Honda CG 160: saiba qual das versões faz mais sucesso no Brasil?

Uma das motos mais conhecidas do Brasil é a Honda CG 160. Mas você sabe qual delas é que mais agrada os brasileiros? Veja os números!

O mercado brasileiro de motos oferece opções para todos os gostos e bolsos. Um dos modelos mais conhecidos é a Honda CG 160. Ela se destaca por ser uma das motocicletas mais baratas do Brasil. Sem contar que é bastante útil para enfrentar os desafios do dia a dia. Atualmente, ela está sendo oferecida em quatro versões diferentes. Mas você sabe qual delas é a que mais agrada os brasileiros?

Honda CG 160 (Foto: Divulgação/Honda)

Honda CG 160 Fan é a mais vendida da família CG 160; veja os dados

Esta moto é fabricada aqui no Brasil desde o ano de 1976, Ou seja, a moto da marca japonesa já possui uma longa carreira aqui no Brasil. A Honda CG 160 também é a mais querida por todos os brasileiros. De acordo com dados da Fenabrave, 227.410 unidades foram comercializadas só neste ano. Ela lidera não só o ranking da categoria City como o ranking geral.

CG 160 Titan (Foto: Divulgação/Honda)

Atualmente, ela está sendo oferecida em quatro versões diferentes. Sendo que de acordo com o site especializado Motoo.com.br , a versão foi a mais vendida no último mês de setembro. Neste último mês, ela teve 12.352 unidades. Ou seja, uma participação de 48% em todas as vendas da moto neste período. Posicionada entre a Smart e a Titan, a Honda CG 160 Fan está custando R$ 12.280.

A segunda configuração mais vendida foi a CG 160 Titan. Com um visual mais esportivo que as demais, o modelo é a mais cara da linha e custa a partir de R$ 13.310. Mesmo assim, ela conseguiu ter 7.138 unidades emplacadas o último mês. Já o modelo mais barato fecha o pódio. A CG 160 Smart é uma das motos mais em conta do Brasil e tem preços a partir de R$ 11.180. Suas vendas tiveram uma parcela de 22% nas vendas da moto.

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CG 160 Fan (Foto: Divulgação/Honda)

A moto ainda possui uma configuração especifica para quem busca uma moto para trabalhar. Estamos falando da CG 160 Cargo. Esta motocicleta custa a partir de R$ 12.420.  Ela foi a menos vendida entre as versões. Em setembro, foram apenas 686 unidades comercializadas em todo o território nacional. Lembrando que todas estas motos passaram por boas alterações para a linha 2022.

Entenda as diferenças entre as versões

Honda CG 160 Smart (Foto: Divulgação/Honda)

Todas as versões da Honda CG 160 possuem suas diferenças. Com relação aos freios, por exemplo, a CG 160 Smart usa freios a tambor. Seu diâmetro é de 130mm. Enquanto isso, as outras três configurações usam freios com disco de 240 mm na dianteira. Já a roda traseira está o tambor de 130 mm de diâmetro. Outra parte que se distingue as versões são os pneus traseiros. São duas opções:

  • CG 160 Start e Fan: medida 90/90 – 18 M/C REINF 57P
  • CG 160 Titan: medida 100/80 – 100/80 – 18M/C REINF 59P

Já a roda dianteira de todas as versões tem medida 80/100 18 M/C 47P. Sendo que as rodas do modelo mais em conta são raiadas e possuem aros de aço. Já os outros modelos usam rodas de liga leve com cinco raios (duplos). Pensando no visual, o modelo Titan se destaca pela aparência mais esportiva.

Honda CG 160 Cargo (Foto: Divulgação/Honda)

Todas estas configurações estão equipadas com um motor monocilíndrico de 162,7 cm³, com injeção eletrônica e com sistema de comando de válvulas no cabeçote OHC. No entanto, ele gera uma potência de 14,9 cv e torque de de 1,4 kgfm na versão Smart (movida a gasolina). Já as outras três versões, ele pode produzir 15,1 cv de potência e 1,54 kgfm de torque. Em ambos os casos, o propulsor está acoplado a uma transmissão de cinco velocidades.

Por fim, o tamanho de tanque também é diferente. Nas Honda CG 160 Cargo, Fan e TItan, ele possui a capacidade máxima de 16,1 litros. Já no modelo Smart, o tanque possui uma capacidade de 14,6 litros.

(Com informações de Motoo e Honda Motos)

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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