Honda Automóveis celebra 30 anos de presença no Brasil

A Honda Automóveis do Brasil está completando 30 anos de presença no mercado nacional – destes, 25 anos com produção local. Veja a trajetória.

A Honda Automóveis do Brasil está completando 30 anos de presença no mercado nacional – destes, 25 anos com produção local. No período, a marca conquistou inúmeros prêmios e o reconhecimento do público brasileiro.

O início da trajetória da Honda Automóveis no País se deu com a importação do modelo Accord, em 1992. 

Relembre a trajetória da Honda Automóveis no Brasil

Honda Civic da 6ª geração, o primeiro carro da marca produzido no Brasil (Foto: Divulgação/Honda Automóveis)

Com o sucesso do Honda Accord e com a consolidação da marca – que já fabricava motocicletas em solo nacional desde 1976 – a empresa partiu para uma nova empreitada: em 6 de outubro de 1997, deu início à fabricação local de automóveis.

O local escolhido para a produção de seus automóveis foi a cidade de Sumaré, no interior de São Paulo, em um terreno de 1,7 milhão m². Naquele início, 20 unidades do Honda Civic, então em sua sexta geração, saíam diariamente da linha de montagem.

Primeira fabricante de automóveis a se instalar na Região Metropolitana de Campinas, onde fica Sumaré, a Honda Automóveis liderou o processo de estruturação de uma rede de fornecedores, a princípio, com 33 empresas – algumas das quais iniciaram suas atividades no Brasil para atender exclusivamente a fabricante japonesa. 

Fábrica da Honda em Sumaré-SP (Foto: Divulgação/Honda Automóveis)

Para construir uma trajetória de sucesso, contínuos investimentos foram realizados, entre eles a inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis, em 2014; e da nova fábrica de automóveis, na cidade de Itirapina (vizinha a São Carlos, também no interior paulista), em 2019. Como resultado, atualmente, a produção acumulada ultrapassa 2 milhões de unidades.

De 400 funcionários, no início das operações produtivas, a empresa conta hoje com cerca de 2.200 trabalhadores. No acumulado dos 30 anos, a Honda Automóveis investiu no País um total de cerca de R$ 7 bilhões.

Linha atual da Honda Automóveis no Brasil

Honda New City Hatchback (Foto: Divulgação/Honda Automóveis)

A Honda Automóveis anunciou em 2021 importantes mudanças na sua linha de produtos no Brasil. O icônico Civic entrou para a gama de importados da marca, ao lado do Accord Híbrido e do modelo CR-V.

Além disso, a Honda apresentou o New City sedã, em uma renovação sem precedentes do modelo; e New City Hatchback, fazendo sua estreia no segmento de hatches no Brasil. O New City é o primeiro modelo produzido localmente a embarcar a tecnologia de assistência ao condutor Honda Sensing.

Mais uma novidade é a segunda geração do HR-V, intitulada New HR-V, que foi recentemente anunciada. Fruto de um projeto 100% inédito, a nova geração do modelo se destaca pelo espaço interno ampliado, com ainda mais conforto e versatilidade, características que fizeram a fama de seu admirado antecessor, e que agora foram redefinidas em patamar superior. 

O Honda New HR-V tem quatro versões e duas motorizações, ambas com alta eficiência, priorizando, cada qual, o baixo consumo de combustível e a alta performance.

Além disso, na área da eletrificação, a Honda introduziu no Brasil, em 2021, a tecnologia híbrida e:HEV no modelo Honda Accord Híbrido, que também estará presente nas novas gerações dos modelos Civic e CR-V, que serão lançados no Brasil até 2023.

Produção de automóveis com energia limpa

Parque eólico da Honda Energy do Brasil (Foto: Divulgação/Honda Automóveis)

Um importante marco na história da Honda Automóveis se dá no campo ambiental. Com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 das atividades fabris e, assim, incorporar energia limpa e renovável ao processo produtivo de seus automóveis, foi inaugurado, em novembro de 2014, o parque eólico da Honda Energy do Brasil, pioneiro no setor automotivo nacional e no grupo Honda no mundo.

Localizado em Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, o empreendimento já gerou mais de 591 mil MWh e evitou a emissão de mais de 42 mil toneladas de CO2 no meio ambiente. Assim, desde 2015, 100% dos veículos são produzidos localmente com energia elétrica renovável. Desde então, mais de 860 mil automóveis Honda foram produzidos com energia limpa.

Além disso, a geração do parque eólico supre as atividades produtivas da unidade de Sumaré e do escritório da marca na cidade de São Paulo.

Em novembro de 2020, a Honda ampliou a capacidade instalada em seu empreendimento, que passou a contar com dez turbinas.

O projeto ressalta a mensagem positiva sobre a viabilidade de processos produtivos sustentáveis, em linha com os esforços rumo a neutralidade em carbono.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA