocicleta robusta, ao mesmo tempo atraente e com tecnologia atualizada.
A CG foi protagonista de importantes momentos na história das motocicletas no País. Ela começou com uma motorização de 125 cm³, sendo a primeira motocicleta a ser produzida na fábrica da Honda em Manaus (AM).
Foi também a pioneira em ter uma versão alimentada a álcool (em 1981). E lançou, em 1998, uma versão para uso profissional com banco individual mais largo e bagageiro para transporte de cargas – a CG 125 Cargo.
Em 2004, o motor evoluiu para 150 cm³, com o modelo ganhando um design mais moderno.
Em 2009, foi apresentada a CG 150 Titan Mix, a primeira motocicleta no mundo produzida em série que utiliza tanto álcool como gasolina. A tecnologia FlexOne permitiu a vantagem de poder escolher o combustível, além de contribuir para um menor impacto ao meio ambiente, se utilizado o etanol.
A segurança também foi um aspecto que evoluiu muito ao longo dos anos. Em todas as versões, a Honda CG conta com o sistema de freios CBS (Combined Brake System) que distribui a frenagem entre as rodas. Nas versões Start, Fan e Titan, a suspensão dianteira telescópica é capaz de absorver melhor as irregularidades do piso, trazendo mais leveza, agilidade e conforto na pilotagem.
A mais recente versão da CG, dotada de motor 160 cm3 (lançado em 2016), é resultado desse longo processo evolutivo.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.