Híbridos e elétricos podem ajudar nas metas de eficiência energética

O prazo de submissão das metas de redução de emissões e de consumo por parte de montadores e importadoras habilitadas ao Inovar-Auto – Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotivos é em outubro de 2017. Apesar de estarem trabalhando em soluções para tornar os carros mais ecológicos, os híbridos e os elétricos foram pouco considerados no projeto. A informação é da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

“Entendo que as montadoras que se habilitaram ao Inovar-Auto, em sua maioria, vão conseguir reduzir o consumo energético compulsório de seus produtos, de 12,08%, o que proporciona crédito presumido de até 30 pontos percentuais do IPI, por meio de introdução de novas tecnologias como downsizing de motores, turboalimentadores, redução de coeficientes aerodinâmicos, injeção direta, start-stop, cilinder desativation, redução de peso, pneus verdes, entre tantas outras, mas a indústria não deveria deixar de lado os veículos híbridos e elétricos”, diz Ricardo Guggisberg, presidente da entidade.

Segundo a organização, somente 5% dos automóveis vendidos no mundo são elétricos. No Brasil, apenas 846 unidades dessas categorias foram emplacadas em 2015 – 0,00042% do total de licenciamentos do ano. Os principais problemas que travam a popularização dos carros ecológicos no País estão relacionados à alta carga tributária, falta de políticas públicas para estimular a compra, dependência de infraestrutura e falta de padronização dos plugs.

Na tentativa de promover este tipo de tecnologia, a ABVE realiza há 12 anos o Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos – a edição de 2016 será realizada entre 1 e 3 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo. Além disso, ela promoverá pela primeira vez o Movimento Paulistano do Veículo Híbrido e Elétrico. O evento acontecerá em 27 de agosto, também na capital paulista.

LEIA MAIS: Carros elétricos e o mercado atual

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Maria Beatriz Vaccari
Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

ASSISTA AGORA