Higienização de carros em casa: passo a passo de como fazer

Veja como realizar uma higienização de carros em casa de forma eficiente. A limpeza deve ser feita no exterior e interior.

É possível realizar a higienização de carros em casa de forma prática e eficiente. Porém, é preciso entender que a atividade vai além de uma simples limpeza externa e necessita de produtos adequados para os automóveis. Veja o passo a passo do processo.

Veja como realizar uma higienização de carros em casa de forma eficiente (Foto: Freepik)

Confira como realizar higienização de carros em casa

A higienização de carros em casa pode acontecer por diversos fatores, seja para tentar economizar ou até mesmo pelo gosto de colocar a mão na massa. No entanto, independente do motivo, ela deve ser feita de forma correta e com os produtos indicados para limpeza automotiva.

Outro fator importante de destacar é que a higienização veicular vai além de uma lavagem externa e uma simples aspirada no interior do modelo. Todas as superfícies merecem atenção, afinal, é comum passar muito tempo dentro do veículo, principalmente em grandes cidades, ao ir e vir do trabalho, por exemplo.

Os cuidados com o exterior do veículo

A limpeza automotiva pode ser iniciada pelo lado de fora do carro. Para isso será necessário o uso de um sabonete automotivo, água, luva ou esponja própria para esfregar, flanela para secar e outros materiais de acabamento como cera para a carroceria, silicone para as partes de plástico e pretinho para as rodas.

O importante é usar o material correto, uma vez que a utilização de produtos impróprios podem causar danos ao carro, como manchas derivadas de sabonetes impróprios e arranhões na carroceria pelo uso de panos inadequados para a secagem.

Comece enxaguando o carro e em seguida inicie o processo de esfregar. O ideal é diluir o sabonete automotivo em um recipiente com águam ao invés de aplica-lo direto na carroceria. Com o auxílio de uma esponja ou luva própria para a atividade faça movimentes circulares.

Use a gravidade ao seu favor e inicie a atividade de cima para baixo. Foque no teto, para-brisa, capô, portas e para-choques. As rodas devem ser a última parte do carro que deverão ser limpas, uma vez que estão em contato direto com o solo e consequentemente mais sujas.

Após esfregar todo o veículo completamente, inicie o enxague de cima para baixo. Depois de concluir que todo o sabonete foi removido – resíduos podem prejudicar a carroceira – inicie o processo de secagem. Para isso utilize uma flanela para não arranhar o carro.

Deixe a limpeza das rodas por último (Foto: Freepik)

Com o carro completamente seco é a hora de aplicar os produtos de proteção: a cera automotiva na carroceria, silicone nas partes de plástico e pretinho nas rodas. Lembre-se de usar um pano ou esponja para cada produto.

Comece pela cera. Aplique o produto com o auxílio de uma esponja se for em pasta ou de uma flanela se o produto for líquido. Priorize movimentos circulares e faça uma parte por vez.

Dessa forma, será possível proteger toda a carroceria sem esquecer nenhum detalhe. Caso o carro também tenha partes em plástico como o para-choque, retrovisores externos e maçanetas use um silicone específico para a região.

A aplicação também deve ser feita com o auxílio de uma esponja e em movimentos circulares, com cuidado para não invadir a área da carroceria já protegida pela cera.

Por fim, finalize com o pretinho nas rodas. Os produtos são essenciais, porque além de realçar a estética também são aliados na proteção do modelo, uma vez que formam uma película protetora no carro.

Interior do carro também merece cuidado no momento da higienização automotiva

A parte interna do veículo também merece atenção e pode estar tão suja quanto o lado de fora.

Nela os cuidados com o tipo de produto utilizado também deve continuar. Nesse caso o indicado é não usar componentes a base de álcool. Por mais que eles gerem uma sensação de limpeza maior, podem ser responsáveis por manchar ou ressecar partes de couro e plástico.

Para a limpeza do interior separe um aspirador, flanelas, água e sabonete neutro e limpa vidros.

Comece aspirando toda a parte interna do carro. Comece pelo teto, bancos, compartimentos como porta-copos e porta objetos e por fim, o chão. Foque em sujeiras que podem estar acumuladas em costuras e cantos mais escondidos.

Inicie o processo com o auxílio de um aspirador (Foto: Freepik)

Em seguida é hora de focar nos bancos e estofamentos. A higienização da região pode ser feita com espumas de limpeza a seco. Aplique o produto e com a ajuda de um pano e espalhe por toda a região através de movimentos circulares.

Se o seu banco for de couro o produto ideal é um hidratante próprio para o material. Ele evitará o ressecamento e possíveis rasgos.

Já solução com o detergente e a água deverá ser usada para higienizar o volante, maçanetas, o painel e todos os componentes de plástico, e demais áreas, como a alavanca de câmbio, por exemplo.

Para isso, molhe e torça um pano com a mistura e o passe em todas as superfícies citadas. Em seguida use um pano seco para certificar-se que não há resquícios de resíduos.

Finalize a limpeza com a aplicação de um limpa-vidros nas partes envidraçadas do interior do carro, como janelas, para-brisa e até mesmo o retrovisor interno.

Use produtos específicos para cada região (Foto: Freepik)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile