Hatches compactos são preferência no mercado de usados e seminovos

Renault Sandero S Edition (Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Divulgação)

O mercado de carros usados e seminovos continua a segurar o giro econômico do setor automotivo com alta nas vendas. Em meio ao aumento na taxa de juros, queda na produção dos 0 km, por conta da crise dos semicondutores, e baixa no poder de compra da população, os veículos usados têm sido a solução para aqueles que desejam ou precisam trocar de veículo. Veja mais!

Veja 3 boas opções de carros usados até R$ 40 mil
Ford Ka (Foto: Divulgação)

Hatches compactos são preferência no mercado de carros usados e seminovos

Em 2021, esse segmento do mercado apresentou um expressivo crescimento de 17,8% em relação à 2020, com 15,1 milhões de veículos comercializados. A quantidade é mais do que quatro vezes maior que o volume de 0 km vendidos, segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). 

Estudo da InstaCarro, startup que tem a proposta de desburocratizar o processo de compra e venda de veículos usados e seminovos, confirma a alta na procura por carros do tipo. Com exceção do monovolume Honda Fit, todos os demais automóveis do ranking dos mais negociados na plataforma em março são hatches compactos.

VEJA TAMBÉM

A liderança no período ficou com o Renault Sandero, com 4,55% dos carros negociados. O Hyundai HB20, líder de vendas em fevereiro, fechou março na 2ª colocação, com participação de 4,40%. O Ford Fiesta ficou com a 3ª colocação, enquanto Volkswagen Fox e o Fiat Palio fecham o top 5, com participação de 4,25%, 3,67% e 2,79% nas negociações, respectivamente. 

Top 10 do ranking de usados e seminovos vendidos em março/2022 

MarcaModelo% das vendas
RenaultSandero4,55
HyundaiHB204,40
FordFiesta4,25
VolkswagenFox3,67
FiatPalio2,79
FordKa2,79
ChevroletOnix2,49
CitroënC32,49
NissanMarch2,49
HondaFit2,35

Fonte: InstaCarro

Carros que serão isentos de IPVA 2022
Ford Fiesta 2002 (Foto: Divulgação)

Alta demanda deve continuar

Para o CEO e fundador da InstaCarro, Luca Cafici, o mercado de carros usados e seminovos deverá continuar em alta, devido às recentes previsões para a economia do País, de baixa da atividade produtiva. Segundo ele, as soluções de oferta proporcionadas por plataformas como a de sua empresa são fundamentais para o momento atual. 

“Estamos num período de aprofundamento da crise, com diversos setores sem perspectiva de melhora. Enquanto isso, precisamos investir em soluções e criar recursos para, cada vez mais, alimentar a economia e impulsionar a geração de negócios na medida do possível”, afirma Cafici. 

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar