Hábitos de deslocamento dos idosos no trânsito se alteram após pandemia

Pesquisa inédita no Brasil que revela que os hábitos de deslocamento dos idosos no trânsito se alteraram depois da pandemia de Covid-19.

A Fundación Mapfre divulgou, nesta quarta-feira, os dados de uma pesquisa inédita no Brasil que revela que os hábitos de deslocamento dos idosos no trânsito se alteraram depois da pandemia de Covid-19.

Com o apoio técnico dos pesquisadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o estudoAdeus às chaves: perfil, segurança e o momento da transição” traz informações sobre os modos de transporte relacionados às questões sociais.

Confira a mudança dos hábitos de deslocamento dos idosos no trânsito

Idosa na direção (Foto: Freepik)

Cerca de 5% a 13% das pessoas entre 60 e 70 anos apresentam uma diminuição expressiva da massa muscular. Já naqueles com 80 anos ou mais, a prevalência varia entre 11% e 50%.

Tal perda pode acarretar uma diminuição da funcionalidade do indivíduo, aumentando o risco de acidentes e ocorrências no trânsito. “O ato de dirigir, para as pessoas idosas, é sinônimo de autonomia e independência para realizar atividades do dia a dia, como se locomover até o trabalho, ter momentos de lazer, autocuidado e saúde”, afirma Fátima Lima, representante da Fundación Mapfre no Brasil.

“Contudo, com o processo natural de envelhecimento, podem ocorrer perdas sensoriais e cognitivas importantes, que influenciam na capacidade do indivíduo idoso para dirigir”, destaca a executiva.

A pesquisa levantou dados das cidades de São Paulo-SP, Salvador-BA, Rio de Janeiro-RJ, Recife-PE e Porto Alegre-RS, mostrando que mais de 70% dos idosos saíam de casa mais de três vezes por semana antes da pandemia e depois essa porcentagem cai para menos de 30%.

Quando questionados sobre sair ou não de casa, praticamente todos os respondentes afirmaram ter o hábito de sair de casa antes da pandemia. Porém, no momento da pesquisa, mais de 10% afirmaram não sair mais de casa.

A capital baiana se destaca na pesquisa por ser a cidade com menor percentual de idosos que relataram sair de casa mais de três vezes por semana, apenas 16% durante a pandemia. Além disso, nesse momento, 25% dos idosos de Salvador afirmam não sair de casa.

Deslocamento para o trabalho

Quanto aos hábitos de deslocamento dos idosos no trânsito, o trabalho é um dos motivos que mais aparece para sair com frequência (mais de três vezes por semana) antes da pandemia, chegando a mais de 50% em capitais como São Paulo, Recife e Porto Alegre.

Com a pandemia, no momento da pesquisa, o mais comum se tornou não sair de casa para trabalhar, chegando a 73% as pessoas idosas que não saem de casa por esse motivo em Salvador. Vale ressaltar que tanto os idosos quanto os demais grupos da sociedade brasileira costumam trabalhar em empregos informais, que foram mais atingidos pela crise sanitária.

Deslocamento para atividades de lazer

Frequência de idosos no trânsito diminuiu com pandemia (Foto: Reprodução)

Visitas a parentes e amigos antes da pandemia eram relativamente comuns entre as pessoas idosas. Mais de 50% dos idosos em todas as cidades saíam para visitar parentes e amigos até três vezes por semana.

Com a pandemia, 71% dos idosos em Salvador já não saem por esse motivo e 45% em Recife. Isso tem impacto tanto nos deslocamentos nas cidades quanto na sociabilidade e na rede de apoio das pessoas idosas, que ficam mais distantes dos familiares e amigos.

Quanto aos modos de transporte utilizados pelas pessoas idosas pelo menos uma vez por semana, o ônibus foi o que teve maior queda, chegando a ser utilizado por apenas 24% dos idosos em Porto Alegre. O uso de automóveis particulares e motos praticamente se manteve estável em todas as capitais analisadas.

Uso de taxi e aplicativos por idosos

Idosos passaram a andar menos de taxi (Foto: Divulgação)

O uso de taxi e aplicativos teve queda mais acentuada no Rio de Janeiro, passando de 45% para 23% das menções entre as pessoas idosas. Já a caminhada de pelo menos 500 metros, que já era mais mencionada pelas pessoas idosas, praticamente se manteve em todas as capitais.

Se considerarmos que os idosos passaram a sair menos de casa, manter em porcentagens das caminhadas indica que esse hábito realmente continua sendo muito importante no dia a dia desse extrato da população.

Insegurança influencia hábitos de idosos no trânsito

A sensação de insegurança, como o medo de ser assaltado por exemplo, é um fator relevante na decisão dos idosos entre sair ou não de casa. Em todas as capitais, a quantidade de idosos que se sentem inseguros é alta.

Em Recife, 64% dos entrevistados se dizem sempre ou quase sempre inseguros no momento da pesquisa. Em Salvador, quase metade dos idosos (47%) temem sair de casa, porcentual muito parecido com Rio de Janeiro (44%) e São Paulo (41%). A capital com menor número de idosos que relatam ter medo de sair de casa é Porto Alegre, com 34%.

Mobilidade no trânsito pelo gênero da pessoa idosa

As mulheres são minoria entre os habilitados a dirigir automóveis em todas as faixas etárias, mas conforme envelhecem, essa diferença vai ficando ainda mais acentuada.

Entre os 31 e os 50 anos, elas são 44%. Depois disso, a proporção cai até 13% para 91 anos ou mais. Isso mostra uma contradição, visto que as mulheres têm maior expectativa de vida e são maioria no topo da pirâmide etária brasileira. Por outro lado, a atividade de condução de automóveis esteve mais ligada historicamente aos homens.

“Por mais que isso mude em conjunto com outras variáveis ao longo dos anos nas questões de gênero, este momento da decisão sobre habilitação foi realizado décadas atrás, quando dirigir automóveis era uma atividade ainda mais masculina do que hoje”, conclui o estudo.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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