Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2022 chega surpreendendo ainda mais

Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2022 chega surpreendendo ainda mais. Veja ficha técnica, preço, desempenho, consumo e muito mais !

Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2022 chega, realmente, para manter-se no topo das motos esportivas. Vencedora de diversos prêmios no ano de 2021, a nova CBR 1000RR-R Fireblade  surge renovada por meio de novas tecnologias, motorização, aerodinâmica e muito mais.

Aproveite, fique por por aqui e saiba tudo sobre a Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2022: Motor, Desempenho, Preços, Ficha Técnica, Consumo e mais!

Nova Honda CBR 1000RR-R . (Foto: Divulgação / Honda )

Tudo sobre a Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2022

Preço Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2022

A partir de R$ 159.000,00

Motor Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2022

O motor de quatro cilindros em linha e 1.000 cc da CBR 1000RR-R Fireblade é completamente novo . O pico de potência alcança 216,2 cv a 14.500 rpm e o torque máximo é de 11,5 kgf.m a 12.500 rpm.

De acordo com a Honda, para conseguir o tamanho de válvulas ideal, eficiência de combustão e a redução de atrito necessária visando obter performance, o motor da RR-R partilha a mesma configuração do motor da RC 213V, com 81 mm diâmetro e curso de 48,5 mm, uma mudança radical em relação aos 76 x 55,1 mm do motor da Fireblade anterior.

Honda CBR 1000RR-R Fireblade (Foto: Divulgação)

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Desempenho da Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2022

  • Potência: 216,2 cv a 14.500 rpm
  • Torque: 11,5 kgf.m a 12.500 rpm

Consumo Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2022

  • 18 km/L (em média, conforme Inmetro)

Equipamentos, Visual e Aerodinâmica Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2022

Juntamente com o novo motor e conjunto ciclístico, a CBR1000RR-R SP possui carenagens de design novo e agressivo. Além disso, criou-se um coeficiente de arrasto com o piloto abaixado – que é referência no segmento das superesportivas. Tal aprimoramento restringiu a tendência à elevação da roda dianteira em aceleração como melhorou a estabilidade em frenagem.

A altura do tanque de combustível foi reduzida em 45 mm (em comparação com a Fireblade anterior), diminuindo a área frontal com o piloto curvado. O para-brisas com um ângulo de 35° canaliza suavemente o fluxo de ar da carenagem superior, fazendo-o passar sobre o piloto e sobre a rabeta, o que, por si só, já representa a menor resistência possível ao arrastamento aerodinâmico.

As entradas de ar à esquerda e à direita da parte superior da carenagem visam diminuir a resistência à inclinação da moto e nas mudanças de direção.

Nova Honda CBR 1000RR-R . (Foto: Divulgação / Honda )

Laterais da carenagem

A superfície convexa de cada lado do para-lama dianteiro afasta o fluxo de ar da roda dianteira, direcionando-o suavemente para as laterais da carenagem. O ar para o arrefecimento dos radiadores de líquido e de óleo foi otimizado graças à gestão aerodinâmica da velocidade e da pressão do ar que flui no entorno do pneu dianteiro.

A carenagem inferior foi alargada até perto do pneu traseiro, modelada para canalizar o ar para baixo. Isto tem dois efeitos:

Com o piso seco: menos ar atinge o pneu traseiro o que diminui o arrasto

Com o piso molhado: joga menos água no pneu, melhorando a aderência.

Assim, para que o ar possa fluir em torno dos pés do condutor com o mínimo de resistência, as laterais do para-lama traseiro/proteção da corrente foram cuidadosamente desenhados; o lado superior é cortado para deixar passar o ar que sobe por baixo, de ambos os lados do braço oscilante, diminuindo a elevação traseira.

Honda CBR 1000RR-R Fireblade (Foto: Divulgação)

Aerodinâmica

O resultado de todo este refinado trabalho na aerodinâmica da Honda CBR 1000RR-R SP, em configuração de pista, é um coeficiente de arrasto de 0,270, o melhor em sua classe. Para gerar “downforce”, a pressão aerodinâmica que mantem a moto colada ao solo em velocidades de pista – e para reduzir ao máximo a área frontal – a CBR 1000RR-R SP emprega aletas que geram força descendente semelhante à da RC 213V de MotoGP de 2018. Isso se traduz em uma diminuição do levantamento da roda dianteira em aceleração e maior estabilidade nas frenagens e nas curvas.

Há três aletas dispostas em linha vertical dentro das laterais da carenagem. Esta disposição (verticalmente profunda e longitudinalmente curta) não tem efeito prejudicial na capacidade de curvar e na descida à inclinação durante a inserção em curva. A distância consistente entre as pontas das aletas traseira e as paredes internas da carenagem limita a separação do fluxo de ar, produzindo a máxima força descendente.

O ângulo das aletas equilibra as forças descendentes opostas à direita/esquerda em curva, oferecendo um comportamento mais estável. As velocidades de fluxo por cima e por baixo das aletas diferem para evitar que o ar fique “preso” nas partes laterais das carenagens, afetando a maneabilidade.

Nova Honda CBR 1000RR-R . (Foto: Divulgação / Honda )

Controle completo e intuitivo dos sistemas

Para um controle completo e intuitivo dos sistemas da CBR 1000RR-R SP, o painel TFT a cores de 5 polegadas é maior e tem melhor resolução. Totalmente personalizável, apresenta exatamente o que o condutor pretende ver. O punho esquerdo é compacto e abriga um interruptor de quatro botões. Este conjunto tem utilização fácil e rápida; os botões superior/inferior definem os parâmetros do modo de condução e os botões esquerdo/direito alternam as informações no painel.

Sistema Smart Key

A CBR 1000RR-R vem equipada com sistema Smart Key, pelo qual ignição e a trava da direção funcionam sem necessidade de chave. O sistema é muito conveniente no dia-a-dia e permitiu equipar a nova Fireblade com uma mesa superior de direção de competição, liberando o espaço necessário para o sistema ram-air de admissão de ar.

Nova Honda CBR 1000RR-R . (Foto: Divulgação / Honda )

Cores da Nova Honda CBR 1000RR-R Fireblade

Vermelho

Preto Perolizado

Honda CBR 1000RR-R Fireblade (Foto: Divulgação)

Fotos Honda CBR 1000RR-R Fireblade 2022

 

Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2022
Motor DOHC, 4 cilindros
Potência/Torque 216,2 cv a 14.500 rpm / 11,5 kgf.m a 12.500 rpm
Transmissão 6 velocidades com quickshifter
Suspensão Suspensão Dianteira/Curso: Garfo Telescópico Ohlins NPX S-EC 125 / 114mm Suspensão Traseira/Curso: Pro-Link Ohlins TTX36 S-EC swingarm 66 / 143mm
Consumo 18 km/L (em média)
Roda e Pneus Pneu Dianteiro: 120/70 – ZR17M/C (58W) - Pneu Traseiro: 200/55 – ZR17M/C (73W)
Freios Freio Dianteiro/Diâmetro: Disco Duplo Flutuante Radial (Brembo) / 330 mm (ABS) - Freio Traseiro/Diâmetro: Disco Simples / 220 mm (ABS)
Peso 189 kg (Peso Seco)
Dimensão Comprimento x Largura x Altura: 2.100 x 745 x 1.140 mm - Distância entre eixos: 1.455 mm
Capacidade 16,1 litros (Tanque)
Preço A partir de R$ 159.000,00
Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2022
Conjunto mecânico
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Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

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