Honda Automóveis celebra 30 anos de presença no Brasil

A Honda Automóveis do Brasil está completando 30 anos de presença no mercado nacional – destes, 25 anos com produção local. No período, a marca conquistou inúmeros prêmios e o reconhecimento do público brasileiro.

O início da trajetória da Honda Automóveis no País se deu com a importação do modelo Accord, em 1992. 

Relembre a trajetória da Honda Automóveis no Brasil

Honda Civic da 6ª geração, o primeiro carro da marca produzido no Brasil (Foto: Divulgação/Honda Automóveis)

Com o sucesso do Honda Accord e com a consolidação da marca – que já fabricava motocicletas em solo nacional desde 1976 – a empresa partiu para uma nova empreitada: em 6 de outubro de 1997, deu início à fabricação local de automóveis.

VEJA TAMBÉM

O local escolhido para a produção de seus automóveis foi a cidade de Sumaré, no interior de São Paulo, em um terreno de 1,7 milhão m². Naquele início, 20 unidades do Honda Civic, então em sua sexta geração, saíam diariamente da linha de montagem.

Primeira fabricante de automóveis a se instalar na Região Metropolitana de Campinas, onde fica Sumaré, a Honda Automóveis liderou o processo de estruturação de uma rede de fornecedores, a princípio, com 33 empresas – algumas das quais iniciaram suas atividades no Brasil para atender exclusivamente a fabricante japonesa. 

Fábrica da Honda em Sumaré-SP (Foto: Divulgação/Honda Automóveis)

Para construir uma trajetória de sucesso, contínuos investimentos foram realizados, entre eles a inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis, em 2014; e da nova fábrica de automóveis, na cidade de Itirapina (vizinha a São Carlos, também no interior paulista), em 2019. Como resultado, atualmente, a produção acumulada ultrapassa 2 milhões de unidades.

De 400 funcionários, no início das operações produtivas, a empresa conta hoje com cerca de 2.200 trabalhadores. No acumulado dos 30 anos, a Honda Automóveis investiu no País um total de cerca de R$ 7 bilhões.

Linha atual da Honda Automóveis no Brasil

Honda New City Hatchback (Foto: Divulgação/Honda Automóveis)

A Honda Automóveis anunciou em 2021 importantes mudanças na sua linha de produtos no Brasil. O icônico Civic entrou para a gama de importados da marca, ao lado do Accord Híbrido e do modelo CR-V.

Além disso, a Honda apresentou o New City sedã, em uma renovação sem precedentes do modelo; e New City Hatchback, fazendo sua estreia no segmento de hatches no Brasil. O New City é o primeiro modelo produzido localmente a embarcar a tecnologia de assistência ao condutor Honda Sensing.

Mais uma novidade é a segunda geração do HR-V, intitulada New HR-V, que foi recentemente anunciada. Fruto de um projeto 100% inédito, a nova geração do modelo se destaca pelo espaço interno ampliado, com ainda mais conforto e versatilidade, características que fizeram a fama de seu admirado antecessor, e que agora foram redefinidas em patamar superior. 

O Honda New HR-V tem quatro versões e duas motorizações, ambas com alta eficiência, priorizando, cada qual, o baixo consumo de combustível e a alta performance.

Além disso, na área da eletrificação, a Honda introduziu no Brasil, em 2021, a tecnologia híbrida e:HEV no modelo Honda Accord Híbrido, que também estará presente nas novas gerações dos modelos Civic e CR-V, que serão lançados no Brasil até 2023.

Produção de automóveis com energia limpa

Parque eólico da Honda Energy do Brasil (Foto: Divulgação/Honda Automóveis)

Um importante marco na história da Honda Automóveis se dá no campo ambiental. Com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 das atividades fabris e, assim, incorporar energia limpa e renovável ao processo produtivo de seus automóveis, foi inaugurado, em novembro de 2014, o parque eólico da Honda Energy do Brasil, pioneiro no setor automotivo nacional e no grupo Honda no mundo.

Localizado em Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, o empreendimento já gerou mais de 591 mil MWh e evitou a emissão de mais de 42 mil toneladas de CO2 no meio ambiente. Assim, desde 2015, 100% dos veículos são produzidos localmente com energia elétrica renovável. Desde então, mais de 860 mil automóveis Honda foram produzidos com energia limpa.

Além disso, a geração do parque eólico supre as atividades produtivas da unidade de Sumaré e do escritório da marca na cidade de São Paulo.

Em novembro de 2020, a Honda ampliou a capacidade instalada em seu empreendimento, que passou a contar com dez turbinas.

O projeto ressalta a mensagem positiva sobre a viabilidade de processos produtivos sustentáveis, em linha com os esforços rumo a neutralidade em carbono.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar