Histórico da troca de óleo é item importante para comprar carros usados
Na hora de comprar um carros usados, devemos dar atenção ao histórico de cuidados também em quanto ao histórico da troca de óleo
Todo motorista – ou quase todos – sabe da importância de se verificar as condições da carroceria e da parte mecânica na hora de comprar carros usados. Porém, a mesma atenção deve ser dada ao histórico de cuidados com a parte mecânica do veículo.
Entre eles, destacam-se os procedimentos relativos aos óleos dos carros – lubrificante do motor e demais fluidos. “O óleo é como o sangue em nosso corpo: é parte vital do motor e um dos maiores responsáveis pela sua vida útil”, afirma o engenheiro mecânico Rafael Recio, gerente técnico da fabricante de lubrificantes Motul Brasil. Saiba detalhes a seguir!
Saiba como avaliar se o proprietário teve cuidado com os lubrificantes antes de comprar carros usados
“Utilizar lubrificantes que atendam às especificações da montadora é uma parcela essencial para manutenção da vida útil projetada do veículo e quase sempre uma garantia a mais de que o motor estará em boas condições mecânicas”, aponta Recio.
O engenheiro explica que qualquer fluido que seja usado fora das especificações pode até não causar danos instantâneos (embora corra-se o risco), mas é capaz de resultar em problemas no médio e no longo prazos.
“O ideal é sempre consultar o manual do proprietário para checar as especificações corretas, assim como o intervalo e o plano de manutenção adequado”, diz ele. “A manutenção preventiva sempre será mais barata e mais rápida que a corretiva”, orienta.
Avaliação por meio da tampa de abastecimento de óleo
Uma rápida avaliação por meio da tampa de abastecimento de óleo, por exemplo, pode evitar algumas dores de cabeça ao mostrar indicações importantes do estado e do histórico do motor.
Segundo Recio, o uso de uma especificação incorreta ou a aplicação de um plano de manutenção inadequado pode gerar desde excesso de borra até uma possível quebra do motor devido ao desgaste excessivo:
“Podem ser observados vazamentos, presença excessiva de borra ou verniz e mistura de água no óleo, o que pode ser indicativo de uma junta rompida”, afirma o especialista.
Ruídos incomuns de funcionamento, parâmetros incorretos ou códigos de falha armazenados na ECU via scanner são outros pontos a dar atenção. Correias, polias e seus rolamentos e suportes, as condições da bateria, entre outros pontos, também podem denunciar o emprego incorreto de lubrificantes.
Revisão pós-compra
Após o processo de avaliação do carro, outra recomendação da Motul é levar o veículo para uma revisão pós-compra que inclua a avaliação e a possível troca dos fluidos”
“Isso fornece ao comprador a garantia de que até a próxima revisão o veículo estará trabalhando com os fluidos novos e corretos, de acordo com as especificações recomendadas pela montadora”, afirma Recio.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.