Honda celebra 25 anos da Biz

A Honda Biz revolucionou o mercado e praticamente criou um segmento de motos no Brasil: a CUB. Neste ano, o modelo completa 25 anos.

A Honda Biz revolucionou o mercado e praticamente criou um segmento de motocicletas no Brasil: a CUB – Category Upper Basic, ou categoria básica superior.

Atualmente, já são mais de 6 milhões de motocicletas CUB produzidas em solo nacional. Neste ano, a Honda celebra 25 anos da Biz.

Acompanhe a evolução da Honda Biz ao longo de 25 anos

Honda Biz 100 2013 (Foto: Divulgação/Honda Motos)

Lançada no mercado brasileiro em 1998, a linha Biz representa o segundo modelo mais emplacado pela Honda, com mais de 100 mil unidades apenas neste ano, atrás apenas da CG 160, moto mais vendida de todos os tempos no Brasil.

A Biz é uma motocicleta que aproximou gerações de brasileiros do mundo das duas rodas por vantagens como economia, praticidade, design moderno e facilidade de pilotagem.

Além dos aspectos técnicos, o modelo também permitiu que milhares de pessoas pudessem transformar e melhorar suas vidas por meio de uma mobilidade acessível.

“O modelo superou as expectativas quando lançamos, inclusive com uma campanha publicitária que marcou época. Hoje, muitas pessoas não identificam o que é uma CUB, elas conhecem a Biz e isso é resultado de um forte trabalho ao longo dos anos e da admiração aos clientes”, ressalta Marcelo Langrafe, diretor Comercial da Honda Motos.

Origens no Japão, em 1958

Honda Super Cub 1958 (Foto: Divulgação/Honda Motos)

A história desse modelo icônico começou em 1958, no Japão, com o lançamento da Honda Super Cub, que inaugurou a categoria e se tornou um sucesso de vendas no mundo todo, conquistando os mercados asiáticos, europeu e norte americano nas décadas de 1960 e 1970. 

Nos EUA, novos perfis de público, como as mulheres e os jovens, se encantaram com a moto depois da icônica campanha publicitária “You Meet the Nicest People on a Honda” (você conhece as melhores pessoas em uma Honda).

A Super Cub ganhou uma fama popular de indestrutível, graças à sua durabilidade e extrema resistência do motor a quatro tempos, algo que era inovador à época e garantia alto desempenho e economia, além de contrastar com os motores a dois tempos, que eram o principal propulsor à época. 

O modelo tinha um design único e sistema de embreagem automática centrífuga que tornou as trocas de marchas mais simples.

Honda C-100 Dream precede a Biz

Honda C 100 Dream 1992 (Foto: Divulgação/Honda Motos)

Os modelos CUB chegaram ao Brasil no início dos anos 90, com a Honda C-100 Dream, inicialmente importada. 

A motocicleta já estava no mercado internacional havia algumas décadas e demandava adaptações às necessidades, expectativas e características de uso dos brasileiros. 

Por isso, a Honda decidiu desenvolver um modelo inovador, liderado pelo time local de Pesquisa e Desenvolvimento, que estabeleceu as diretrizes e conceitos do que viria a ser a representante nacional do segmento CUB.

Após anos de pesquisas e estudos, em 1998 a Honda lançou a C-100 Biz, única motocicleta da categoria a oferecer espaço sob o assento para guardar capacete ou outros objetos, sem perder a agilidade e baixo consumo de combustível. 

O modelo foi considerado revolucionário e, da C-100 Dream, sua antecessora, herdou o motor e o câmbio, mas chegou com design diferenciado, com linhas e cores modernas.

Outra grande inovação do modelo foi a combinação de roda 17’’, com pneu fino na frente, e aro 14’’, com pneu mais largo e alto atrás, o que permite uma boa transposição de obstáculos pela roda dianteira e a resistência a impactos com a traseira, contribuindo para estabilidade e segurança nos diferentes tipos de terrenos das ruas e rodovias brasileiras.

Honda Biz 125 surge em 2005

Honda Biz 125 2006 (Foto: Divulgação/Honda Motos)

Em 2005, o modelo recebeu sua primeira grande atualização e ganhou uma motorização mais potente (124,9 cm3), passando a se chamar Honda Biz 125. 

Quatro anos depois, foi o primeiro modelo de baixa cilindrada no Brasil a receber a moderna injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), tecnologia que reduz a emissão de gases poluentes e contribui com a eficiência do motor e economia de combustível.

Em 2011, a Biz ganhou uma versão flex e o aumento na capacidade do tanque. 

Em 2012, a Honda apresentou uma nova versão da motocicleta, a Biz 100, que se consagrou como uma opção de entrada mais acessível, com visual inspirado na “irmã” maior, de 125 cm3.

Esse mesmo modelo foi atualizado em 2016 e passou a ter um novo motor de 110 cilindradas dotado de injeção eletrônica, passando a se chamar Biz 110i.

Linha Honda Biz 2022 (Foto: Divulgação/Honda Motos)

A mais recente renovação do modelo foi em 2018, quando tanto a Biz 110i como a Biz 125, compartilharam mudanças no design, freios CBS, painel eletrônico, ampliação do espaço sob o assento, além de tomada 12V.

Você precisa saber: Motociclistas em apuros! Furto e roubo de motos têm nova alta; confira os locais de maior ação

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile