Histórico: DAF celebra 40 mil caminhões produzidos no Brasil

A DAF atingiu marca importante em sua operação no mercado brasileiro: 40 mil modelos produzidos. Veja os detalhes do feito.

A fabricante de caminhões DAF atingiu marca importante em sua operação no mercado brasileiro: 40 mil modelos produzidos. Veja os detalhes do feito. 

Foto: Divulgação

DAF chega a 40 mil caminhões produzidos 

Após 11 anos de atuação no mercado brasileiro, a DAF atingiu a marca de 40 mil caminhões produzidos no Brasil. 

O feito inédito da montadora aconteceu no dia 8 de agosto na sede da empresa no Brasil, na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. 

O modelo responsável pela realização foi o XF 6×2, equipado com motor 530 cv, um dos caminhões pesados mais vendidos no Brasil em 2024. 

Na ocasião estiveram presente representantes da marca como os responsáveis pela concessionária DAF Eldorado, o vendedor do veículo e  equipe da Theo Transportes, proprietária do caminhão. 

Linha XF

A linha de caminhões XF da DAF representa um dos principais responsáveis pela ascensão da marca. 

O modelo conta com capacidade de carga de até 74 toneladas e atuação em setores como  setores de produtos frigoríficos e transporte de líquidos e químicos em aplicações severas, além de operações rodoviárias de médias e longas distâncias. 

Foto: Divulgação

Modelo 40 mil

O DAF XF responsável pela produção 40 mil da montadora no país, tem perfil 6×2 e motor Paccar MX-13 de 530 cavalos de potência e torque de 265 kgfm, além de transmissão ZF TraXon de 12 velocidades. 

Tal motor possui 6 cilindros e 12,9 litros, sistema de injeção common-rail. O freio freio motor tem 490 cv a 2.100 rpm com três estágios de potência. 

O modelo da Theo Transportes possui a cor Demo Yellow, com cabine Super Space e acabamento Comfort. 

Confira os principais destaques do setor de caminhões em nosso site e no Canal do Garagem360 no Youtube!

Eficiência garantida

Entre os principais destaques da linha XF está a motorização Euro 6, com alterações mecânicas em relação às versões Euro 5, que geram redução de até 2% no consumo de combustível. 

Isso só é possível graças à atuação do motor com transmissão com trocas de marchas otimizadas, eixos traseiros de elevada eficiência e melhor aerodinâmica. 

Além disso, pode ser gerada uma eficiência total de até 6% segundo a fabricante, através do Controle de Cruzeiro Preditivo (CCP) de série, que pode gerar uma economia de até 8%. 

Foto: Divulgação

DAF em alta

O primeiro semestre de 2024 foi um período bastante positivo para a DAF no mercado brasileiro. 

Nesse recorte, a montadora registrou aumento de vendas de 28,5% em relação ao semestre anterior, ainda em 2023. 

Com isso, a DAF se tornou a terceira montadora que mais cresceu no período, ocupando a 5ª posição no ranking geral entre as fabricantes que mais licenciaram veículos no Brasil este ano. 

Até julho de 2024, a DAF emplacou 5.326 novos caminhões, com uma participação de 8% nas vendas de todo o setor.  

Foto: Reprodução/Fenabrave

Confira também: Venda de caminhões cresce significativamente em 2024; o que está por trás disso?

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile