Hatches ainda dominam o ranking de carros usados mais vendidos

Os elevados preços dos veículos 0km, os juros altos e o crédito escasso intensificaram a procura por carros usados. No primeiro trimestre do ano, o mercado de carros de segunda mão movimentou 2,46 milhões de unidades, um crescimento de 7,4% em relação a igual período de 2022. A preferência do consumidor é pelos hatches: a categoria domina amplamente o ranking dos mais vendidos.

Confira o ranking dos carros usados mais vendidos em março de 2023

O já aposentado Fiat Palio aparece bem colocado no ranking dos mais vendidos (Foto: Divulgação/Fiat)

Os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que neste ano está havendo uma procura maior por carros mais rodados – acima de dez anos de uso.

A participação dos carros usados com esse perfil passou de 36,3% do total das vendas, em 2019, para 49% no ano passado. A faixa que mais ganhou espaço no mercado foi a de 11 a 15 anos, que saltou de 17,8% para 25,5% no período.

VEJA TAMBÉM

“O que está ocorrendo prova que o poder aquisitivo dos consumidores caiu e que muitos não conseguem mais chegar ao carro novo, e há também o deslocamento nas faixas dos usados”, analisa o presidente da Fenabrave, José Andreta Junior.

O executivo ressalta um efeito colateral negativo nesse movimento: os mais carros velhos são menos seguros, poluem mais e muitas vezes são responsáveis por congestionamentos, ao parar nas vias públicas em função de falhas mecânicas.

Em função desse novo perfil do mercado de segunda mão é que os hatches passaram a dominar o ranking dos mais vendidos. É como se tivéssemos retrocedido uma década e meia no tempo – um período em que os SUVs, que tanto sucesso fazem hoje, eram raridades nas ruas brasileiras.

Um dos mais vendidos entre os 0km, Chevrolet Onix também aparece no ranking dos usados (Foto: Divulgação/Chevrolet)

O ranking dos dez carros usados mais vendidos em março de 2023 traz nove modelos da categoria dos hatches. O único intruso na lista é o sedã Toyota Corolla, que figura na sexta posição da lista. Outro detalhe é que essa relação é compostas por seis modelos fora de linha, que foram aposentados por suas respectivas montadora já há algum tempo:

  1. Volkswagen Gol – 68.469
  2. Fiat Palio – 39.598
  3. Fiat Uno – 38.461
  4. Fiat Strada – 28.917
  5. Chevrolet Onix – 27.749
  6. Chevrolet Celta – 23.725
  7. Toyota Corolla – 22.092
  8. Volkswagen Fox – 21.600
  9. Ford Ka – 21.127
  10. Hyundai HB20 – 20.014
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
Fechar
Sair da versão mobile