Híbridos e elétricos podem ajudar nas metas de eficiência energética

O prazo de submissão das metas de redução de emissões e de consumo por parte de montadores e importadoras habilitadas ao Inovar-Auto – Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotivos é em outubro de 2017. Apesar de estarem trabalhando em soluções para tornar os carros mais ecológicos, os híbridos e os elétricos foram pouco considerados no projeto. A informação é da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

“Entendo que as montadoras que se habilitaram ao Inovar-Auto, em sua maioria, vão conseguir reduzir o consumo energético compulsório de seus produtos, de 12,08%, o que proporciona crédito presumido de até 30 pontos percentuais do IPI, por meio de introdução de novas tecnologias como downsizing de motores, turboalimentadores, redução de coeficientes aerodinâmicos, injeção direta, start-stop, cilinder desativation, redução de peso, pneus verdes, entre tantas outras, mas a indústria não deveria deixar de lado os veículos híbridos e elétricos”, diz Ricardo Guggisberg, presidente da entidade.

Segundo a organização, somente 5% dos automóveis vendidos no mundo são elétricos. No Brasil, apenas 846 unidades dessas categorias foram emplacadas em 2015 – 0,00042% do total de licenciamentos do ano. Os principais problemas que travam a popularização dos carros ecológicos no País estão relacionados à alta carga tributária, falta de políticas públicas para estimular a compra, dependência de infraestrutura e falta de padronização dos plugs.

Na tentativa de promover este tipo de tecnologia, a ABVE realiza há 12 anos o Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos – a edição de 2016 será realizada entre 1 e 3 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo. Além disso, ela promoverá pela primeira vez o Movimento Paulistano do Veículo Híbrido e Elétrico. O evento acontecerá em 27 de agosto, também na capital paulista.

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