Haval Chitu pode ser opção da GWM para concorrer com o Jeep Compass

Apesar de não estar cotado para vir para cá, o Haval Chitu é uma das novidades da GWM. O modelo pode ser um concorrente para o Jeep Compass

A Great Wall Motor irá fabricar carros no Brasil. Nesta semana, a Mercedes-Benz anunciou a venda de sua fábrica em Iracemápolis-SP para a montadora chinesa. Esta será a oportunidade da marca expandir o seus negócios na América Latina. Apesar de não estar cotado para vir para cá, o Haval Chitu é uma das novidades da marca neste ano e pode até ser um concorrente do Jeep Compass.

Haval Chitu pode ser opção da GWM para concorrer com o Jeep Compass

Foto: Divulgação/Haval

Haval Chitu pode ser opção para concorrer com o Jeep Compass

Este representa a categoria dos SUVs médios. Sua apresentação oficial aconteceu no último mês de maio. Ele foi construído sobre a plataforma L.E.M.O.N e compartilha algumas semelhanças com o Jolion.

Haval Chitu pode ser opção da GWM para concorrer com o Jeep Compass

Haval Jolion (Foto: Divulgação/Haval)

Do mesmo modo que os seu irmãos já confirmados, o Chitu chegaria para concorrer com o Jeep Compass. Este mercado está bastante concorrido. O norte-americano é o líder de vendas na categoria. Sem falar que passou por uma reestilização anteriormente.

E ele tem tamanho para ir para a briga. O Haval Chitu mede 4.450 mm de comprimento, 1.841 mm de largura e 1.625 mm de altura. Ao contrário do Jolion, seu visual não chama tanto a atenção. Mesmo assim pode agradar muitas pessoas. O desenho dos faróis são mais simples. A grade dianteira idem. Um pouco mais abaixo estão os faróis de neblina.

Leia mais: Great Wall irá produzir picapes e SUVs no Brasil; veja quais

Haval Chitu

Foto: Divulgação/Haval

Haval Chitu

Foto: Divulgação/Haval

A traseira é bastante diferente também. Ele não tem aquelas as lanternas grandes e que ocupam parte da tampa do porta-malas (e das colunas laterais).

Aqui você encontrará um conjunto que são na horizontal e com uma barra vermelha unido as mesmas. A inscrição “HAVAL” é encontrado neste dois modelos.

Haval Chitu: Interior e motor

Haval Chitu

Foto: Divulgação/Haval

Já por dentro, o modelo traz um nível tecnológico bastante parecido com o Jolion. Ao adentrar o veículo, você irá encontrar duas telas.

A que está atrás do volante, por exemplo, é painel de instrumentos digital. Mais ao centro do painel estará a central multimídia. A tela segue o já conhecido conceito flutuante.

Foto: Divulgação/Haval

Foto: Divulgação/Haval

Sob o capô está um motor bem forte. O 1.5 Turbo é o mesmo do Jolion. Entretanto, ele é um pouco mais potente. Sua potência máxima é de 187 cv e o torque é de 27,5 kgfm. A transmissão é a automática DCT7 de sete velocidades.

A divisão de jipes da GWM possui diversas opções para este nicho. Sendo que dois deles já foram registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Estamos falando do Jolion e do H6. Navegando pelo site oficial da marca chinesa, é possível encontrar outros SUVs bastante interessantes. Um deles é o Haval F7x, que oferece uma carroceria SUV Cupê.

Detalhes da fábrica

Jeep Compass e Great Wall

Foto: Divulgação/Great Wall

O Brasil será mais um país da América Latina em que a Great Wall estará presente. É possível encontrá-la também na Argentina, no Chile e no Uruguai. Ela será dona de um terreno de 1,2 milhão de metros quadrados que eram da Mercedes-Benz. Além de todos os prédios e equipamentos que pertenciam a marca alemã.

Por aqui, ela será conhecida como Great Wall Motor Brasil LTDA. e irá se juntar a outra marca asiática que fabrica carros em terras brasileiras. Estamos falando da Chery. A fabricante possui uma fábrica em Jacarei-SP e usa as instalações da Caoa em Anápolis-GO.

Além dos SUVs citados acima, um outro carro já foi registrado. A picape Poer (Serie P) já está sendo vendida em outros lugares e chegará para concorrer com a Toyota Hilux e a Chevrolet S-10. A possibilidade de fabricar carros da Ora, marca de carros elétricos, também existe.

(Com informações do Notícias Automotivas e do MobiAuto)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA