HB20 1.6 ou Argo 1.3? Veja quem leva a melhor no duelo Fiat x Hyundai
HB20 1.6 ou Argo 1.3. Além de serem versões de intermediária de carros consagrados, eles também são bastante parecidos. Quem leva a melhor?
O papel do hatch compacto na cultura automobilística se baseia em ser um carro bom para enfrentar o cotidiano das cidades e que apresenta um bom custo-benefício. E Argo Drive 1.3 e HB20 1.6 Vision representam muito bem. Sem falar que os dois possuem bastante semelhanças técnicas e pontos interessantes. Veja quem leva a melhor no duelo Fiat x Hyundai.
HB20 1.6 ou Argo 1.3?
Uma batalha entre duas versões de intermediárias de dois carros que foram os principais lançamentos na última década. De um lado, temos um dois volumes produzido em Betim-MG, que recebeu algumas alterações para a linha 2022. Dentre elas, vale destacar a nova identidade visual da marca italiana. Do outro, um veículo feito em Piracicaba-SP, que está em sua segunda geração e está no top 5 do ranking de mais vendidos.
Os dois possuem algumas semelhanças. Primeiramente, os preços: o Fiat Argo Drive 1.3 2022 está custando a partir de R$ 67.790. Já o Hyundai HB20 Evolution 1.6 tem preços a partir de R$ 77.490. Além disso, suas dimensões são bastante parecidas. O italiano mede 3.998 mm de comprimento, 1.724 mm largura e 1.501 mm de altura.
Já as dimensões do coreano são: 3.940 mm de comprimento, 1.720 mm de largura e 1.470 mm de altura. Com vimos, apesar do Argo levar a vantagem em todos os quesitos, o HB20 ainda tem um porte parecido. Ele ainda tem a distância entre-eixos maior (2.530 mm x 2.521 mm do italiano). O porta-malas de ambos tem espaço para 300 litros. Ou seja, dois dos maiores bagageiros da categoria.
Motorização
O Argo traz sob o capô o motor Firely 1.3 Flex, o mesmo usado na configuração Trekking. Ele pode produzir uma potência máxima de 109 cv a 6.250 rpm. O torque é de 14,2 kgfm a 3.500 rpm. De acordo com a marca, ele vai de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos (etanol) e sua velocidade máxima é de 184 km/h. Ele usa um câmbio manual de cinco marchas.
Enquanto isso, o HB020 possui o propulsor Gamma 1.6 dual CVVT, que tem potência máxima de 130 cv a 6.000 rpm e 16,5 kgfm de torque máximo 16,5 kgfm. Com ele, o carro pode atingir a velocidade máxima de 190 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos. Os números são o do modelo com câmbio manual de cinco velocidades.
Consumo
A tecnologia embacada nos conjuntos mecânicos fizeram com que a nova safra de hatches compactos possuem motores bastante eficiente. O Fiat Argo e seu motor Firely, por exemplo, é quem tem os melhores números por aqui. Segundo dados do Inmetro, ele pode faze: 12,9 km/l (gasolina) e 9,2 km/l na cidade. Já no perímetro rodoviário, ele consume 14,3 km/l (gasolina) e 10,2 (etanol).
Enquanto isso, o Hyundai HB20 possui o sistema e-Start. Graças a ele, o carro pode rodar 12,5 km/l (gasolina) e 8,6 km/l (etanol) na cidade. Já na estrada, ele pode fazer 14,7 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (etanol).
Equipamentos de série
Por serem versões intermediárias, você já começa a encontrar alguns itens interessantes nos carros. Mas em geral, ambos possuem bons pacotes de equipamentos de série.
O Fiat Argo Drive 1.3 vem de fábrica com ar condicionado, alarme antifurto, central multimídia UCONNECT de sete polegadas, banco do motorista, controle eletrônico da aceleração (Drive By Wire), sistema follow me home, sistema de partida a frio sem tanque auxiliar, airbag duplo, volante com regulagem de altura, freios ABS com EBD, sensor de estacionamento e sistema de monitoramento de pneus, chave canivete, computador de bordo, direção elétrica progressiva, quadro de instrumentos multifuncional, travas e vidros elétricos e volante multifuncional.
Recentemente, o pacote S-Design entrou para a lista de opcionais. Custando R$ 3.900 a mais, ele adiciona um visual esportivo ao veículo.
Enquanto isso, o Hyundai HB20 Vision oferece ar-condicionado, direção elétrica progressiva, vidros e travas elétricas, computador de bordo, chave tipo canivete, banco de motorista com regulagem de altura, USB, piloto automático, faróis com acendimento automático, câmera de ré, sensor de estacionamento, quatro airbags, freios ABS com EBD, controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partidas em rampa, painel de instrumentos Supervision Cluster, bancos tecido Knit preto, faróis com máscara negra, rodas de liga leve diamantadas 19″, pneus 185/60 R15, faróis de neblina e central multimídia blueMedia de oito polegadas.
Para a linha 2022, a montadora adicionou o sistema de comunicação Bluelink. Para adicioná-lo, o interessado terá que pagar R$ 1.800.
Conclusão HB20 1.6 ou Argo 1.3?
Assim sendo, temos aqui dois veículos que são bastante parecidos, inclusive no pacote de equipamentos e no consumo. Porém, o carro da Fiat Argo 1.3 se destaca no item principal; o preço. O carro está custando abaixo dos R$ 70 mil. Pensando na concorrência e nos constantes reajustes de preços, isso pode ser uma boa notícia.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.