Honda CB 500F e CB 500X 2023 têm novidades para melhor performance

A Honda Motos acaba de lançar a linha Honda CB 500F e CB 500X 2023 – versões F e X – com atualizações como a redução do peso e os novos sistemas de suspensão e frenagem, o que aumentou a segurança e melhorou a performance das motos.

As novas CB 500 chegam às concessionárias da marca japonesa em todo o Brasil a partir de maio, com preços sugeridos de R$ 39.100 para a naked CB 500F e de R$ 41.600 para a aventureira CB 500 X.

Honda CB 500F e CB 500X 2023

Conheça as novidades das CB 500F e CB 500X

O grande destaque da nova geração das CB 500F e CB 500X é a adoção da suspensão dianteira invertida Showa de 41 mm de diâmetro do tipo SFF-BP USD, evolução que veio acompanhada do aperfeiçoamento na frenagem dianteira – um par de discos tipo Wave de 296 mm de diâmetro agora substitui o disco simples de 310 mm. 

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A redução de peso nas rodas e novos cálipers de freio – de quatro pistões e fixação radial na CB 500F, de dois pistões e fixação axial na CB 500X – permitiram incrementar a segurança e a maneabilidade dos modelos, aspecto que foi favorecido também pela balança de suspensão traseira redesenhada, pelo novo ajuste do conjunto mola-amortecedor traseiro e também pela diferente distribuição do peso entre as rodas dianteira e traseira. 

22YM HONDA CB500X

Nova suspensão SFF-BP

O chassi de tubos de aço de 35 mm, reconhecido pela resistência e leveza, permaneceu inalterado tanto na CB 500F como na CB 500X, que receberam uma inédita suspensão dianteira invertida com tubos de 41 mm de diâmetro, realizada pela Showa com a tecnologia Separated Function Fork Big Piston (SFF-BP), a mesma usada nas Honda CB 650R e CBR 650R.

A fixação da nova suspensão à coluna de direção das exigiu um novo par de mesas, exclusivas para cada um dos modelos.

O funcionamento da suspensão SFF-BP tem a vantagem de separar as funções em cada um dos lados da suspensão dianteira.

A função de amortecimento hidráulico está localizada em uma bengala de suspensão enquanto na outra fica o mecanismo da mola. Com isso a reação do sistema às imperfeições do piso foi apurada, o que se traduziu em melhora da pilotagem.

Na suspensão traseira, o conjunto único de mola-amortecedor continua com cinco níveis de regulagem na carga da mola, mas seu ajuste foi modificado para melhor se adequar à nova suspensão dianteira e balança de suspensão traseira redesenhada, que agora dispõe de travessa de reforço transversal. 

A nova balança de suspensão traseira está mais leve pela alteração no material com o qual é construída, chapa de aço de espessura de 2 mm (em vez de 2,3 mm). Apesar do menor peso, a balança de suspensão traseira está mais resistente à torção, mas com maior flexibilidade lateral o que permitiu melhora na maneabilidade. 

22YM HONDA CB500X

Novas rodas e pneus

Na CB 500F, as novas rodas, agora mais leves, têm cinco raios em formato de Y e são calçadas com pneus 120/70-ZR17 na dianteira e 160/60-ZR17 na traseira. Na CB 500X, apenas a roda dianteira, agora mais leve graças a adoção de raios mais estreitos, foi modificada para poder receber o par de discos de freio de 296 mm.

Os pneus da aventureira permaneceram os modelos mistos on-off, sem alterações nas medidas, 110/80-R19 na dianteira e 160/60-R17 atrás.

A naked CB 500F 2023 traz frenagem com dois cálipers Nissin de quatro pistões e fixação radial, um conjunto ideal para uma naked leve, compacta e agressiva, de excelente desempenho dinâmico. 

Na aventureira CB 500X a opção foi por duas cálipers Nissin de pistão duplo e fixação axial, mais consoante com as necessidades de frenagem de um modelo que permite uso mais eclético, tanto rodoviário como também em pisos de baixa aderência. 

Honda CB 500F e CB 500X 2023

Redução e redistribuição do peso

As intervenções na ciclística da família CB 500 2023 resultaram em alterações positivas na distribuição de peso entre roda dianteira e traseira. 

Na CB 500F houve leve incremento na massa sob o eixo dianteiro. O percentual de distribuição de peso agora passou a ser de 49,7% na dianteira e 50,3% na traseira – antes era 46,8%/53,2% –, o que melhorou a maneabilidade da motocicleta e a aderência do pneu dianteiro. A distância entreeixos permaneceu em 1.409 mm.

Na CB 500X a distribuição de peso entre roda dianteira e traseira também foi levemente modificada. Agora o percentual entre frente e traseira é de 48,7/51,3% (antes 48/52%). A distância entreixos permaneceu em 1.443 mm.

A iluminação full-LED teve o farol dianteiro de ambas CB 500 aperfeiçoado visando uma melhor distribuição do facho de luz baixo e alto, e veio acompanhada de novos piscas dianteiros, mudanças estas complementadas por cores inéditas para a naked CB 500F e aventureira CB 500X.

Honda CB 500F e CB 500X 2023

Mudanças na aparência

A natureza agressiva da naked CB 500F foi exaltada com o novo farol dianteiro, agora com LEDs mais potentes assim como os piscas dianteiros. O posicionamento do painel Blackout LCD, o assento baixo, a apenas 789 mm do solo, as novas pedaleiras de alumínio e o guidão cônico resultam em uma postura do piloto que favorece a pilotagem agressiva. 

O desenho interligado das aletas laterais ao tanque – que, com 17,1 litros de capacidade, proporciona autonomia superior a 450 km – dá total destaque ao motor, enquanto as tampas laterais formam um conjunto com o assento que ressalta o estilo anguloso. O compacto para-lamas dianteiro segue o estilo do que equipa a CB 650R. 

A CB 500X tem um marcante estilo direcionado para a aventura, que se percebe pelas longas aletas laterais do tanque, que protegem o novo radiador e proporcionam um conjunto que se une de maneira harmoniosa ao banco, laterais e rabeta. 

A carenagem frontal e para-brisas – este regulável em duas posições de altura, que oferece a devida proteção contra as intempéries e “quebra” a pressão aerodinâmica sobre o piloto em trechos rodoviários realizados em velocidades elevadas – também se destacam no novo visual. 

O novo farol, de LEDs mais potentes, assim como os piscas, resulta em melhora da visibilidade. O banco, situado a 834 mm do solo, tem conformação que favorece a movimentação do condutor e o alcance dos pés no solo. 

 

Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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