Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2023 chega ao Brasil com edição de 30 anos

A superesportiva Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2023 estreia no Brasil em duas configurações, incluindo inédita edição comemorativa

A Honda, líder entre as fabricantes de motos em atividade no Brasil, apresenta no mercado nacional sua nova motocicleta. Inspirada em modelo do ano de 1992, a superesportiva Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2023 chega em fevereiro às concessionárias com aperfeiçoamentos e uma edição especial de 30 anos.

Superesportiva está disponível em duas versões no modelo 2023 (Foto: Divulgação/Honda)

Conheça a nova CBR 1000RR-R Fireblade SP 2023

A nova superesportiva da fabricante japonesa é desenvolvida sob a supervisão do Honda Racing Corporation (HRC) e teve sua eficiência comprovada com o título do Superbike Brasil 2022, principal competição da motovelocidade brasileira.

O modelo lançado no mercado nacional em 2021 recebeu algumas modificações nas características do motor, maneabilidade e aerodinâmica, buscando o desenvolvimento de sua performance nas pistas.

A motorização recebeu atualizações que melhoraram a resposta do propulsor em baixas e médias rotações. Aliado ao controle de tração (HSTC) mais afinado e à redução da carga da mola de retorno do sistema TBW de acelerador eletrônico, o sistema proporciona maior sensibilidade do acelerador, conexão mais precisa com a roda traseira e melhor saída das curvas.

Linha traz inspiração na primeira Fireblade, de 1992 (Foto: Divulgação/Honda)

A Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2023 conta com chassi do tipo Diamond em alumínio e conjunto de mola-amortecedor Öhlins TTX36 Smart-EC totalmente regulável, ligado a uma balança de suspensão de alumínio longa por intermédio de articulações.

Alguns detalhes são derivados da RC 213V, moto usada pela Honda na MotoGP, como o desenho da balança, aparatos aerodinâmicos, aletas laterais, para lamas e parte inferior da carenagem.

(Foto: Divulgação/Honda)

A suspensão dianteira possui tubos de 43 mm e sistema Öhlins S-EC (Semi active Electronic Control). Os freios dianteiros trazem discos de 330 mm com cálipers de quatro pistões e o sistema ABS pode ser ajustável para uso em pista.

Além disso, a superesportiva conta com painel TFT de 5 polegadas, plataforma inercial IMU de seis eixos, três níveis do amortecedor de direção eletrônico HESD (Honda Electronic Steering Damper) e sistema Rear Lift Control, que possibilita a redução a capacidade da roda traseira de levantar do solo em frenagens bruscas.

Preços e versões da Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2023

A Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2023 chegará em fevereiro às concessionárias da marca japonesa no Brasil. O modelo será oferecido em duas versões.

Umas delas é a exclusiva “Special Edition 30th Anniversary”. Para celebrar os 30 anos da primeira Fireblade no mercado brasileiro, a moto traz o layout atualizado, com grafismos e cores da edição pioneira de 1992.

A edição comemorativa ostenta o emblema “30th Anniversary” no tanque, na chave inteligente e na ponteira do escape de titânio. O modelo também conta com numeração gravada na mesa superior da suspensão dianteira.

Edição comemora 30 anos da primeira Fireblade no mercado brasileiro (Foto: Divulgação/Honda)

Além disso, a superesportiva também possui modelo com a clássica tonalidade tricolor, que apresentar o grafismo das Fireblade usadas no Campeonato Mundial de Superbike pela equipe HRC.

Veja abaixo os preços da CBR 1000RR-R Fireblade SP 2023, com base no Distrito Federal:

  • Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP: R$ 193.500
  • Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 30th Anniversary: R$ 198.500

Linha 2023 estará disponível a partir de fevereiro (Foto: Divulgação/Honda)

Motorização da superesportiva

A Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2023 traz motor de 1.000 cc, tetracilíndrico, arrefecimento líquido e abastecido com gasolina.

Este propulsor gera 216,2 cv de potência a 14.500 rpm e torque de 11,5 kgfm a 12.500 rpm. A transmissão é manual de seis marchas com quickshifter, que diminui o tempo de troca.

O motor possui pistões de alumínio forjado e bielas de titânio. Para melhorar os fluxos e a velocidade das correntes de ar, a caixa de filtro, os dutos de admissão e os canais de tomadas de ar foram redesenhados.

Além disso, o novo desenho intermediário do sistema de escape 4-2-1 permitiu maior eficiência aos dutos dos gases de escape ao chegar no catalisador.

Painel pode ser configurado conforme preferência do piloto (Foto: Divulgação/Honda)

Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

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