HB20, Polo e C3: os carros “populares” vendidos no Brasil são seguros?
Segurança dos carros "populares" do Brasil: HB20, Polo e C3. Veja a nota que eles receberam após avaliação.
A segurança de um veículo é um dos pontos mais avaliados antes de comprar um carro. Por isso, o Garagem360 avaliou os resultados do Latin NCAP, que é responsável por analisar a segurança veicular dos automóveis. Confira o resultado dos principais carros populares do Brasil!
Como é o nível de segurança dos carros populares?
Citroën C3 recebe nota 0 em teste de segurança
No teste realizado em 2023, o Citroën C3 recebeu nota zero dos avaliadores. Entre os principais motivos que justificaram essa avaliação, destacam-se:
-
Instabilidade na estrutura;
-
Baixa proteção contra colisões frontais;
-
Ausência de proteção lateral para a cabeça;
-
Inexistência de lembrete do uso do cinto de segurança.
Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, faz duras críticas em relação ao veículo.
“É vergonhoso que a Stellantis, que sabe perfeitamente como desenvolver carros mais seguros a preços acessíveis, tenha projetado um carro de segurança tão ruim como o Citröen C3. Um carro dessa natureza representa uma afronta à saúde e à integridade dos latino-americanos, que são tão vulneráveis em situações de colisões e atropelamentos quanto os habitantes dos países onde a Stellantis jamais se atreveria a comercializar um carro com segurança tão precária. Como consumidores latino-americanos.
O executivo completa:
“Pedimos encarecidamente que a Stellantis pare de produzir carros que representam um risco tanto para seus ocupantes quanto para os outros usuários da via com os quais compartilham a estrada. A rotulagem de segurança dos veículos, incluindo as classificações por estrelas do Latin NCAP, é uma ferramenta fundamental para a produção de carros mais seguros na região. Também pedimos aos governos de cada país que incorporem essa ferramenta o mais rápido possível para o benefício da população e da economia”, explica o especialista.
Leia também:
-
Nova película para vidro de carros pode impedir roubos e aumentar a segurança
-
Nova linha de acessórios automotivos da Hyundai Mobis permite levar pets no carro com segurança
-
Veja como tecnologia pode ser aliada na redução de acidentes no trânsito: 50% mais segurança
Polo Track ganha três estrelas em avaliação
Em dezembro de 2022, o Polo Track recebeu três estrelas após a sua avaliação. Para chegar a esse resultado, foram testados:
-
Impacto frontal;
-
Impacto lateral de poste;
-
Controle Eletrônico de Estabilidade;
-
Teste do alce (moose test);
-
Proteção de pedestres.
Hyundai HB20 vira referência em teste de segurança
Em 2020, o Hyundai HB20 obteve zero estrelas durante a sua avaliação. Naquele período, o fato de ter somente dois airbags de série contribuiu para essa nota.
Porém, em 2023, ele saltou para três estrelas, após adicionar seis airbags de série, incluir novas atualizações e implementar tecnologias ADAS.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, valoriza a atualização da montadora.
“A decisão da Hyundai de atualizar o equipamento básico de segurança do HB20 para seis airbags de série e ESC é mais do que bem-vinda e demonstra o efeito positivo no mercado dos resultados do Latin NCAP. O novo HB20 tem o potencial de alcançar uma classificação de estrelas mais alta e o Latin NCAP recomenda que a Hyundai busque um resultado de cinco estrelas para o modelo.”, explica.
Ele ainda orienta que as outras fabricantes usem a Hyundai como inspiração.
“Esperamos que os fabricantes que ainda não seguiram o exemplo da Hyundai, bem como outros fabricantes em direção a veículos mais seguros, tomem esse resultado como exemplo e ofereçam equipamentos básicos de série, como seis airbags, ESC, proteção para pedestres e almejem um desempenho de cinco estrelas no Latin NCAP. O Latin NCAP tem como objetivo democratizar a segurança dos veículos, os consumidores não devem ter que pagar mais pela segurança básica oferecida nos mercados desenvolvidos”, finaliza.
Como funciona o teste Latin NCAP dos carros populares?
O Latin NCAP executa testes de segurança passiva (teste de batida) e segurança ativa, que envolve a análise de diversos itens, como: controle eletrônico de estabilidade e frenagem autônoma de emergência.
Em paralelo, a empresa avalia o nível de proteção de ocupantes adultos e crianças a 64 km/h em batida frontal e 50 km/h em batida lateral.
Desde 2020, é feita a análise de proteção de pedestres em caso de colisão.
E para você, os carros “populares” são seguros? Comente!
O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe.