Relembre a história da Toyota Hilux, que completa 30 anos no Brasil
Relembre a história da Toyota Hilux no mercado brasileiro. A picape está presente no país há 30 anos e com mais de 700 mil unidades vendidas.
A Toyota Hilux está disponível no mercado brasileiro há 30 anos. O veículo foi um dos primeiros da marca a desembarcar no país, junto com outros nomes, como Corolla, SW4 e Camry. Juntos, eles venderam aproximadamente 2 milhões de unidades no período.
Conheça a história da Toyota Hilux no mercado brasileiro
Em 1990, com a abertura comercial promovida no Brasil, o mercado automotivo brasileiro foi beneficiado com a chegada de diversos modelos. Entre eles, uma série de veículos da Toyota, automóveis que inclusive, já faziam sucesso em outros países.
Um dos primeiros veículos trazidos pela marca japonesa foi a picape média Hilux, apresentada no Salão Internacional do Automóvel em 1992. Por aqui, ela chegou já em sua 5ª geração, inicialmente trazida do Japão.
Desde aquela época, a picape já era definida como um produto focado em durabilidade e robustez. A primeira configuração mecânica do veículo oferecido no Brasil era composta por um motor de quatro cilindros, diesel, nas opções de cabine simples e dupla.
Proveniente da combinação das palavras em inglês “high” (alto) e “luxury” (luxo), a picape prontamente atendeu aos mais variados perfis de consumidores ao oferecer motorização 2.4, com 83 cv, e 2.8, com 88 cv, nas opções de tração 4×2 e 4×4 também nas versões cabines simples e dupla.
Em crescimento no mercado brasileiro, a Toyota Hilux registrou 372 unidades vendidas em sua chegada. Em seguida, foram 919 veículos comercializados no ano seguinte e um total de 6.152 exemplares até 1996, sendo que todas unidades eram importadas do Japão.
Início da produção na Argentina
Já em 1997 a Hilux passou a ser importada da Argentina, após a instalação da planta de Zárate naquele país, que recentemente completou 25 anos de atividades. Desde então, as vendas seguiram em forte crescimento, alcançando volumes de 4.148 e 7.283 unidades nos anos de 1997 e 1998 respectivamente.
E, atendendo às demandas dos consumidores, na linha 2002 a picape passou por um facelift e recebeu um novo motor 2.0 turbodiesel, de 116 cv, além de contar, pela primeira vez, com um propulsor quatro cilindros 2.7 16V a gasolina, com 142 cv.
Já em 2005, a Toyota apresentou ao mercado a 7ª geração da Hilux, com o slogan “A Revolução Total”. O modelo recebeu transmissão automática e mais itens de conforto e conveniência.
A partir daí, foram feitas mudanças e a inclusão de outros equipamentos nos anos posteriores, como ar-condicionado digital, computador de bordo, recalibração da suspensão, e a introdução da tecnologia flex.
Na 8ª e atual geração, lançada em 2015 como linha 2016, a Hilux consolidou a imagem e o sucesso da versão anterior com uma plataforma totalmente nova e mais reforçada.
As atualizações incluíam motorização diesel 2.8 16V, quatro cilindros, com 177 cv, e a inclusão de três airbags (dois frontais e um de joelho para o motorista), nas versões cabine simples e dupla, e sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho – para o motorista), na versão SRX cabine dupla, algo que fez com que a picape alcançasse as cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCap.
A chegada da versão esportiva da Toyota Hilux
Em 2019, a Toyota do Brasil apresentou, pela primeira vez, uma versão esportiva da Hilux, a GR-S, limitada a 420 unidades, com novo visual, grade hexagonal e remodelação do para-choque dianteiro, representando o conceito da divisão esportiva Toyota Gazoo Racing.
Com motor 2.8 diesel, de quatro cilindros e 177 cv, a nova versão esportiva também ganharia uma companheira em 2020 com uma nova motorização, agora com propulsor a gasolina, 4.0 V6, com 234 cv.
Consolidando sua liderança de mercado, a linha Hilux 2021 recebeu uma importante atualização mecânica no motor diesel, que agora contaria com 204 cv, além de itens de segurança como controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e frenagem automática de emergência na versão SRX.
Recentemente, a picape recebeu mais três versões para diversificar ainda mais o portfólio: a GR-Sport com motor diesel de 224 cv e 55 kgfm de torque; a SRX Limited com mais itens de conforto e conveniência; e a Conquest, com visual off-road e itens exclusivos.
Com mais de 700 mil unidades vendidas por aqui desde o início de sua importação, a Hilux é líder entre as picapes médias.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.