Híbridos blindam a Toyota: montadora ignora tarifas e eleva previsão de lucro

Toyota aumenta previsão de lucro em 2025, apesar das tarifas de 15% nas importações, graças à forte demanda por híbridos (RAV4, Corolla, Camry), que já representam 50% das vendas nos EUA.

A indústria automotiva tem enfrentado desafios com o aumento de tarifas e a complexidade burocrática nas importações nos Estados Unidos. Contudo, a Toyota informou aos seus investidores que espera lucrar mais neste ano. O sinal é inequívoco: a alta demanda por seus veículos está superando as barreiras comerciais, e os modelos híbridos são os grandes protagonistas desse sucesso.

Híbridos blindam a Toyota: montadora ignora tarifas e eleva previsão de lucro

Um acordo firmado entre os Estados Unidos e o Japão estabeleceu uma tarifa base de 15% sobre a maioria das importações japonesas (incluindo automóveis e peças), que entrou em vigor em meados de setembro. Embora ainda seja um imposto na entrada, essa tarifa substituiu taxas emergenciais mais elevadas, permitindo à Toyota manter o volume de produção e otimizar custos em outras áreas.

Apesar do desafio, a montadora japonesa elevou sua previsão de lucro operacional para o ano todo para cerca de ¥ 3,4 trilhões (aproximadamente R$ 119 bilhões ). Esse aumento na projeção de lucro, mesmo com prejuízo operacional registrado na América do Norte no primeiro semestre, indica que a demanda do consumidor está superando a resistência tarifária.

Híbridos blindam a Toyota: montadora ignora tarifas e eleva previsão de lucro – Foto: Divulgação

Metade das vendas nos EUA São Híbridos

A chave para o sucesso da Toyota reside na sua frota eletrificada. Nos EUA, os modelos híbridos — como RAV4 Hybrid, Camry Hybrid, Corolla Hybrid e Prius — representaram aproximadamente metade das vendas no segundo trimestre.

O apelo dos híbridos é claro:

Economia Real: Eles garantem economia de combustível a cada tanque.

Dirigibilidade: São silenciosos na arrancada, fáceis de dirigir e oferecem segurança sem a “ansiedade de alcance” ou a necessidade de recargas constantes como nos modelos 100% elétricos.

Globalmente, a produção e as vendas da Toyota continuaram a crescer por meses consecutivos, o que permite à montadora compensar os custos adicionais e manter a produção elevada.

O que esperar para a sua próxima compra Toyota

O cenário atual sugere boas notícias para os consumidores:

Preços Competitivos: A forte demanda por híbridos dá à Toyota margem para manter os preços e os contratos de leasing em níveis razoáveis, evitando preços exorbitantes.

Foco no Híbrido: Embora algumas versões possam ter preços mais agressivos que outras, os modelos híbridos continuam sendo o melhor negócio em termos de economia de combustível, conforto e praticidade.

A concorrência já percebeu o movimento, o que tende a manter as ofertas de mercado justas para o consumidor.

Leia aqui: Híbridos blindam a Toyota: montadora ignora tarifas e eleva previsão de lucro – Foto: Divulgação

A combinação de economia de combustível e praticidade faz do carro híbrido a melhor opção de compra atualmente? Você está considerando um modelo híbrido para a sua próxima troca de carro? Deixe sua opinião!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.