Honda atinge o marco de 500 mil scooters produzidas no Brasil

A Honda atingiu, neste mês, o marco de 500 mil scooters produzidas no Brasil. Conheça a trajetória da marca nesse segmento de mercado.

A Honda atingiu, neste mês de março, o marco de 500 mil scooters produzidas em sua fábrica no Polo Industrial de Manaus (PIM). O segmento é o que mais cresce em emplacamentos no País. No último ano, foram cerca de 70 mil scooters comercializadas pela Honda, dentre as 120 mil unidades vendidas no mercado.

A crescente demanda por mobilidade nas grandes cidades é um dos fatores que explica a procura pelas scooters como solução de transporte urbano. Cada vez mais presentes nas ruas de todo o Brasil, os modelos oferecem agilidade e economia ao motociclista, encurtando significativamente custo e tempo nos deslocamentos.

Confira o caminho percorrrido pela Honda até as 500 mil scooters produzidas no Brasil

CH 125 Spacy foi a primeira scooter produzida no Brasil, em 1994 (Foto: Divulgação/Honda)

“As scooters estão redefinindo a mobilidade urbana brasileira, com novos usuários e usuárias ganhando destaque sobre duas rodas nas ruas do País. O veículo ocupa menos espaço, é amistoso, versátil e econômico, um exemplo de mobilidade do futuro no presente”, afirma Marcelo Langrafe, diretor Comercial da Honda.

A história da Honda com as scooters começou em 1994, com o modelo CH 125 Spacy, que tinha um design futurista, transmissão automática e farol fixo na carenagem. Com um motor 4 tempos e 124 cm³, chegava a rodar 30 km com um litro de gasolina.

Em 2009, a Honda lançou no mercado a Lead 110, modelo com transmissão automática CVT, freios CBS e que tinha compartimento sob o banco para até dois capacetes abertos e porta-objetos no interior do escudo frontal.

Com a Forza 350, Honda marca presença no segmento de média cilindrada (Foto: Divulgação/Honda)

Em 2013, a PCX foi a grande novidade ao trazer, além de motor com injeção eletrônica, o sistema “start-stop”, até então inédito para motocicletas. Em 2016, a SH 300i foi lançada e, no ano seguinte, a versão de entrada SH 150i.

Hoje, a marca conta com uma diversificada, que atende aos diversos perfis de clientes. A Elite 125, lançada em 2018, é o modelo de entrada; a PCX, agora com motor 160 cc, é a scooter líder absoluta em vendas no País e entrega tecnologia e uma pilotagem confortável e segura para a cidade.

Honda ADV é a scooter aventureira da marca (Foto: Divulgação/Honda)

Para aqueles que buscam um modelo mais aventureiro, a nova Honda ADV traz uma proposta diferenciada, com características que misturam a praticidade de uma scooter para o dia a dia urbano, com a robustez de uma moto pronta para encarar terrenos fora do asfalto. 

O atual portfólio de scooters da Honda é completado com a Forza 350, no segmento de média cilindrada, e com a X-ADV, modelo de alta cilindrada com muita tecnologia embarcada.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile